Por que fazer pesquisas de marketing nas redes sociais?

O mercado já conhece a pesquisa de marketing em ambientes off-line, se é que podemos chamar assim. No entanto, diante do acelerado crescimento das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC’s) e da utilização e participação das pessoas em redes sociais, como Blogs, Orkut, Facebook, Twiter, dentre outros, desponta para os profissionais de marketing um desafio: como utilizar estes espaços para descobrir informações relevantes sobre seus clientes e sobre o mercado.

De uma maneira geral a pesquisa de marketing tem por objetivo a coleta de dados e informações sobre determinado mercado, para que auxilie nas tomadas de decisão. Além de ser importante para se descobrir as necessidades dos clientes.

Não cabe aqui debater sobre qual o melhor tipo de pesquisa, se a on-line ou off-line, mesmo porque, para cada objetivo e necessidade um tipo de pesquisa se mostrará mais eficiente do que outra. Por isso, meu objetivo aqui é apenas compartilhar alguns dos meus pensamentos sobre o porque levar em consideração dentre as opções disponíveis, as pesquisas realizadas nas redes sociais na Internet.

A pesquisa nas redes sociais permite a observação do comportamento e a captação dos insights das pessoas. É possível que você descubra opiniões positivas e negativas sobre sua marca em vários canais, como Twitter, Blogs, Fóruns de discussão, Facebook, etc…  E você ainda pode acompanhar o que falam de seus concorrentes também. Além dos custos com a pesquisa serem menores do que outros tipos de pesquisas.

Um fato que demonstra a relevância de pesquisas realizadas em redes sociais, citamos uma instituição de pesquisa respeitada, como o IBOPE/NetRatings que a partir de 2008 vem desenvolvendo pesquisas em redes sociais on-line, e obtendo resultados bastante interessantes, e que trazem a tona aspectos dos consumidores que seriam difíceis de detectarmos em pesquisas realizadas da maneira tradicional com que estamos acostumados.

O conhecimento adquirido com a investigação de comunidade virtuais, próprias ou independentes, pode auxiliar os profissionais de marketing a pesquisa-em-redes-sociaisidentificar os temas mais relevantes para um público específico, necessidades particulares a um pequeno grupo de consumidores, ou mesmo obter sugestões diretas para a modificação, aprimoramento ou desenvolvimento de produtos e serviços. Além destas possibilidades, as comunidades virtuais, permitem que se acompanhe de modo não intrusivo, a ocorrência de recomendações boca-a-boca entre os consumidores, dificilmente observáveis em ambientes físicos.

Com os resultados das pesquisas realizadas no ambiente virtual, os administradores podem gerar interesse adicional dos consumidores pela categoria do produto. De modo mais simples, uma empresa pode optar por incluir em seu site, links para comunidades virtuais cujos temas estão relacionados aos seus produtos ou serviços ou patrocinar comunidades independentes. Em qualquer um dos casos, é importante que a empresa não manipule abertamente a comunidade, para que esta não perca a credibilidade junto a seus membros.

Dessa forma, o desafio aos gestores dessas comunidades é monitorar as informações favoráveis ou não à empresa, marca ou produto e estabelecer naquele espaço um ambiente que estimule a troca de informações, para que assim seja possível coletar informações que poderão ser muito úteis ao aperfeiçoamento da organização.

Compartilhe agora
divider-tags
Saiba mais sobre:

2 respostas

  1. Acho que a pesquisa não somente online, mas a feita em redes sociais trás algo que a offline pode não trazer que é a sinceridade na resposta do consumidor. Quando criamos uma pesquisa offline e vamos para as ruas atrás dessas respostas, teoricamente forçamos o entrevistado e responder algo sem muito compromisso ou sinceridade. Nas Redes Sociais ele esta debatendo o assunto com um amigo ou conhecido e não tem nenhuma obrigação em relatar a sua opinião, por isso mais sinceridade nas respostas.

  2. Pesquisa, o marketing não é mais uma ferramenta para acelerar vendas ele é responsável também pelos novos produtos e suas evoluções, portanto a pesquisa de rua ou em sites de busca comprova para os marqueteiros o sucesso de seu produto e a aceitação dele diante de um determinado publico um trabalho caro e difícil cheio de analises.
    O grande lance do marketing é as ferramentas que as empresas encomendam que dão um ar espião.. Essas ferramentas rastreiam os produtos mais desejados e mais consumidos e não podemos esquecer que devemos sempre perguntar_ O que você desejaria comprar aqui, ou em outro lugar??
    Oferecer um produto já pronto pode ser crucial para a empresa, a opinião do consumidor é peça chave para o sucesso de um produto novo ou de sua evolução..As parafernálias da web podem ser grandes aliados para o futuro de muitas empresas é só saber direcioná-las e usá-las de maneira favorável para a empresa…Hum…é isso….E o pensamento de um cliente pode ser o pensamento de 1% da população consumidora de seus produtos! De atenção a ele, registre sua vontade ou duvida.
    E ainda tem países que pensam em excluir tudo isso da vida deles… Sabendo usar “MARKETING” ele só pode ajudar….hum que tal um café holandês..???NO Brasil claro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar

Conheça o 4work Coworking, espaço de Coworking em Vila Velha, ES

O 4work coworking é um espaço de coworking com duas unidades no bairro Praia da Costa em Vila Velha/ES, com salas compartilhadas e privativas

Como fechar seus primeiros clientes de Social Media em tempo recorde

Sim, é possível fechar seus primeiros clientes de Social Media em tempo recorde.

Nicho lucrativo para prestar serviços de Marketing Digital e Social Media

Sem dúvidas esse é um dos melhores nichos para prestar serviços de Social Media e Marketing Digital