O diminutivo de ontem e o superlativo do amanhã

“Pede para o pessoal do jornalzinho”.
Qual profissional da área de comunicação, especialmente a que existe nas organizações já teve o ‘prazer’ de ouvir essa frase? Arrisco-me a dizer que a maioria….
Por culpa dos colegas de trabalho? Do gestor? Não, era cultural, esses jargões, diminutivos e terminologias há menos de 5 anos ainda faziam parte da rotina do comunicador. A área de comunicação era conhecida pela organização dos eventos e os profissionais carregavam nos ombros todos os diminutivos decorrentes da falta de credibilidade do departamento. Mas, se durou tanto tempo, temos que – sem menosprezar a classe – admitir que os profissionais faziam por merecer; e muitas vezes atuavam, de fato como o pessoal do jornalzinho.

Porém, juntamente com a evolução das ferramentas de comunicação, sejam impressas ou eletrônicas, o perfil desse profissional também mudou, mudança essa, pouco percebida no mercado mas extremamente valorizada dentro das organizações.

Mudaram-se as grades curriculares, mudaram-se as exigências, encontraram fundamento para a necessidade do tal ‘conhecimentos gerais’. Saber escrever bem já não basta é preciso conhecer seu país, sua organização, entender de políticas públicas, de plataformas de comunicação, é preciso acompanhar as mudanças super velozes dos mercados e seus lançamentos, é preciso ser e estar.

E sendo e estando é que os comunicadores conseguiram seus créditos, conseguiram conquistar seu espaço. Hoje tem comunicador ganhando prêmio de comunicador (Prêmio Comunique-se)  tem jornalista fazendo ‘pseudo-comédia’ na televisão mas com capacidade crítica suficiente para estar em Brasília questionando as decisões.

Hoje o pessoal do jornalziiiiiiiinho é o pessoal da mega estratégia, do super valor agregado, da hiper análise swot, do fenomenal Arnaldo Jabor e Professor Pasquale… é isso!

Compartilhe agora
divider-tags
Saiba mais sobre:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar

Conheça o 4work Coworking, espaço de Coworking em Vila Velha, ES

O 4work coworking é um espaço de coworking com duas unidades no bairro Praia da Costa em Vila Velha/ES, com salas compartilhadas e privativas

Como fechar seus primeiros clientes de Social Media em tempo recorde

Sim, é possível fechar seus primeiros clientes de Social Media em tempo recorde.

Nicho lucrativo para prestar serviços de Marketing Digital e Social Media

Sem dúvidas esse é um dos melhores nichos para prestar serviços de Social Media e Marketing Digital