Relacionar-se é o segredo

Quanto custa manter contato com outras pessoas a fim de ter acesso a oportunidades? Em um país onde o jeitinho brasileiro predomina, podemos dizer que a manutenção de bons relacionamentos pode ser muito útil às empresas e à seus gestores. Relacionar-se é o segredo!

Não falarei aqui do relacionamento entre empresa e cliente externo, e sim da rede de relacionamentos que cada empresário deve cultivar em sua trajetória profissional. E que de certa forma, poderá influenciar no sucesso da empresa.

Cabe aqui recordar que dificilmente as pessoas decidem e fazem escolhas de forma individualizada, fora de um contexto social. As pessoas, como as empresas, fazem parte de um sistema muito mais complexo do que elas mesmas. A maior parte de suas ações está inserida e sofrem influencia e influenciam o contexto em que estão.

A cada dia notamos que muitas empresas substituem estruturas organizacionais rígidas e burocráticas por estruturas participativas que incitam trabalhos em equipe e derrubam as fronteiras da organização. Há a cada vez a valorização dos relacionamentos, mas agora não só limitada à empresa, mas transcendendo-a. Os relacionamentos além das fronteiras da organização formam uma rede.

Essa perspectiva de rede analisa as organizações como inseridas em uma teia de relacionamentos que facilitam e restringem as ações, norteando os interesses e as habilidades de cada integrante da rede. As redes podem ser definidas como conjunto de indivíduos (ou organizações) independentes, que são “ligadas” por relacionamentos entre eles, com o objetivo de obter informações e recursos.

Nestas redes podemos identificar o que se denomina capital social, que de forma bem simples pode ser definido como o valor que uma pessoa, ou neste caso um gestor, adiciona através das pessoas inseridas na rede. O capital social é uma qualidade criada entre as pessoas, coletivamente. Exemplos de capital social citam-se: confiança, reputação, a soma de conhecimentos sobre determinado assunto, etc.

Podemos perceber a presença do capital social nos negócios, quando alguns indivíduos bem sucedidos não apresentam QI elevado ou mesmo quando não possuem anos de experiência naquilo que fazem. Na verdade muitos destes gestores bem sucedidos, que estão a frente de empresas que prosperam, apresentam habilidades de coordenar outras pessoas, de transmitir valor à rede que participa. Eles também são bem relacionados e utilizam quem eles conhecem para ter acesso a oportunidades valiosas que alavanca suas ações.

Através dos mais diversos contatos da rede, os gestores conseguem obter benefícios do conteúdo da informação. Isto significa que eles estão atentos a novas oportunidades e, ainda mais importante, eles têm acesso a informação mais cedo que seus pares. Eles são também pessoas indicadas a se tornarem parte em projetos e outras oportunidades. Em outras palavras, através do capital social que os gestores participam, eles são capazes de explorar o benefício de ser indicado por outros membros da rede. Eles também podem explorar benefícios de controle. Os gestores inseridos numa rica rede de relacionamentos têm a possibilidade de aprimorar e mostrar suas habilidades porque eles têm mais controle sobre a essência do trabalho e consequentemente afetam seus pares e subordinados. Todos os benefícios do capital social reforçam um ao outro a qualquer momento e se acumulam ao longo do tempo. 

Gestores que tem como foco o relacionamento, e cultivam o capital social são capazes de identificar problemas e conflitos rapidamente e capazes de coordenar indivíduos a fim de obter soluções específicas.

Em síntese, relacionar-se é sempre um bom negócio!

Compartilhe agora
divider-tags
Saiba mais sobre:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar

Conheça o 4work Coworking, espaço de Coworking em Vila Velha, ES

O 4work coworking é um espaço de coworking com duas unidades no bairro Praia da Costa em Vila Velha/ES, com salas compartilhadas e privativas

Como fechar seus primeiros clientes de Social Media em tempo recorde

Sim, é possível fechar seus primeiros clientes de Social Media em tempo recorde.

Nicho lucrativo para prestar serviços de Marketing Digital e Social Media

Sem dúvidas esse é um dos melhores nichos para prestar serviços de Social Media e Marketing Digital