SEO para WordPress – URL’s e Permalinks

Sempre temos em mente que o WordPress é um dos melhores sistemas de CMS da atualidade. Ele praticamente já tem muitas funcionalidades de otimização incluídas no seu código para uma melhor indexação. Isso facilita não só para os visitantes acharem seu blog como para os mecanismos de busca, com um blog com uma estrutura de SEO os robôs de busca com certeza percorreram sua página muito facilmente.

Neste artigo iremos abordar o uso de URL’s e Permalinks, eles são as Url’s permanentes do seu blog, assim como as categorias. Para uma boa indexação de suas páginas nos Mecanismos de busca devemos seguir algumas dicas básicas de SEO para Url’s amigavéis. Como sabemos quando trabalhamos com SEO, trabalhamos em cima de uma Palavra-chave correto?  vejamos um exemplo:

http:/www.seusite.com.br/modelo.php?id=7

Vamos analisar o endereço final dessa url, qual é o grau de relevância que ela possui? Praticamente nenhum, pois para os Mecanismos de busca isso é praticamente um número.

Quando pensamos em Otimização de uma página, não devemos apenas levar em conta, meta tags, heading tags, tags strong, mas também devemos dar relevância ao endereço da página. O endereço ideal para SEO dever aquele com as palavras-chave do seu artigo.

Mas como podemos fazer isso no WordPress? É simples:

1 – Basta acessar a área de administração do WordPress
2 – Vá em Settings (Configurações) que está no final da pagina do lado direito.
3 – Vá na opção Permalink (Links Permanentes).
4 – Na tela que aparece o WordPress mostra as várias estruturas que podemos usar.

configurações wordpress

Você deve está vendo a imagem acima e se perguntado: qual devo usar? Simples Estrutura Personaliza, porque ela nos dá à opção de reescrevemos a url da maneira que acharmos melhor. Eu particularmente uso a opção /%category%/%postname%, outra dica é colocar o post em apenas uma categoria para não confundir os robôs de busca.

Algumas dicas para o Permalinks:

• Seu blog está na raiz do seu domínio – Se você por acaso inseriu seu blog dentro de um diretório, por exemplo, http://www.seublog.com.br/blog/, procure removê-lo o mais rápido possível pois os robôs dos mecanismos de busca  irão ter  mais dificuldade para chegar ao seu blog. Coloque seu blog na raiz do seu domínio.

• As URL’s serão sempre as mesmas – Mesmo se você alterar as categorias de endereços de seus posts ela sempre será a mesma. Além disso, se você escrever dois artigos com o mesmo título WordPress atribui automaticamente a -2 para o URL.

• URL’s curtas e objeitvas – Os mecanismos de Busca consideram mais fácil para acessar o endereço, se usamos níveis como http://www.seublog.com.br/05/01/2010/ seo-wordpress/, os robôs de busca terão mais trabalho para indexá-los.

Deixo um Exemplo de algumas estruturas personalizadas que vocês podem usar:

/%category%/%postname%.html
ou
/%category%/%postname%/
ou
/%category%/%postname%
ou
/%postname%.html

No Codex do WordPress existe uma lista de Permalinks que você pode usar:  confira a lista completa aqui.

Nota: Se o seu blog não é novo, é recomendável não mexer nas URL’s, é melhor deixá-las como elas estão, porque se você mudar os buscadores terão que reposicioná-las e todo o seu Rankeamento será perdido.

Bom, pessoal espero que tenham gostado do post sobre Permalinks, no próximo artigo falaremos sobre Título e Meta Tags e os plugins para SEO e como usá-los.

Ficou alguma dúvida? deixe sua pergunta nos comentários.

Compartilhe agora
divider-tags
Saiba mais sobre:

8 respostas

  1. Vc disse que qm tem um blog antigo não é adequado mexer, mas tenho uma duvida vai que eu queira mudar as palavras do endereço da pagina, como faço pra que quando alguém clicar no antigo ele seja levado ao novo, existe algum plugin para isso?

  2. Olá Marcos, Bom você pode verificar se dentro o Painel de administração da sua hospedagem você possui a opção redirecionar domínio, basta vc pegar a Url que você redirecionar, cadastrar a antiga e mandar redirecionar pra nova, esse redirecionamento se chama 301, ou pra ser mais simples você pode usar o plugin o plugin Redirection você pode baixar ele por este endereço. http://urbangiraffe.com/resources/download/plugin/redirection.zip

  3. Fiz a mudança no meu blog, mas as urls não funcionam, aparece a seguinte mensagem no firefox “O Firefox detectou que o pedido para este endereço nunca será concluído devido à forma que o servidor o está redirecionando.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar

5 Estratégias de Marketing e Vendas para sua empresa ter sucesso em 2024

Confira esse artigo com 5 estratégias de Marketing e Vendas para sua empresa ter sucesso em 2024 e saiba como aplicá-las hoje mesmo.

5 ações de Marketing Digital que toda pequena empresa deve investir em 2023

Confira aqui 5 ações de Marketing Digital que toda pequena empresa deve investir em 2023 para atrair clientes e divulgar seu produto.

Conheça o 4work Coworking, espaço de Coworking em Vila Velha, ES

O 4work coworking é um espaço de coworking com duas unidades no bairro Praia da Costa em Vila Velha/ES, com salas compartilhadas e privativas