Você só precisa conhecer 3 PALAVRAS para utilizar STORYTELLING
Sempre quando me perguntam o que é preciso para contar histórias sobre uma marca, as pessoas esperam respostas como:
“Ah, você precisa saber escrever bem”.
“Você deve ser disciplinado e criativo”.
“O mais importante é conhecer o seu público”.
Ok. Tudo isso é fato. Mas, não é a melhor resposta e muito menos são as características mais importantes.
Para praticar storytelling no dia a dia (sim, eu disse no dia a dia e não apenas nas redes sociais), sua marca ou negócio, você precisa apenas de 3 palavras: VERDADE, VONTADE e VALOR.
Sabe como eu sei disso? Eu utilizo essas três palavras, desde a hora que eu vou comprar pão na padaria, até na hora de escrever um email formal para um cliente. Tente. Tenho certeza que você irá enxergar uma diferença nos seus relacionamentos pessoais e profissionais IMEDIATAMENTE.
Certo. Mas e aí? O que significa cada uma dessas três palavras na prática? Dá uma olhada:
VERDADE
Nos últimos anos, pudemos ver diversas marcas caindo por terra. Construíram histórias mega mirabolantes, cheias de curiosidades e super criativas. Mas esqueceram de um detalhe importante: mentira tem perna curta. Somado isso, vivemos numa época onde a internet não guarda segredos, não dorme e principalmente, não perdoa.
Casos como o dos Sorvetes Dileto e Sucos Do Bem, se tornaram comuns e pudemos ver um despreparo das marcas em lidar com a crise que a internet levou até a porta de cada uma dessas marcas.
Em contraponto, as pessoas estão valorizando cada vez mais histórias reais, verdadeiras, muitas vezes vindas até de negócios pequenos, familiares.
A dica é:
Escreve com o coração. Conte histórias reais. A maneira como você conta e transmite os sentimentos em relação à história, independente dos canais, vão te colocar num lugar de destaque absoluto, na cabeça do seu cliente.
VONTADE
Criar uma estratégia de storytelling eficaz requer comprometimento. Se você me perguntar agora, um sinônimo para comprometimento, eu tenho apenas um: PAIXÃO. Se você ama aquilo que você se propôs a fazer em sua vida profissional e pessoal e é capaz de contar isso de maneira verdadeira e ESTRATÉGICA, meu amigo, não tenho mais nenhuma dica para você.
VALOR
Antes de mais nada, valor é diferente de preço. Valor é aquilo que o seu cliente enxerga. É a imagem que ele carrega de você ou do seu negócio, gerada por tudo aquilo que você “mostra” pra ele. Sua comunicação, seu atendimento, seu relacionamento com ele, etc.
Aí você me pergunta mais uma vez: mas o preço não entra nessa conta?
Te digo o seguinte: Se o seu principal diferencial é preço, você perderá o seu cliente na primeira promoção que o seu concorrente fizer. Então, faça com o que o seu cliente não se importe com o seu preço e sim com todo o restante.
Agora vamos inverter. Pergunte para você mesmo: quais valores eu estou entregando ao meu cliente? Como ele me vê?
Se você não sabe essas respostas, o melhor caminho sempre, é perguntar para pessoa mais importante dessa história: o seu cliente.
_____________
Minha dica final é a seguinte: faça com que o seu cliente tenha sempre uma boa experiência e envolva-o na sua história. Apenas dessa forma, a sua história fará parte da história dele 😉
_____________
Então, para fechar com um final feliz, olha como nós podemos continuar conversando sobre isso e construir uma boa história juntos:
Curso Storytelling Edição Vitória – http://www.omelhordomarketing.com.br/curso-storytelling-como-criar-conteudo-de-resultado-nas-midias-sociais-edicao-vitoriaes/
Curso Storytelling Edição Recife – http://www.omelhordomarketing.com.br/curso-storytelling-como-criar-conteudo-de-resultado-nas-midias-sociais/
Converse com a Fê, e fala que o Rafa disse que você precisa fazer um desses cursos. Ela vai cuidar de tudo para você! O email dela é o fernanda@omelhordomarketing.com.br
_____________
Créditos imagem – http://pt.forwallpaper.com/wallpaper/the-happy-finger-family-767807.html