Planejamento colocando a casa no lugar

Organizar informações deveria ser um trabalho de todo mundo e em todas as áreas; ser organizado as vezes é um diferencial na hora de arrumar um emprego e tenha certeza que é um diferencial para se manter nele. Vivemos uma época diferente de qualquer outra. O dia com 24h como conhecemos não nós dá mais espaço para fazermos tudo o que pretendemos, logo ou nos organizamos e fazemos 3 coisas ao mesmo tempo, ou nada será feito; e pior, sem organização o que for feito dará um caráter de feito as pressas e pode manchar a reputação de bons profissionais.

Nessa hora é que ter no DNA aquele gene de planejamento pode fazer a diferença; vamos levar os dois primeiros parágrafos para o ambiente em que muitos de nós vivemos: A agência de propaganda.

Como já venho dizendo em outros artigos, o profissional de PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIGITAL, como é o meu caso, é um profissional novo no mercado, pouco eu digo que há 4 ou 5 anos atrás, mal se falava de planejamento dentro de uma agência digital (nas agências tradicionais esses profissionais estão mais do que consolidados há muitos anos).

Hoje esse profissional está presente em algumas agências e está sendo bem requisitado no mercado, mas ainda há poucos dentro de uma agência se compararmos com o volume – cada vez maior – de projetos dentro dessas agências digitais, com isso, esse profissional recebe briefs e solicitações de diversas equipes de atendimento e de negócios; claro, sempre com prazos para “ontem”. Se você é planner digital de uma agência de médio para grande porte, está se vendo nessa situação, acredito eu.

Montar 2 ou 3 planejamentos em um só dia é algo que deve – não deveria – ser normal no seu cotidiano; repito não deveria ser assim e acredito que com o passar dos anos muita coisa vai mudar, mas por hora temos que aceitar, “matar no peito” e devolver a bola redonda, certo?

O profissional de planejamento é quem organiza as informações e as passa para o resto da agência. É quem além de entender o brief do atendimento, analisa números, pesquisa, entende mercado, entende pessoas, público-alvo, formadores de opinião, analisa a concorrência e a categoria: é quem conversa com a tecnologia, com a criação, mídia, redes sociais, métricas, SEO, atendimento, cliente (sim fazemos também reuniões com clientes) e organizam as informações, as transformam em estratégias e análises de ROI.

E quem em um primeiro momento tem um material em mãos com alguns objetivos: Passar o brief para todos os departamentos da agência: a criação deve dar uma resposta de acordo com o que foi planejado; a mídia qual a melhor forma de impactar o consumidor e assim por diante; depois, o planejamento deve juntar tudo o que foi feito pelas diversas áreas da agência e apresentar ao atendimento e diretoria da agência uma vez que são eles quem – provavelmente – apresentarão a estratégia ao cliente.

Passada a fase, tudo aprovado, existe uma grande chance de você, planner, ir a reunião com o cliente apresentar, e ai tenha em mente uma frase: planejamento é pegar diversas informações, colocar um linha reta e fazer a diferença na frente do cliente!!!

Depois disso é executar o planejamento e trazer resultados acima dos esperados e traçados!

Compartilhe agora
divider-tags
Saiba mais sobre:

2 respostas

  1. Acabei caindo aqui por acaso por conta do Twitter. Não conhecia o site, finalmente achei algo realmente que vai me ajudar, uma vez que sou novato na área. Lendo seu texto só tive mais a certeza para onde enveredar. Abçs

  2. estou assumindo o dp que nao existia na empresa o de planejador, mas sinto que ainda estou “sem argumentos” para levar adiante essa desicão ao diretor. Preciso de dicar de livros ME AJUDE !!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar

Conheça o 4work Coworking, espaço de Coworking em Vila Velha, ES

O 4work coworking é um espaço de coworking com duas unidades no bairro Praia da Costa em Vila Velha/ES, com salas compartilhadas e privativas

Como fechar seus primeiros clientes de Social Media em tempo recorde

Sim, é possível fechar seus primeiros clientes de Social Media em tempo recorde.

Nicho lucrativo para prestar serviços de Marketing Digital e Social Media

Sem dúvidas esse é um dos melhores nichos para prestar serviços de Social Media e Marketing Digital