Se você tem uma pequena empresa e está pensando se vale a pena investir no Marketing Digital em 2023 para divulgá-la, atrair clientes e criar conexão com o seu público, aqui neste artigo quero compartilhar ações e também os benefícios que você terá ao fazer isso de maneira assertiva e, principalmente, com ESTRATÉGIA.
O Marketing Digital quando tem uma boa estratégia por trás e essa estratégia é bem executada, traz importantes benefícios para empresas de todos os tamanhos, principalmente para as pequenas empresas, que precisam otimizar custos, atrair clientes de forma recorrente e acelerar ganhos para crescer. Aqui estão alguns dos benefícios:
- É 100% mensurável: Ou seja, quando você investe no digital e nas redes sociais de maneira assertiva, você consegue mensurar suas ações, dando mais segurança e tranquilidade.
- Tem ótimo custo benefício: É possível começar com pouco e ir escalando conforme os resultados vão chegando.
- É segmentável: Somente o digital permite tamanha segmentação em suas ações. Isso quer dizer que: se você quer falar com mulheres, de 20 a 35 anos, casadas, que moram em São Paulo e que são vegetarianas, você consegue.
- Audiência e capilaridade: Imagine poder divulgar sua pequena empresa para o seu público em diversos canais e redes sociais.
- Conexão e relacionamento com o público: Quando você investe com inteligência, suas ações no digital permitem que a sua empresa crie conexão com o seu público e se relacione com ele. Quando isso é feito com rotina, pode gerar muitas e muitas vendas.
Agora que você já sabe quais são os benefícios que a sua pequena empresa terá ao investir no Marketing Digital em 2023, quero compartilhar com você 5 ações para você começar a colocar em prática hoje mesmo. São elas:
1. Criar o PPO – Plano de Presença Online
Toda empresa, independente do seu tamanho, deveria ter um Plano de Presença Online. Um PPO dará mais assertividade sobre o que a sua empresa deverá fazer no ambiente digital e nas redes sociais.
Logo isso poderá otimizar seus custos e seu investimento se tornará muito mais inteligente. Fazendo o que precisa ser feito da maneira correta.
2. Criar o Funil de Performance
O funil de performance em Marketing e Vendas é uma metodologia nossa, que já foi testada e validada por pequenas empresas de vários segmentos em todo o Brasil.
Quando a sua empresa aplica o Funil de Performance com a nossa ajuda, ela terá:
- Mais visibilidade
- Aumento nas vendas
- Processos claros e estruturados de marketing e vendas
- Clareza sobre O QUE e COMO FAZER mês a mês
Já aplicamos o Funil de Performance em empresas de tintas, cervejarias, cafeterias, imobiliárias, softwares, lojas de roupas e até em profissionais liberais como Médicos, Advogados e Nutricionistas.
3. Investir em tráfego pago inteligente
Algumas das empresas antes de me contratarem sempre me perguntam: “André, é realmente necessário que eu invista em anúncios para atrair clientes?”
Minha resposta é: Depende.
Fazer anúncios no Facebook, Instagram, Google, YouTube e até no LinkedIn não vai lhe trazer clientes caso não seja feito de maneira inteligente.
Explico…
Você faz anúncios para a sua imobiliária, mas sequer tem depoimentos e provas sociais de outros clientes que já compraram com você.
Você faz anúncios para o seu restaurante, mas o seu Google Meu Negócio está cheio de avaliações de pessoas reclamando do seu atendimento.
Por fim, você faz anúncios para sua loja de roupas, mas não capacita seus vendedores para dar o melhor atendimento e matar objeções clássicas de vendas.
Bem que eu gostaria que esses exemplos não fossem reais, mas a verdade é que eles são todos verdadeiros, de clientes que chegaram até a mim pedindo ajuda e uma Consultoria de Marketing.
Fazer anúncios não vai adiantar absolutamente nada se essas falhas não forem corrigidas.
4. Criar uma comunidade em torno da sua marca, produto ou serviço
Pequenas empresas precisam vender de forma consistente e não apenas uma ou duas vezes.
Elas precisam se preocupar com o seu CAC (Custo de Aquisição de Clientes) e com o seu LTV (Lifetime Value).
E para que isso ocorra, você precisa criar uma comunidade em torno da sua marca, produto ou serviço, além é claro de oferecer um excelente pós-venda.
Infelizmente muitas pequenas empresas que chegam até a mim estão preocupadas apenas em adquirir clientes e não em mantê-los. Seus esforços e investimentos de Marketing são quase 100% destinados somente para atração e não retenção.
Phillip Kotler uma vez disse: “Conquistar um novo cliente custa entre 5 e 7 vezes mais do que manter um atual”.
5. Investir em Marketing de Conteúdo
Esse post que você está lendo é um conteúdo disponibilizado na íntegra em meu blog, mas pequenas partes deles já foram para o LinkedIn e até o meu Instagram. Ele também virou um vídeo no formato de reels. E isso é Marketing de Conteúdo.
É através de conteúdos iguais a esse que eu chego até você.
O Marketing de Conteúdo precisa ter uma estratégia muito bem desenhada para que cumpra seus objetivos de negócios: atrair clientes, aumentar sua visibilidade, gerar oportunidades de negócios…
Se você é dono de uma pequena empresa e precisa de ajuda com o seu Marketing para 2023, clique aqui e converse diretamente comigo pelo WhatsApp. Eu posso te ajudar de muitas maneiras, uma delas é através de um dos meus programas de Consultoria.