FLASH MOB: Mobilizar para o marketing

No dia 20 de janeiro, muitas pessoas presenciaram algo bastante curioso no Aeroporto do Galeão: eram várias pessoas dançando no meio do saguão. Mas isso não era nada mais nada menos que uma ação da Companhia Aérea Tap, no estilo flash mob.

Com o objetivo de homenagear o Rio de Janeiro, a Tap resolveu fazer uma ação um pouco diferente, e com o slogan: “Tap e Aeroporto do Galeão de braços abertos”, colocou vários bailarinos dançando de forma coreografada ao som de Tom Jobim e uma versão funk de I Gotta a Feeling, do grupo Black Eyed Peas.

Confira o vídeo:

Mas afinal, o que é flash mob? São aglomerações instantâneas de pessoas em um local público para realizar determinada ação inusitada previamente combinada, estas se dispersando tão rapidamente quanto se reuniram. A expressão geralmente se aplica a reuniões organizadas através de e-mails ou meios de comunicação social.

Já tivemos algumas demonstrações de ações deste natureza, mas geralmente possuem objetivos de mobilização para alguma causa social, política, ou simplesmente de diversão. No entanto, também é possível usar ações de flash mob com objetivos comerciais, ou melhor dizendo, como uma ação de marketing.

Algumas ações no estilo flash mob, podemos citar: a Subway Party (festa no metrô), em  que um grupo de pessoas que se juntam, para promover festas dentro dos vagões dos trens metropolitanos de grande cidades como Nova Iorque e São Paulo. Combinado o dia e o horário, os participantes apenas aguardam que um determinado número de pessoas se reúna para que então todos entrem no vagão e troquem presentes, ouçam música, dancem, enfim, façam uma festa.

Dentre todos, o maior flash mob da história, reunindo cerca de 21 mil pessoas, foi o de comemoração da 24ª temporada do programa de Oprah Winfrey na TV, que contou o o grupo Black Eyed Peas, em 10 de setembro de 2009. O grupo preparou uma surpresinha para a apresentadora  ao tocar o hit I Gotta Feeling com uma coreografia inacreditável envolvendo toda essa multidão.

Tudo começa com uma garota dançando sozinha na frente do palco, logo depois toda a multidão começa a fazer a mesma coreografia. Oprah (que não sabia de nada), ficou chocada com o que estava vendo, enquanto gravava tudo em seu celular. A apresentadora então gritou: “Isso é tão legal!! É a coisa mais legal que eu já vi…Chicago eu amo vocês!!!!!!” Durante a entrevista que o grupo deu após a apresentação, o lider do grupo Will.i.am contou que chamou 800 fãs para ajudar na coreografia, que depois foi passada para as mais de 20 mil pessoas presentes na hora. Sobre isso Will falou: “Eu não pensei que ia ser assim tão espetacular…Você fala sobre a participação da platéia, mas tudo foi além…Isso é tão incrivel…É a melhor apresentação que já fizemos!” A apresentação foi tão bem recebida nos EUA que após a exibição do programa, a música I Gotta Feeling que estava em 4º lugar no iTunes, voltou ao topo da parada da loja virtual, garantindo assim pelo menos mais uma semana no topo da Billboard Hot 100, onde a música já se encontrava em primeiro há 11 semanas.

Confira o vídeo:

E você conhece alguma ação de Flash Mob bacana? envie para nós e vamos debater.

Compartilhe agora
divider-tags
Saiba mais sobre:

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar

Conheça o 4work Coworking, espaço de Coworking em Vila Velha, ES

O 4work coworking é um espaço de coworking com duas unidades no bairro Praia da Costa em Vila Velha/ES, com salas compartilhadas e privativas

Como fechar seus primeiros clientes de Social Media em tempo recorde

Sim, é possível fechar seus primeiros clientes de Social Media em tempo recorde.

Nicho lucrativo para prestar serviços de Marketing Digital e Social Media

Sem dúvidas esse é um dos melhores nichos para prestar serviços de Social Media e Marketing Digital