Planejamento para ouvir as redes sociais

Em meu último artigo: Psiu! Que eu quero ouvir! Os benefícios da pesquisa em redes sociais, mencionei que para ouvir as redes sociais, vontade só não basta. É importante saber como ouvir.

Depois do primeiro passo dado, que foi decidir utilizar as redes sociais para escutar o que os clientes estão falando da sua marca ou produto, é necessário realizar um PLANEJAMENTO. E na elaboração deste, é importante observar alguns aspectos que mencionarei a seguir:

Verificar o perfil do comportamento dos seus consumidores nas redes sociais na Internet:

Identificar qual o perfil do consumidores que se deseja atingir é fundamental, pois isso poderá determinar que tipo de informação que as empresas podem recolher nestas redes sociais. Os consumidores podem ser Criadores (publicam em um blog, pelo menos uma vez por mês, mantém uma página na web, fazem upload de arquivos de vídeo ou áudio); Críticos ( pulicam críticas de produtos/serviços, fazem comentários em blogs de outras pessoas, escrevem em fóruns on-line); Colecionadores (usa feeds RSS, adiciona tags a páginas web ou fotos, votam online em sites web); Participantes (mantém um perfil em um site de relacionamento social, visita sites de relacionamentos; Espectadores (lê blogs, assiste à vídeos de outros usuários, lê fóruns online); Inativos (não desenvolve nenhuma dessas atividades).

Escolher uma marca ou produto para monitorar:

Se a empresa tem muitas marcas ou vários produtos, o ideal é escolher apenas uma marca ou um produto para começar a ouvir os CONSUMIDORES e monitorar. Isso facilitará o entendimento do ambiente, além de evitar que gaste muito dinheiro e no final das contas a empresa se confunda com a quantidade e variedade de informações.

Gerenciar e interpretar os resultados:

É fundamental para as empresas que se lançam na tarefa de ouvir seus consumidores assegurar-se de que o profissional que fará a escuta e monitoramento nas redes sociais esteja capacitado o suficiente para gerenciar a informação que chega, e interpretar os resultados.

Escolher um profissional experiente para interpretar as informações e integrá-las a outras fontes:

A escuta e monitoramento gera conclusões mas elas não chegarão até os empresários se não houver um gerenciamento destas informações e principalmente, sem que haja uma integração com outras pesquisas, a fim de criar uma visão completa do mercado.

Estes são apenas alguns aspectos que os profissionais que se aprofundam na realidade das redes sociais devem ficar atentos. Lembrando que o primeiro passo para estabelecer um relacionamento com os consumidores nas redes é ouvi-los. E ouvi-los de forma sistemática e de forma que seja possível mensurar os resultados desta escuta.

Compartilhe agora
divider-tags
Saiba mais sobre:

3 respostas

  1. Tão fundamental quanto montar uma equipe para administrar redes sociais, é a preparação que ela deve ter.
    Saber lidar com nanoconsumidores em nome de algum produto/marca pode ser matéria delicada. O profissional deve estar preparado para receber e compreender críticas de diferentes tipos de consumidores, como mensionados no texto e saber utilizar essa inmformação de maneira positiva para a empresa.

  2. Anna e Maria Fernanda,
    Realmente um bom planejamento contempla vários aspectos que apenas este artigo não é capaz de abarcar a totalidade, mas o importante é discutirmos sobre o assunto. Principalmente pelo ambiente de redes sociais ser novo não só para as pessoas mas em especial para as empresas.
    Muitas empresas ainda estão tateando o ambiente e as práticas mais aceitas ou menos rejeitadas, se assim preferirmos dizer.
    E o principal desafio é que em ambientes como estes, regra de bolo não funciona. É necessário ouvir e estar muito atento às indicações que os consumidores nos dão espontâneamente nas redes sociais.
    Abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar

Conheça o 4work Coworking, espaço de Coworking em Vila Velha, ES

O 4work coworking é um espaço de coworking com duas unidades no bairro Praia da Costa em Vila Velha/ES, com salas compartilhadas e privativas

Como fechar seus primeiros clientes de Social Media em tempo recorde

Sim, é possível fechar seus primeiros clientes de Social Media em tempo recorde.

Nicho lucrativo para prestar serviços de Marketing Digital e Social Media

Sem dúvidas esse é um dos melhores nichos para prestar serviços de Social Media e Marketing Digital