8 dicas para ter sucesso profissional em 2013

Sempre fui contra qualquer receita pronta que me dissesse o que fazer para ter sucesso profissional. Todas as vezes que eu tentava seguir um manual pronto ou uma cartilha, me dava super mal. Não existe receita pronta para o sucesso. Quem vai criar a sua própria receita é você, oras.

Não existe ninguém no mundo que saiba mais sobre suas necessidades, sonhos e desejos do que você. O que você precisa fazer é ter controle, atitude, coragem e foco. Parece clichê e de fato é.

Pensando nisso, decidi compartilhar com vocês a minha “receita”. São 8 dicas vividas na prática e no dia a dia.

1º – Faça o que você gosta

A primeira e mais importante dica. Sinceramente, não consigo ver ninguém tendo sucesso profissional fazendo o que não gosta. Essa de escolher a profissão porque o seu pai mandou não cola mais. Você tem que ter tesão pela sua profissão, acordar pilhado para ir trabalhar. Se você encontra-se em uma situação diferente dessa que ilustrei acima, acredito que esteja na hora de mudar.

2º – Pratique mais o seu NETWORKING

Frequente eventos da sua área, vá a shows, pratique esportes coletivos, tome café com seus amigos pelo menos uma vez no mês, almoce em locais diferentes e faça uma viagem a cada 3 meses, no mínimo.

Goste de conhecer pessoas e de conversar com elas. Mostre interesse nas coisas que elas falam com você, mesmo que no primeiro momento o assunto não lhe chame muito atenção. Tenha seus contatos sempre atualizados e envie e-mails de vez em quando falando sobre o que você está fazendo e como gostaria da participação dos mesmos.

3º – Crie expectativas que você possa cumprir

A pior coisa do mundo é criar algo fantasioso que você não possa cumprir. Só crie expectativas que estão dentro do seu alcance de serem cumpridas. Prometa algo as pessoas e entregue em dobro aquilo que você prometeu, mas com um pequeno detalhe: Não entregue no prazo, os bons fazem isso. Se você quiser realmente ser o melhor, único e ter sucesso profissional, terá que entregar com dois ou três dias de antecedência.

4º – Crie metas e estabeleça objetivos

Metas diárias, semanais, mensais e anuais. Não importa a periodicidade dessas metas e objetivos, só as crie. Sabe aquela promoção que você esperou o ano todo? Ou aquele intercâmbio tão sonhado? Se você não os colocar no papel e estabelecer metas para serem cumpridas em torno desses objetivos, elas não irão se materializar na sua frente. Desculpe se você esperava por isso.

Toda vez que uma meta for cumprida e um objetivo realizado, comemore.

5º – Ouça mais e fale menos

Essa dica tem um poder incrível. Todas as vezes que eu parei para ouvir as pessoas ao meu redor, seja em uma reunião, café de negócios, ou uma roda de amigos, consegui captar muito mais conteúdo do que disparando minhas ideias no primeiro momento.

6º – Saia da rotina

Se você fizer as mesmas coisas todos os dias, logo irá se cansar. Mude seus hábitos e a forma como você encara o seu dia a dia. Comece pela maneira como você leva o lixo para fora de casa. Parece bobo, mas experimente mudar.

7º – Faça o bem

Todas as vezes que você faz o bem, algo extraordinário volta para você. Isso acontece numa velocidade incrível, pode acreditar. Além disso, essa atitude tem o poder de contaminar outras pessoas.

8º – Dê o seu melhor sempre. Nunca menos do que isso.

Não importa o que você faça, dê o seu melhor em qualquer situação e em qualquer momento. Não precisa ter ninguém olhando. Só faça.

Gostou das dicas? Se você quiser acrescentar mais alguma, fique à vontade. Utilize os comentários abaixo ou envie diretamente via twitter com a hashtag #sucessoprofissional, ou ainda, utilize a nossa página fã.

 

Compartilhe agora
divider-tags
Saiba mais sobre:

3 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar

Conheça o 4work Coworking, espaço de Coworking em Vila Velha, ES

O 4work coworking é um espaço de coworking com duas unidades no bairro Praia da Costa em Vila Velha/ES, com salas compartilhadas e privativas

Como fechar seus primeiros clientes de Social Media em tempo recorde

Sim, é possível fechar seus primeiros clientes de Social Media em tempo recorde.

Nicho lucrativo para prestar serviços de Marketing Digital e Social Media

Sem dúvidas esse é um dos melhores nichos para prestar serviços de Social Media e Marketing Digital