Post do convidado: Os desafios do profissional de marketing no século XXI

*Rosane Severo

.

O profissional de marketing sempre foi movido a desafios. E eu fui desafiada, através do Facebook, a escrever esse artigo sobre o assunto para o site O Melhor do Marketing. Adoro desafios. Penso que o desafio de um profissional de marketing foi, é e sempre será, em primeiro lugar, se manter atualizado, atento às mudanças do mercado e da maneira de fazer negócios. O único caminho para profissionais que desejam vencer desafios é estudar, estudar e estudar… e aí, não parar nunca de se atualizar. As mudanças ocorrem cada vez mais rápido nos últimos tempos, mas o maior desafio hoje é conhecer cada cliente individualmente. No entanto, isso não é nenhuma novidade; meu avô, que era mascate, nas décadas de trinta e quarenta, precisava conhecer cada cliente pelo nome, sua família e muitas de suas estórias e histórias. No século passado, conhecer profundamente o cliente já foi bastante comum e uma estratégia de marketing bastante recomendada.

Desde sempre, o marketing possui um papel primordial na gestão de empresas e é o conjunto dos métodos e dos meios que esta organização dispõe para vender seus produtos e serviços. No atual contexto, o marketing teve suas funções estendidas dentro das empresas e pode ser dividido hoje em duas categorias. O Marketing Estratégico, que é relativo às funções que precedem a produção e a venda do produto ou serviço (definição do público alvo; estudos de mercado; concepção; fixação de preços; escolha dos canais de distribuição e a elaboração de uma estratégia de produção e comunicação). E o Marketing Operacional que é relativo às operações de marketing posteriores à produção (criação e desenvolvimento de campanhas de publicidade e promoção; ações de venda e de marketing direto; distribuição dos produtos; merchandising e pós venda).

Os profissionais responsáveis pelo marketing de uma empresa necessitam ver os consumidores como eles são, e não como gostariam que fossem. Tendo como premissa básica manter-se próximo de seu público-alvo. É preciso estabelecer canais de comunicação, de mão dupla, com consumidores, distribuidores, técnicos e demais colaboradores. As decisões devem ser baseadas em fatos e não em estimativas e opiniões, pois muitas vezes a lógica pode ser ultrapassada pela realidade.

As ferramentas digitais são excelentes facilitadoras para esses canais de comunicação, e podem ser importantes aliadas na coleta de informações sobre o que cada cliente deseja; permitindo sair na frente para atendê-lo, antes que um concorrente o faça. Mas, muito cuidado, porque não existe pior atitude, do que fingir que o problema não diz respeito à empresa. Assuma as suas decisões e fracassos, não permitindo que o boca-a boca contamine o seu marketing. A única qualidade que interessa é a que o consumidor reconhece. A verdadeira qualidade e o melhor marketing só serão reais se os consumidores assim os entenderem.

Lembrando que o marketing de fidelização é muito mais eficiente que o marketing de conquista e, portanto, é importante dizer apenas a verdade, cumprir o que promete. Na mesma proporção que os anunciantes exageram nos atributos de seus produtos, os consumidores desenvolvem sensibilidade aguçada para detectar mentiras. As redes sociais e o advento do compartilhamento de informação sem limites irão funcionar, cada vez mais, como verdadeiros algozes dos que prometem e não cumprem. Por outro lado, são ferramentas preciosas no objetivo de entender o que o cliente quer e o que ele pensa a respeito de uma marca, produto ou serviço. Na Internet os consumidores compartilham suas experiências de compra e podem fazer com que suas opiniões se propaguem de forma extraordinária. Sabemos que um consumidor satisfeito que indica um produto ou serviço a um amigo é muito mais eficaz que qualquer campanha publicitária. A Web permite que o consumidor obtenha rapidamente a opinião de alguém que conhece e confia.

Outra premissa importante de um plano de marketing é ousar, mas com riscos calculados. Para se diferenciar num universo extremamente competitivo é necessário ser audacioso, avaliando simultaneamente os riscos, já que o investimento financeiro é considerável e a taxa de insucesso tem sido elevada. Mas, a constância também é muito importante. Empresas cometem um erro grave, quando fazem constantes alterações às suas políticas de produto, de preço, de distribuição e de comunicação. Os grandes êxitos de marketing baseiam-se muito no princípio da constância. Atenção, não confundir com imobilidade. É preciso adaptar-se e, se possível, antecipar-se às mudanças de comportamento e expectativas do mercado.

A regra de ouro é não esquecer, jamais, que consumidores não buscam produtos ou serviços, mas sim soluções para suas necessidades. Hoje, a máxima – “A hora que eu quiser, onde eu estiver” – é premissa básica de bom negócio para o consumidor. Lembrando que a economia de tempo no processo de compra é apenas metade da equação. A satisfação total inclui, além da localização, a agilidade na entrega e a facilidade de acesso ao produto ou serviço. Antigamente os varejistas diziam ao cliente para vir ao seu encontro, no seu ponto de venda, hoje é necessário levar o bem ao consumidor na hora e no lugar que ele desejar. Embora muitas empresas ainda não tenham entendido isso. Através da Internet, o consumidor busca atendimento em sua casa, 24hs por dia, 7 dias na semana. Conclusão: Sempre Alerta!

*

Rosane Severo é Publicitária, Consultora de Marketing Estratégico para a Internet, Editora de Conteúdo, Instrutora e Palestrante. Blog: Reflexões sobre o mundo digital”, “Achados, Reflexões, Inspirações e Criações, Twitter: @rosane_severo

Compartilhe agora
divider-tags
Saiba mais sobre:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar

Conheça o 4work Coworking, espaço de Coworking em Vila Velha, ES

O 4work coworking é um espaço de coworking com duas unidades no bairro Praia da Costa em Vila Velha/ES, com salas compartilhadas e privativas

Como fechar seus primeiros clientes de Social Media em tempo recorde

Sim, é possível fechar seus primeiros clientes de Social Media em tempo recorde.

Nicho lucrativo para prestar serviços de Marketing Digital e Social Media

Sem dúvidas esse é um dos melhores nichos para prestar serviços de Social Media e Marketing Digital