ArtigosBlog

O que faz um(a) Consultor(a) de Marketing Digital?

By 14 de dezembro de 2019 No Comments

O que faz um(a) Consultor(a) de Marketing Digital? Essa é uma das muitas perguntas que chegam para mim em meus canais no Instagram e até por e-mail.

Tudo o que eu queria quando comecei em 2009 era ter um artigo ou material como esse aqui para me ajudar e para me dar uma orientação.

E é justamente isso que você terá ao ler este material: Uma orientação. Um guia passo a passo.

Se você quer entrar nesse mercado ou já está nele, mas se sente confuso e até perdido com alguns dos processos importantes para se ter sucesso como um Consultor de Marketing Digital, separe  7 minutos e leia esse artigo.

Antes de tudo quero lhe dizer algo muito importante: VOCÊ NÃO PRECISA SER UM EXPERT PARA COMEÇAR. VOCÊ PRECISA COMEÇAR.

Assista esse vídeo e entenda à importância do seu Mindset está alinhado com isso.

Assistiu o vídeo? Se sim, continue logo abaixo. Se não, assista pois é importante.

Com o crescimento das Mídias Sociais e dos Negócios Online, o Marketing Digital tem sido falado e comentado cada vez mais dentro das empresas, dessa forma a figura do Consultor de Marketing Digital é cada vez mais presente e buscado por negócios de todos os tipos e tamanhos, inclusive as pequenas e médias empresas.

Por falar nas PME’s, esses são os negócios que eu mais atendo em todo Brasil e até fora do Brasil. São essas empresas que me buscam através das minhas redes sociais para ajudá-los a resolver seus problemas com vendas, marketing de conteúdo, posicionamento, anúncios, atração de clientes, estratégias online e muito mais.

O que é um(a) Consultor(a) de Marketing Digital?

É o profissional que faz uma análise prévia de uma empresa, produto, serviço ou marca para, posteriormente, criar o que eu chamo de PPO – Plano de Presença Online, com foco nos objetivos e metas que devem ser traçados junto com a empresa que te contratou.

Esse profissional tem função totalmente estratégica, pois ele será responsável por orientar, direcionar, dizer por onde caminhar e o que e como deve ser feito.

Eu tenho falado com meus alunos(as) sobre à importância do trabalho ser alinhado com o departamento de vendas de uma empresa, pois isso poderá fazer toda a diferença no resultado final.

Qual a formação necessária para ser um(a) Consultor(a) de Marketing Digital?

Sinceramente? Não existe uma formação ideal para você atuar nessa área. Eu mesmo tenho uma aluna que fez a faculdade de direito e que hoje atua com consultorias de marketing digital para advogados. Olha que sacada, não é mesmo?

O mais importante é você ter vontade de aprender as ferramentas, estratégias e as ações que podem mudar constantemente.

A teoria de uma graduação não é suficiente. Você precisa ter interesse em querer aprender sobre ferramentas de e-mail marketing, marketing de conteúdo, tráfego pago, métricas, mídias sociais, persona e muito mais.

Por isso que qualquer profissional que tenha interesse e realmente se dedique, poderá atuar com Consultorias.

Importante deixar claro que um(a) consultor(a) não se faz da noite pro dia e muito menos lendo um ou dois livros da área.

Foi por isso que criamos a Academia de Consultoria. O único centro de capacitação para ganhar dinheiro com consultoria em Marketing Digital e se tornar um profissional altamente qualificado.

Dentro da Academia de Consultoria você tem a oportunidade de aprender tudo o que é necessário para se tornar um(a) profissional capacitado a atender clientes de todos os nichos e ganhar dinheiro.

O que faz um(a) Consultor(a) de Marketing Digital?

Bom, eu vou te falar exatamente o que eu faço e até um pouco da minha rotina para atender clientes presenciais e clientes online. Mais de 80% dos meus clientes são de outras cidades e eu faço consultorias online com eles.

  • Mapear oportunidades de vendas, negócios e de conteúdo de uma empresa, produto ou serviço;
  • Elaborar um diagnóstico digital da marca para identificar ações necessárias para implementação;
  • Fazer um estudo da concorrência, ou seja, um benchmarking digital;
  • Estudar sobre o público-alvo do cliente e como é o seu comportamento online para traçar estratégias e definir campanhas;
  • Desenvolver a estratégia de posicionamento online da marca, empresa, produto ou serviço. Inclusive de um profissional liberal ou autônomo;
  • Determinar a criação ou ou fazer melhorias no site da empresa, loja virtual ou um blog;
  • Criar a curadoria e estratégias de conteúdo: Periodicidade, linguagem, canais, objetivos e formatos e KPI’s;
  • Planejar a presença nas redes sociais online de acordo com as metas;
  • Campanhas e estratégias de email marketing;
  • Orientar sobre a escolha na hora da contratação de plataformas de automação;
  • Acompanhar a execução da estratégia;
  • Acompanhar os resultados e analisar as métricas por meio de reuniões com as partes envolvidas;
  • Elaborar campanhas de tráfego pago nas redes sociais;

Por aqui em meus atendimentos, tudo começar por um bom briefing e alinhamento de expectativas com o meu cliente. Isso pode acontecer com reuniões presenciais ou online.

O ponto de partida é entender e compreender qual a necessidade e desejo do seu futuro cliente. A partir disso eu irei traçar um plano para atendê-lo.

Cada cliente tem uma necessidade e eu vou tratá-la como um projeto diferente. Por isso o(a) Consultor(a) tem que compreender que cada nicho possui suas diferentes e particularidades.

Academia-de-Consultoria-de-Marketing-Digital

Ficou interessado em conhecer a Academia de Consultoria e se tornar um profissional qualificado? Então clique aqui e conheça agora mesmo.

andremmkt

Sobre andremmkt

Deixe uma resposta

dezenove − 18 =

© O MELHOR DO MARKETING. 2016