Tropa de Elite, que teve a 1ª parte lançada em 2007, teve uma cópia do filme que “vazou” antes do lançamento. O que poderia ter sido um desastre, transformou-se numa estratégia de marketing muito eficaz 2,5milhões de espectadores assistiram ao filme.
Para a 2ª parte do filme, a produção literalmente “blindou” todo processo. Usaram várias táticas para prevenir o vazamento. Desde terem mantido em total segredo o local onde o filme foi editado até em bloquear o acesso à internet no computador da edição do filme.
Todo esse burburinho rendeu frutos: O filme Tropa de Elite 2 chegou ao patarmar de 9 milhões de espectadores. A turma do tão famoso “Capitão Nascimento” que nessa 2ª parte volta como tenente-coronel vai se tornar o filme mais visto de 2010, superando até o Avatar.
Não há como desvincular essas ações com buzz marketing que aproveita o fenômeno da rápida multiplicação para levar uma mensagem à milhares de pessoas.
Um dos primeiros passos para quem quer disseminar uma mensagem dentro de um grupo de eleitos é descobrir como eles se comunicam e como estão conectados uns aos outros.
Já assistiu ao filme? Aproveite o feriadão e vá conferir… vale a pena!
Uma resposta
O buzz, de fato. foi fundamental para o sucesso do novo filme do Tropa de Elite. Freqüentemente vejo pessoas comentando sobre o mesmo e indagando umas às outras sobre as diferenças quanto ao primeiro filme.
O buzz fez a diferença. Escrevi sobre ele em http://www.webcontexto.com.br/marketing/buzz-a-melhor-fonte-de-dados-de-marketing/
Abraços