ArtigosBlog

3 habilidades fundamentais para quem deseja atuar como Consultor de Marketing Digital

By 20 de abril de 2020 No Comments

Eu trabalho com Marketing Digital desde 2008, quando fiz meu 1º estágio em uma imobiliária e sou Consultor de Marketing Digital e Social Media desde 2011, um ano após largar meu último emprego de carteira assinada.

Dessa forma, é comum as pessoas me perguntarem quais são as habilidades fundamentais para quem deseja atuar como Consultor(a) de Marketing Digital e Social Media.

Para mim, existem 3 habilidades que eu considero importantes, além das habilidades técnicas que você vai adquirindo e melhorando com o passar do tempo.

Nunca pense que você só pode atuar com consultorias depois que fizer 10 cursos, depois que leu 50 livros ou que tem 10 anos de experiência.

Se eu fosse seguir essa lógica absurda, não estaria aqui hoje compartindo esse conteúdo com você.

Tudo na vida existe um COMEÇO:

  • Atender o 1º cliente
  • Receber um NÃO durante uma apresentação de proposta
  • Colocar no ar um anúncio e perceber que ele tinha erros
  • Fazer um post e perceber que o timing não foi o mais apropriado
  • Fazer um relatório básico e mesmo assim o cliente gostar
  • Atender o cliente por telefone minutos antes de uma palestra começar e perder metade dela

Tudo isso eu aprendi na prática, ou seja: errando e acertando.

Eu acho um absurdo as pessoas que criticam quem entra nessa mercado sem ter experiência. Você não precisa ser um expert para começar. Você só precisa COMEÇAR.

Assista o vídeo abaixo para você entender o que eu quero dizer.

Depois de compartilhar alguns dos meus pensamentos, vamos as 3 habilidades que eu considero importantes para quem deseja atuar como Consultor(a) de Marketing Digital.

HABILIDADE 1: VENDAS

Eu vejo tanta gente fera em tráfego, SEO e marketing de conteúdo, mas é um profissional que não sabe VENDER SEU PEIXE.

E quando eu digo VENDER, quero dizer exatamente fazer abordagens de vendas, sejam elas pelo online ou offline.

Eu demorei a entender que ser bom em social media, relatório, métricas, conteúdo e anúncios não era suficiente. Eu precisava saber atrair o público correto e vender o meu serviço de consultoria.

Com as técnicas certas de Marketing de conteúdo e anúncios, você vai comunicar a sua mensagem para o seu público de interesse e com isso vai poder vender.

Porém, ao conquistar um lead ou um contato para o seu WhatsApp que esteja interessado no seu serviço e você não souber vender, enfrentará muitos problemas.

Eu tenho um vídeo em meu canal no YouTube ensinando técnicas de vendas pelo WhatsApp. Assista clicando abaixo:

Se você quiser aprender ainda mais sobre vendas aplicadas a propostas de consultoria em Marketing Digital e Social Media, eu tenho um treinamento chamado Proposta que Converte. Acesse clicando aqui.

 

HABILIDAE 2: MARKETING DE CONTEÚDO

Quando eu criei o blog em 2009 o meu único desejo era ter um local para compartilhar conteúdos legais sobre todo o universo do marketing. Na época eu convidei algumas pessoas, como o Felipe Morais, para escrever semanalmente.

O resultado foi que começamos a ter centenas e depois milhares de visitas.

Eu comecei a gerar conteúdo para as redes sociais dos eventos que cobria, comecei a criar artigos iguais a esse e tudo foi se encaixado.

Com a prática eu me considero que fui ficando cada vez melhor em escrever conteúdos online.

E foi a partir daí que os primeiros clientes começaram a chegar. Eles perceberam que escrever para uma rede social era uma das formas de aproximar a marca deles do público-alvo e que ao fazer isso aumentava a chance de vender seus produtos e serviços.

Por isso eu considero que Marketing de Conteúdo é uma habilidade fundamental para o consultor de Marketing Digital e Social Media.

Além de conseguir bons contratos, você poderá se destacar dos demais consultores criando conteúdo próprio para o seu negócio de consultoria.

Nesse outro artigo eu conto como economizei quase R$ 2.000 fazendo Marketing de Conteúdo. Clique para acessar.

HABILIDADE 3: GESTÃO

Se eu não tivesse aprendido a fazer a Gestão do meu negócio de Consultoria em Marketing Digital e Social Media certamente eu não teria completado 11 anos de Profissão em 2020.

Não basta saber fazer anúncios, marketing de conteúdo ou copy, se você não souber gerir o seu negócio. Saber gerir significa ser um profissional de verdade e não um amador:

  • Estruturar um Plano de Negócios do Consultor
  • Ter parceiros ao seu lado
  • Identificar quais serviços você irá executar
  • Fomentar sua rede de contatos
  • Definir ações comerciais e estratégicas
  • Controlar seu financeiro
  • Cuidar do relacionamento ao lado dos seus clientes

Além da gestão do seu negócio, é importante ter gestão de tempo e produtividade para dar conta dos seus contratos da maneira correta.

Para mais conteúdos iguais a esse, acesse o site da Academia de Consultoria clicando aqui.

Academia-de-Consultoria-de-Marketing-Digital

André Damasceno

Sobre André Damasceno

Autor e Criador da Academia de Consultoria e do Melhor do Marketing. Esposo, pai, palestrante, empresário e consultor de marketing digital. Ajudo PME’s a terem mais resultados em vendas através do Marketing na Internet desde 2009. Já realizei mais de 500 consultorias e atendi mais de 200 empresas em todo Brasil, EUA e EUROPA, estive em mais de 50 cidades palestrando e treinei mais de 7000 alunos em cursos presenciais e online. Certificado pelo Disney Institute com o Business Behind The Magic e Especialista em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas.

Deixe uma resposta

2 × cinco =

© O MELHOR DO MARKETING. 2016