O momento em que o planejamento entra em campo

Fim da temporada, hora do balanço de 2010 e do planejamento para 2011. Os jogadores ganham férias, mas os dirigentes e todos os envolvidos nos bastidores do futebol seguem na ativa.

Por parte do clube, avaliar o quão importante foi o ano. Colocar na balança a posição no campeonato, o que foi investido no clube, o quanto gastou e que tipo de retorno obteve.

No âmbito comercial, saber do interesse dos patrocinadores em seguir no clube, sentir das empresas se o retorno perante os consumidores e exposição foi satisfatório. A partir disso, planejar 2011 com novas formas de relacionamento e ações.

Caso alguns contratos estejam no fim e haja a intenção de renovar, mostrar a importância de se investir no clube, de continuar o relacionamento, ajustar valores (se necessário) e levar confiança.

As empresas devem mensurar o retorno que obtiveram com o patrocínio ao clube. Se em relação ao ano anterior o clube obteve melhoras significativas. Por exemplo: a posição no campeonato e a saúde financeira do clube serão sinônimas de uma boa gestão e isso deverá ser levado em conta.

Com esse retorno satisfatório, vejo a necessidade das empresas tomarem maior peso dentro de um clube. Como por exemplo auxiliar em contratações específicas (que de alguma maneira tragam retorno), utilizar jogadores em ações de marketing, ouvir o torcedor sobre suas necessidades.

Normalmente, quando se assina uma parceria por 1 ano, foca-se no curto prazo e espera exposição. Com uma renovação, o objetivo deve ser estreitar ainda mais o laço entre as partes.

E quando não gera simpatia? O clube deve se abrir para o mercado, tomando como base os valores conseguidos no contrato anterior. As empresas interessadas devem usar como parâmetro a imagem institucional do clube, seu valor de mercado, poder de consumo dos seus torcedores e sua força midiática.

O amadurecimento esperado a cada ano é que novas formas de patrocínios sejam implantadas. O que falta no cenário brasileiro são parcerias que vão além das quatro linhas, que levem aos torcedores novos serviços. Ao se esperar somente exposição, seu patrocínio fica refém tanto do desempenho do clube em competições, quanto da própria TV.

Os clubes são como ações da bolsa, perdem e ganham valor de mercado. O que pode ser um excelente acordo hoje, em 6 meses pode não ser mais proveitoso. Por isso, é necessário que se tenha profissionais capacitados e conheça o produto que tem em mãos. Como no campo, o entrosamento deve haver em qualquer relação de negócios.

Compartilhe agora
divider-tags
Saiba mais sobre:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar

5 Estratégias de Marketing e Vendas para sua empresa ter sucesso em 2024

Confira esse artigo com 5 estratégias de Marketing e Vendas para sua empresa ter sucesso em 2024 e saiba como aplicá-las hoje mesmo.

5 ações de Marketing Digital que toda pequena empresa deve investir em 2023

Confira aqui 5 ações de Marketing Digital que toda pequena empresa deve investir em 2023 para atrair clientes e divulgar seu produto.

Conheça o 4work Coworking, espaço de Coworking em Vila Velha, ES

O 4work coworking é um espaço de coworking com duas unidades no bairro Praia da Costa em Vila Velha/ES, com salas compartilhadas e privativas