ArtigosBlog

Qual o 1º passo após fechar um Contrato de Consultoria em Marketing Digital?

By 9 de abril de 2018 No Comments
briefing-consultoria-marketing-digital

Esse post é 100% dedicado para quem é ou deseja se tornar um(a) Consultor(a) de Marketing Digital, mesmo que você esteja começando agora ou já tenha alguma experiência.

Uma das perguntas que eu escuto é: “André, após fechar um contrato de Consultoria em Marketing Digital, o que eu preciso fazer para que as minhas chances de sucesso sejam grandes e o cliente não cancele após os primeiros meses?”

Se essa também é a sua dúvida, eu quero que você leia com muita atenção todo o conteúdo desse post até o final, ok?

Eu sou Consultor de Marketing Digital desde 2009. Fiz minha primeira campanha na Internet e nas Redes Sociais em 2008, quando fui estagiário da Praia Imobiliária em Vila Velha/ES.

Nesses quase 10 anos de mercado, eu já atendi centenas de clientes de diversos tamanhos e segmentos. Com isso aprendi uma coisa na prática do dia a dia: Para que um contrato de Consultoria em Marketing Digital possa dar certo do início ao fim, é muito importante começar com o pé direito e isso significa: Começar com o bom e velho Briefing.

André, não é possível que você esteja falando sério. Quer dizer então que criar um questionário com algumas perguntas vai me fazer aumentar as chances do meu contrato de consultoria ter mais sucesso e resultados?

A minha resposta é SIM. Um questionário, mas não com qualquer pergunta, fará você ter maiores chances de entregar um trabalho mais otimizado e completo para o seu cliente.

Eu já tive contratos cancelados e contratos que não foram renovados.

Para os contratos cancelados, 85% da culpa foi minha. Mesmo não sendo um número alto em 10 anos, posso dizer que quando um cliente cancela um contrato me deixa triste e preocupado. E é claro que eu fui diagnosticar a causa desses cancelamentos e constatei que eu não tinha realizado um bom briefing. Em alguns casos eu não tinha nem feito um briefing e validado com o cliente.

O print abaixo é referente a uma prévia do briefing enviado para o meu cliente Piassi Bastos, do Grupo P&B, aqui de Vitória/ES.

Além das duas perguntas na imagem, o mesmo tinha mais 6 perguntas todas abertas. Ou seja, perguntas que o cliente deve responder por extenso.

briefing_consultor_marketing_digital

Após 24 horas de contrato assinado, o cliente recebe este briefing deixando claro à importância da dedicação no preenchimento do mesmo de forma completa e objetiva.

Após o preenchimento pelo cliente, vou analisar as respostas de cada uma das perguntas, farei minhas anotações e observações e levarei em forma de feedback e avaliação para todas as partes envolvidas (equipe interna que acompanhará o trabalho). Esse momento é crucial, pois trata-se do meu entendimento e a validação da minha análise por parte do cliente.

Quando fui fazer a devolutiva e validar o briefing da Piassi Bastos, nós ficamos quase 2 horas em uma reunião super produtiva. Fomos muito além da validação do briefing, o que gerou vários insights para a implementação e execução da Consultoria.

Eu vejo muitos profissionais desesperados por não terem consistência em seu trabalho como Consultor(a) de Marketing Digital, isso acaba gerando stress, desequílibrio nas finanças um rendimento baixo durante a execução da Consultoria.

Não caia na cilada de achar que um contrato assinado não possa ser cancelado. Não pense que um cliente vá ficar preso a você com um serviço que não esteja sendo bem executado e superando às expectativas pelo simples fato de vocês terem assinado um papel.

Se por acaso a pergunta do título desse post ainda não ficou clara para você, após fechar um contrato de Consultoria em Marketing Digital, comece pelo BRIEFING, ok?

Agora se você está com dificuldades de fechar os seus contratos, o cliente sempre diz que sua consultoria está cara e que vai pensar, mas nunca lhe contrata, clique na imagem abaixo e conheça meu treinamento online: Alta Conversão em Consultoria.

 

Compartilhe
  • 7
    Shares
  • 7
    Shares
andremmkt

Sobre andremmkt

Deixe uma resposta

cinco + 15 =

© O MELHOR DO MARKETING. 2016