Há alguns anos, diria mais precisamente em 2004, uma ferramenta que surgiu dentro do Google iria mudar a forma como as pessoas e marcas iriam se relacionar. O nome dessa ferramenta: Orkut. Se você não está lá, saiba que cerca de 28 milhões de brasileiros estão, e mesmo com o mega sucesso do Facebook, o Orkut ainda reina aqui no Brasil.
As Redes Sociais, e acima citamos as 2 principais no Brasil (em tempo, Twitter não é Rede Social) transformou a comunicação digital. Antes as pessoas apenas liam os sites. Hoje elas conversam com as marcas via redes como “eu amo a marca X” por exemplo. As marcas que ainda não acreditam nas redes, precisam começar a se atualizar, pois a velha frase ainda é verdadeira: “se você não quer entrar nas redes, abra os olhos, pois a sua marca está lá”. Se não foi um funcionário da empresa, com certeza foi um fã. E quando um fã se engaja, acontece cada coisa…
Vamos ver um case falado no último Mixx 2010, evento que aconteceu na última semana de Setembro (2010) é o case da Fan Page (página criada por fãs no Facebook) da Coca-Cola no Facebook. Em resumo (e vou contar o case aqui) essa fan page é mais acessada que a própria página da Coca-Cola! E para quem acha que foi o marketing da empresa que criou essa página… bom, vamos ver.
Dusty Sorg, um ator que mora em Los Angeles e seu amigo Michael Jedrzejewski são membros do Facebook há algum tempo. Um dia, vendo que seu refrigerante favorito (e admito que é o meu também) não tinha uma página na maior Rede Social do mundo, o Facebook. Na verdade tinha, mas nenhuma “opinião da dupla” que “parecesse oficial”. A dupla então criou a página e claro, chamou os amigos para pertencer a comunidade. Até aí nenhuma novidade, pois 10 a cada 10 comunidades criadas começam assim: cria-se a página e convida os amigos, esperando que esses convidem amigos, amigos, amigos…
Quando eu criei a página voltada a Planners Digitais (www.pedigital.ning.com) fiz a mesma coisa. Montei, convidei amigos planners, esses foram passando para outros, fui divulgando no Twitter, Facebook, Orkut, LinkedIn e hoje já tem 577 membros.
No caso do Facebook, em poucos meses a página já tinha 1,2 milhões de pessoas e um ano depois, já tinha 3,3 milhões de fãs. Atualmente mais de 14,2 milhões de pessoas “curtiram” a página. Apenas o Barack Obama tem mais fãs que a Coca-Cola no Facebook, mas claro que o trabalho e investimento de mídia que Obama fez usando as redes foi infinitamente maior do que a dupla Sorg e Jedrzejewski, ou seja, podemos ver aqui um verdadeiro caso de engajamento: pessoas que se tornam fãs da marca e se tornam advogados, defendendo e agregando mais pessoas a causa. Isso é um ganho para a marca excepcional!
Baseado na teoria 80/20 onde 80% do que acreditamos vem do que as pessoas dizem para nós e apenas 20% o que a mídia diz, podemos entender que um post na página do Facebook da Coca-Cola é mais relevante para o consumidor do que um artigo escrito no site da própria marca! E detalhe, essa página do Facebook não é de propriedade da marca e sim de Sorg e Jedrzejewski. O próprio diretor de marketing interativo mundial da marca, Michael Donnell, dá parabéns a dupla e diz, que em sua opinião, a escolha de uma imagem de uma lata em alta qualidade e de forma “refrescante” pode ser um dos segredos.
Claro que a força da marca Coca-Cola ajuda no engajamento, assim como o sucesso que essa página fez, com que a mídia divulgasse sobre esse produto, o que gerou mais interesse ainda. Uma matéria que saia em um site de credibilidade (como esse) é uma ajuda potencial para o sucesso, pois tendemos a acreditar que uma matéria tem menos caráter de venda do que uma publicidade.
As Redes Sociais estão aí. Engajar o consumidor é a melhor forma de fazer sua marca ser um sucesso nas redes. Por isso, quando for planejar uma ação nas mídias sociais, que seja de forma planejada e pensando no engajamento. Tenha a Coca-Cola como benchmark sempre!