ArtigosBlog

Preciso ter muitos seguidores nas redes sociais para vender serviços de consultoria digital?

By 4 de maio de 2020 No Comments

Preciso ter muitos seguidores nas redes sociais para atuar como Consultor(a) de Marketing Digital e vender serviços de Consultoria?

Mais um post que escrevo para responder uma dúvida/questionamento que sempre chega em minhas redes sociais, principalmente no Instagram e também no WhatsApp.

Não. Você não precisa ter muitos seguidores em suas redes sociais para vender serviços de Consultoria em Marketing Digital e Social Media.

É claro que tal número num primeiro momento poderá lhe ajudar e até facilitar o processo de prospecção de clientes, mas esses números sozinhos não valem absolutamente nada.

Muitos clientes que eu atendo aqui através dos meus Programas de Consultoria e Mentoria Online já entenderam que números de seguidores não influenciam em nada em uma estratégia e em sua capacidade de vendas.

Dito isso, você que deseja entrar no mercado de Consultoria Digital ou já está nele, mas acha que precisa de muitos seguidores para vender seus serviços e atrair clientes, você está completamente enganado.

Para atrair clientes para a sua Consultoria Digital e vender seus serviços, você vai precisar fazer 3 coisas que considero importantes e que estão conectadas uma com as outras:

1 – Criar seu posicionamento online

Criar seu posicionamento online não quer dizer ter muitos seguidores para começar.

Ter o seu posicionamento online é ter um perfil bem trabalhado nas principais redes sociais, como o Instagram, Facebook, LinkedIn, YouTube e, por que não, o próprio Twitter.

Eu vejo muita gente querendo vender consultorias, mas com um único perfil no Instagram. E isso não faz o menor sentido para mim. Deixo claro isso para meus alunos(as).

Além de ter um perfil bem trabalhado nas redes sociais online que citei, será um diferencial se você tiver um domínio próprio com um site.

É um tanto quanto amador enviar uma proposta para um cliente com o e-mail andre_augusto1@hotmail.com

Lá atrás quando eu comecei eu já fiz isso. Inclusive esse e-mail existe e ele é meu. hehehe

É claro que ninguém constrói um Posicionamento Online da noite para o dia. Então você vai precisar ter CONSISTÊNCIA, algo que muito profissional não tem.

Crie um planejamento de conteúdo semanal para os seus canais. Clique aqui para baixar um exemplo de Planejamento que eu uso internamente.

Hoje existem dezenas de aplicativos que podem te ajudar a criar conteúdo para os seus canais online. Eu gosto do Canva e do Typorama.

Criar conteúdo para te ajudar a construir seu posicionamento online não quer dizer apenas fazer “artezinhas” bonitinhas para publicar em seu Facebook e Instagram, ok?

Lembre-se que se o seu conteúdo não se conecta com o seu público-alvo e com o seu propósito, de nada adiantará.

2 – Oferecer seus serviços

Parece um tanto quanto idiota falar para você que é preciso oferecer e divulgar seus serviços, não é mesmo?

Mas a verdade é que teve um tempo que eu apenas criava conteúdo para as redes sociais que citei no tópico 1 e não falava abertamente que eu poderia ajudar os empresários e donos de negócios locais através de uma Consultoria de Marketing Digital e Social Media.

Ou seja, eu criava um com conteúdo, as pessoas que me acompanham na época curtiam, mas não sabiam eu que eu oferecia esse tipo de serviço.

Então eu fiz o seguinte:

1. Comecei a mapear as dores das pessoas que me seguiam. Fiz isso apenas observando quais conteúdos tinham mais interação (curtidas, comentários e visualizações, principalmente) pois naquela época as métricas eram menores.

2. Tracei um raio de 1km e anotei todos os negócios locais que estavam dentro desse raio. Eu fiz isso usando o Google Maps, conforme a imagem abaixo.

Quanto mais zoom você der no mapa, mais negócios locais vão aparecer. São negócios de todos os tipos, inclusive de profissionais liberais. Aqui mesmo já tem uma oportunidade de consultoria a ser oferecida, pois muitos desses negócios não possuem uma conta autêntica no Google. 🙂

3. Reservei alguns minutos para montar uma lista com alguns nomes e depois comecei a ir atrás deles nas redes sociais.

Aqui o trabalho consiste em identificar quem já tem um perfil bem trabalhado ou não, para que possamos montar uma estratégia de abordagem junto a esse cliente.

3 – Ter consistência em suas ações

Se você está começando agora no mercado de consultorias em Marketing Digital e Social Media, saiba que os clientes não vão cair do céu pelo simples fato de você ter criado uma conta no Instagram.

Além da consistência em suas ações, você vai precisar criar campanhas de vendas para que os clientes cheguem até você.

Aqui nesse link eu coloquei 4 estratégias para captar clientes para a sua Consultoria Digital.

Como o Marketing não é uma ciência exata onde 1 + 1 = 2, você vai precisar adaptar em sua rotina diária para ver o que dar certo.

Para isso você vai precisar aplicar tudo o que aprender.

Ter consistência pra mim significa não desistir no primeiro não ou no primeiro erro. É fazer o que muita gente não está disposta a fazer.

  • Consistência na publicação de conteúdo, mesmo quando você tiver poucos resultados;
  • Consistência para captar clientes e saber que muitos ainda poderão dizer NÃO para você;

Eu acredito nisso! Eu sou prova disso!

 

Bom, se você chegou até ao final desse post e gostou do conteúdo, saiba que eu posso continuar te ajudando através da Academia de Consultoria. O único centro de capacitação para ganhar dinheiro com consultorias de Marketing Digital e se tornar um profissional altamente qualificado.

Dentro da Academia você encontra diversos conteúdos gratuitos (aulas, e-books, planilhas, webinários…)

Clique aqui e acesse imediatamente para começar hoje mesmo.

 

andremmkt

Sobre andremmkt

Deixe uma resposta

cinco × 3 =

© O MELHOR DO MARKETING. 2016