O momento do mercado esportivo no Brasil

Com imenso prazer inauguro a coluna de marketing esportivo do Melhor do Marketing. Como primeiro post, trago uma preocupação em relação ao mercado.

Logo após o anúncio da Copa e Olimpíadas no país, todos profissionais do marketing esportivo já vislumbraram ótimas oportunidades de negócios que viriam, um amadurecimento do mercado, aliado a um crescimento considerável. Mas o fator concorrência trouxe juntamente a esta ansiedade, preocupação. O mercado a partir dali iria peneirar os profissionais, e apenas sobrariam os melhores.

Mas vejo um outro movimento que com certeza mexe com o brio dos profissionais do esporte. Atento as oportunidades do mercado, outros setores e empresas aproveitarão a sazonalidade do evento e oferecerão o esporte dentro do seu leque de serviços. O exemplo mais recente, e poderoso, foi a entrada de Ronaldo e Eike Batista no setor. Com eles, há alguma dúvida que o mercado é lucrativo?

Eike, através do seu grupo EBX, aliou-se a principal agência de marketing esportivo do mundo, a IMG Worldwide, criando uma joint venture chamada IMGX. Ronaldo se juntou ao empresário e amigo Marcus Buaiz e o grupo britânico WPP, criando a 9INE, prometendo investimentos anuais de 5 milhões de reais.

Apesar deste cenário, vejo o know-how das agências de marketing esportivo no país prevalecendo. Claro que precisarão se adaptar a nova realidade e levar um trabalho com muito mais excelência, pois o mercado exigirá. Exigência essa que é muito necessária, pois ainda somos atrasados em marketing esportivo e os eventos por aqui trarão um amadurecimento dentro de um curto espaço de tempo.

Um mercado que representa apenas 2% do PIB do país e gera aproximadamente 300 mil empregos por ano, conseguirá suportar a entrada de investimentos altíssimos? O país conseguirá suprir com mão de obra qualificada?

Até 2014, estas e muitas outras perguntas serão respondidas. Mas o que não se pode negar é que este é o momento do marketing esportivo. Este é o momento do Brasil.

copa2014 - marketing esportivo

______________________________________________________

Update: A convite do equipe do Melhor do Marketing, Eduardo Esteves @mkt_esportivo é o nosso mais novo colunista. Toda semana, iremos bater um papo sobre o universo do marketing esportivo – curiosidades, campanhas, investimentos, bastidores, números. Você pode enviar sugestões de matérias para redacao@omelhordomarketing.com.br

Seja bem vindo Eduardo.

Compartilhe agora
divider-tags
Saiba mais sobre:

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar

Conheça o 4work Coworking, espaço de Coworking em Vila Velha, ES

O 4work coworking é um espaço de coworking com duas unidades no bairro Praia da Costa em Vila Velha/ES, com salas compartilhadas e privativas

Como fechar seus primeiros clientes de Social Media em tempo recorde

Sim, é possível fechar seus primeiros clientes de Social Media em tempo recorde.

Nicho lucrativo para prestar serviços de Marketing Digital e Social Media

Sem dúvidas esse é um dos melhores nichos para prestar serviços de Social Media e Marketing Digital