Presença da sua Empresa perante as Mídias Sociais

O constante crescimento das Mídias Sociais tem dado ao público uma influência sem precedentes na CONSTRUÇÃO de uma MARCA ou na destruição de uma reputação. Blogs, redes sociais, vídeos… estas mídias podem ter um impacto tão grande em uma empresa do que um artigo em um jornal ou uma notícia na televisão.

Diante dessa nova realidade, é cada vez mais importante para as empresas estarem cientes de que seus negócios estão sendo bem representados nos meios de comunicação social.

Na superfície dos blogs, Twitter, Facebook e Orkut estes meios podem dar uma aparência de serem locais de um encontro trivial. Mas, essa atmosfera de livre rotação em que nada passa despercebido, é uma ferramenta poderosa que qualquer erro pode ser fatal. Pela primeira vez, independentemente da idade, escolaridade ou condição socioeconômica, todos têm a oportunidade de serem ouvidos e fazerem a diferença.

Para o indivíduo com um laptop ou iPhone, os tempos não poderiam ser melhor. No entanto, o processo para a empresa que inicia uma campanha de renovação ou o lançamento de um novo produto, torna-se muito mais complicada, uma vez que não só tem de gerir e avaliar como a mídia tradicional irá retratar o seu produto, mas também precisa estar de olho no que será falado nas Mídias Sociais.

O sucesso na mídia social depende de alguns fatores, que por incrível que pareça quando mais se fala deles, menos as empresas os usam, vou citar aqui apenas alguns que são:

Identificar quais Canais Sociais Usar – Nem todas as empresas que estão nas mídias sociais tem obrigação de usar Orkut para alguma ação, IDENTIFIQUE sua necessidade e depois disso comece a traçar suas estratégias.

Escutar o que é dito de sua empresa – Na maioria das vezes este passo é “ignorado”, escutar é a regra de ouro para começar a gerir a sua reputação online. Monitorar, analisar, sobre o que é dito sobre sua empresa nas mídias sociais é uma NECESSIDADE.

Relacionamento em primeiro lugar – Mídias Sociais não são lugares para vender e sim para manter relacionamentos, relacione, interaja, responda, aceite as críticas, lembre-se: nunca pense em vender e sim em criar influência.

Sentimento – Depois de identificar os canais, escutar, se relacionar é a hora de avaliar o positivo, o negativo e o neutro sobre sua empresa nesses canais. Como mencionado no início deste post, o poder dos meios de comunicação social é construir ou destruir. Uma vez que muito do que acontece no campo dos meios de comunicação social, é impulsionado pela opinião dos usuários.

O maior benefício de medir o sentimento não são as avaliações positivas e sim a capacidade de evitar possíveis crises, afinal, mídias sociais são canais descentralizados, as grandes crises se originam de coisas minúsculas e podem ser tornar uma verdadeira dor de cabeça.

Compartilhe agora
divider-tags
Saiba mais sobre:

Uma resposta

  1. O texto retrata muito bem o novo cenário que as empresas devem enfrentar na questão de relacionamento. Ainda é uma fase de aprendizado para muitas, enquanto outras ja compreenderam que entender o consumidor em seu comportamento é fundamental.
    Existe um post relativo no http://www.nanopublicidade.com.br que fala sobre relacionamento com o consumidor também.
    Graças as redes sociais, quem conseguir utilizar as ferramentas de forma correta sairá na frente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar

Conheça o 4work Coworking, espaço de Coworking em Vila Velha, ES

O 4work coworking é um espaço de coworking com duas unidades no bairro Praia da Costa em Vila Velha/ES, com salas compartilhadas e privativas

Como fechar seus primeiros clientes de Social Media em tempo recorde

Sim, é possível fechar seus primeiros clientes de Social Media em tempo recorde.

Nicho lucrativo para prestar serviços de Marketing Digital e Social Media

Sem dúvidas esse é um dos melhores nichos para prestar serviços de Social Media e Marketing Digital