Você só precisa conhecer 3 PALAVRAS para utilizar STORYTELLING

Você só precisa conhecer 3 PALAVRAS para utilizar STORYTELLING

Sempre quando me perguntam o que é preciso para contar histórias sobre uma marca, as pessoas esperam respostas como:

“Ah, você precisa saber escrever bem”.
“Você deve ser disciplinado e criativo”.
“O mais importante é conhecer o seu público”.

Ok. Tudo isso é fato. Mas, não é a melhor resposta e muito menos são as características mais importantes.

Para praticar storytelling no dia a dia (sim, eu disse no dia a dia e não apenas nas redes sociais), sua marca ou negócio, você precisa apenas de 3 palavras: VERDADE, VONTADE e VALOR.

Sabe como eu sei disso? Eu utilizo essas três palavras, desde a hora que eu vou comprar pão na padaria, até na hora de escrever um email formal para um cliente. Tente. Tenho certeza que você irá enxergar uma diferença nos seus relacionamentos pessoais e profissionais IMEDIATAMENTE.

Certo. Mas e aí? O que significa cada uma dessas três palavras na prática? Dá uma olhada:

VERDADE

Nos últimos anos, pudemos ver diversas marcas caindo por terra. Construíram histórias mega mirabolantes, cheias de curiosidades e super criativas. Mas esqueceram de um detalhe importante: mentira tem perna curta. Somado isso, vivemos numa época onde a internet não guarda segredos, não dorme e principalmente, não perdoa.

Casos como o dos Sorvetes Dileto e Sucos Do Bem, se tornaram comuns e pudemos ver um despreparo das marcas em lidar com a crise que a internet levou até a porta de cada uma dessas marcas.

Em contraponto, as pessoas estão valorizando cada vez mais histórias reais, verdadeiras, muitas vezes vindas até de negócios pequenos, familiares.

A dica é:

Escreve com o coração. Conte histórias reais. A maneira como você conta e transmite os sentimentos em relação à história, independente dos canais, vão te colocar num lugar de destaque absoluto, na cabeça do seu cliente.

VONTADE

Criar uma estratégia de storytelling eficaz requer comprometimento. Se você me perguntar agora, um sinônimo para comprometimento, eu tenho apenas um: PAIXÃO. Se você ama aquilo que você se propôs a fazer em sua vida profissional e pessoal e é capaz de contar isso de maneira verdadeira e ESTRATÉGICA, meu amigo, não tenho mais nenhuma dica para você.

VALOR

Antes de mais nada, valor é diferente de preço. Valor é aquilo que o seu cliente enxerga. É a imagem que ele carrega de você ou do seu negócio, gerada por tudo aquilo que você “mostra” pra ele. Sua comunicação, seu atendimento, seu relacionamento com ele, etc.

Aí você me pergunta mais uma vez: mas o preço não entra nessa conta?
Te digo o seguinte: Se o seu principal diferencial é preço, você perderá o seu cliente na primeira promoção que o seu concorrente fizer. Então, faça com o que o seu cliente não se importe com o seu preço e sim com todo o restante.

Agora vamos inverter. Pergunte para você mesmo: quais valores eu estou entregando ao meu cliente? Como ele me vê?

Se você não sabe essas respostas, o melhor caminho sempre, é perguntar para pessoa mais importante dessa história: o seu cliente.

_____________

Minha dica final é a seguinte: faça com que o seu cliente tenha sempre uma boa experiência e envolva-o na sua história. Apenas dessa forma, a sua história fará parte da história dele 😉

_____________

Então, para fechar com um final feliz, olha como nós podemos continuar conversando sobre isso e construir uma boa história juntos:

Curso Storytelling Edição Vitóriahttp://www.omelhordomarketing.com.br/curso-storytelling-como-criar-conteudo-de-resultado-nas-midias-sociais-edicao-vitoriaes/

Curso Storytelling Edição Recifehttp://www.omelhordomarketing.com.br/curso-storytelling-como-criar-conteudo-de-resultado-nas-midias-sociais/

 

Converse com a Fê, e fala que o Rafa disse que você precisa fazer um desses cursos. Ela vai cuidar de tudo para você! O email dela é o fernanda@omelhordomarketing.com.br

 

_____________

 

Créditos imagem – http://pt.forwallpaper.com/wallpaper/the-happy-finger-family-767807.html

Compartilhe agora
divider-tags
Saiba mais sobre:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar

Conheça o 4work Coworking, espaço de Coworking em Vila Velha, ES

O 4work coworking é um espaço de coworking com duas unidades no bairro Praia da Costa em Vila Velha/ES, com salas compartilhadas e privativas

Como fechar seus primeiros clientes de Social Media em tempo recorde

Sim, é possível fechar seus primeiros clientes de Social Media em tempo recorde.

Nicho lucrativo para prestar serviços de Marketing Digital e Social Media

Sem dúvidas esse é um dos melhores nichos para prestar serviços de Social Media e Marketing Digital