Marketing Tradicional x Marketing Online

O marketing online está acabando com o marketing tradicional? Deixando de lado pensamentos apocalípticos, o que acontece é o contrário: a internet está mostrando o quanto o marketing é importante.

A internet e todas as suas possibilidades é a ferramenta que os profissionais de marketing sempre desejaram ter. Com ela, e claro, o uso em grande ascensão, os conceitos de marketing se tornaram vitais e essenciais para as empresas. Se há alguns anos o profissional tinha que argumentar inúmeras vezes para os gestores a importância de ouvir o cliente, se relacionar com ele, de realizar pesquisas, hoje as empresas estão investindo cada vez mais em monitoramento de mídias sociais, que é uma modalidade de pesquisa.

A customização do produto foi idealizada e prevista na literatura de marketing há bastante tempo. A área de marketing tratava como um avanço ideal e desejado para as empresas a customização de produtos e serviços colocando o cliente no centro das atenções. Hoje estamos vendo ações como a do Guaraná Antarctica que lançou uma lata azul para comemorar os 10 milhões de fãs declarados da marca no Facebook. A empresa produziu 10 milhões de latinhas trocando sua tradicional cor verde pelo azul da rede social do Mark Zuckerberg. Isso mostra o quanto a empresa está se importando com o consumidor.

Guaraná Antarctica produziu 10 milhões de latinhas com a logomarca do Facebook
Guaraná Antarctica produziu 10 milhões de latinhas com a logomarca do Facebook (Divulgação)

Por que agora essas premissas básicas do marketing estão sendo desejadas pelas empresas se até há pouco tempo atrás não se investiam nesses pontos e se ignoravam os investimentos em marketing?

Mais uma vez a resposta é a mudança do comportamento do consumidor e de como é a formação dos novos compradores. Uma criança há cerca de 30 formava sua opinião ouvindo dos pais o que era certo ou errado e recebendo da escola as versões de como era o mundo. A geração de agora não consome mais as informações através dos olhos de pessoas e instituições. Eles consomem o mundo através do computador e pela tela do celular. Tudo sem muitos filtros. Esse acesso amplo a informação está potencializando essa importância do marketing.

A internet é o que há para os profissionais de marketing. Essa ferramenta poderosa fez emergir a necessidade de colocar os conceitos de marketing na prática. Ouvir o cliente e tantas outras premissas básicas são hoje mais que obrigação demandada por um coletivo muito forte de cliente.

marketing online está acabando com o marketing tradicional? Reflita e participe através dos comentários!

———–

Acesse também:

 

Marina Ulhôa
@UlhoaMarina
marinaulhoa@gmail.com

Jornalista, com MBA em Marketing e Pos-MBA em Marketing Digital, ambos pela Fundação Getúlio Vargas. Possui 8 anos de experiência como executiva e prestadora de serviços. Colunista do site “O Melhor do Marketing”. Pesquisa, trabalha e escreve sobre estratégias de marketing na Era Digital, com base conhecimentos adquiridos com professores e consultores como Nino Carvalho (@ninocarvalho) e Fábio Albuquerque (@FabioAlbukerk)

Compartilhe agora
divider-tags
Saiba mais sobre:

Uma resposta

  1. Olá. É óbvio o crescimento do Marketing Digital e também é óbvio que o Marketing Digital é o “Santo Graal” dos Marketers, No entanto, penso que é um erro pensarmos que o Marketing Tradicional morreu e canalizarmos toda a energia para o Marketing Digital. Digo isto porque o Marketing Digital é Marketing, e o Marketing deve ser pensado de forma integrada, tendo em conta os vectores estratégicos das empresas (targeting e posicionamento). Penso que o grande desafio dos Marketers no presente é de como integrar o meio online ao meio offline, pensando e integrando toda a arquitectura e oferta da marca de forma transversal aos meios estratégicos disponíveis. Obrigado e abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar

Conheça o 4work Coworking, espaço de Coworking em Vila Velha, ES

O 4work coworking é um espaço de coworking com duas unidades no bairro Praia da Costa em Vila Velha/ES, com salas compartilhadas e privativas

Como fechar seus primeiros clientes de Social Media em tempo recorde

Sim, é possível fechar seus primeiros clientes de Social Media em tempo recorde.

Nicho lucrativo para prestar serviços de Marketing Digital e Social Media

Sem dúvidas esse é um dos melhores nichos para prestar serviços de Social Media e Marketing Digital