Momento crítico do processo criativo de muitos designers, escolher a tipografia perfeita parece a tarefa mais impossível do mundo. Aquela fonte que “cai como uma luva” com todo o resto do layout por muitas vezes tira o sono e dá uma baita dor de cabeça. Se for para um logotipo, pesam questões de originalidade e exclusividade, fora a dúvida se o ideal é desenhar toda a tipografia ou utilizar uma existente. Em propagandas tem que pensar em legibilidade e na adequação ao conteúdo da peça, por exemplo. De fato, hoje existem milhares de fontes para download grátis na internet, muitas sem autoria identificada, e são usadas diariamente em peças gráficas livremente.
Exemplo bom e muito comentado nas últimas semanas é o logotipo que compõe a identidade visual para as Olimpíadas de 2016. Um trecho do vídeo abaixo mostra o estúdio responsável contando um pouco sobre a dificuldade para a definição de uma tipografia que se encaixasse com o símbolo desenhado. O cuidado especial gera o resultado apresentado: um logotipo totalmente equilibrado, com junções que podemos chamar de perfeitas e que está totalmente em concordância com o símbolo desenhado.
Making of Rio 2016 from Tátil Design de Ideias on Vimeo.
Além de recurso textual, a tipografia também aparece como ferramenta imagética, e muitas vezes são usados caracteres para a composição de imagens. Essa quebra do uso corrido somente das letras é uma herança do futurismo.
Essa aplicação tem destinos variados: cartazes, internet, propagandas… Como os exemplos abaixo, a primeira imagem uma propaganda da Nike, criada pelo designer Si Scott, e a segunda, um cartaz de divulgação de um curso de tipografia.
É possível encontrar uma infinidade de peças produzidas através do uso diferenciado de tipografias. Uma sugestão para ver o que é possível fazer com fontes de diferentes famílias é esse post do DzineBlog. Muita inspiração!
Uma resposta
Sensacional! sempre defendi esta tese …. tipologia é essencial. Parabéns, agora sigo em frente defendendo mais ainda.
Sonia Martins – publicitária
Maringá, PR