Twitter também vale para B2B

O Twitter é uma rede de informações em tempo real abastecida por todos os usuários que permite se manter informado sobre o que está acontecendo em um exato momento. Amplamente utilizada pelas empresas que têm o foco no consumidor final, as chamadas B2C – Business to Consumer, a ferramenta é uma ótima oportunidade para um negócio B2B.

Embora no segmento B2B o relacionamento seja entre empresas, não se pode esquecer que são as pessoas que estão por traz da gestão do negócio e são elas quem monitoram os perfis das redes sociais das companhias. Segundo dados da empresa Semiocast a rede de microblog conta com mais 33 milhões de usuários brasileiros, que posiciona o Brasil em 2º em número de usuários, atrás apenas dos EUA.

Assim o foco das campanhas nas mídias sociais das B2B deve estar na construção da confiança e credibilidade. Se os parceiros de negócios confiam na pessoa que está por detrás da marca, certamente confiarão na empresa. E mais: a segmentação, que está sempre presente nas estratégias de marketing e vendas, também deve ser aplicada nas redes sociais. Dessa forma, evita-se o desperdício de tempo com informações sem relevância para determinado público.

A confiabilidade conquistada através da interação e relacionamento no Twitter poderá render referências e futuros negócios. Para chegar a esse ponto, é necessário explorar conteúdos relevantes sobre segmento de negócios que a empresa está inserida.

Por fim, em um mercado que está cada vez mais humanizado, nenhuma empresa aumentará a rentabilidade apenas com a utilização das mídias sociais. Esse retorno virá à medida que as pessoas confiarem na empresa. Este é o negócio.

5 dicas para negócios B2B utilizarem o Twitter

1 – Conheça o terreno

Conheça bem a ferramenta Twitter e, principalmente, saiba quem é a sua audiência. Assim, será possível divulgar mensagens que interessam ao seu público.

2- Valorize a conversa

Compartilhe informações relevantes sobre o seu segmento de negócio, assim como dicas para motivar seus contatos a participar das discussões. Utilize o humor em alguns tweets. Se posicione como especialista em sua área e mostre a sua experiência.

3- Foque nos canais certos

Divulgue suas ações. Focar em comunidades certas onde seu público está concentrado trará mais resultados.

4 – Agende, mas não abandone

O agendamento de tweets utilizando HootSuite ou Tweetdeck é uma excelente estratégia. Porém é importante prestar atenção às respostas dadas a todos os seus tweets – a conversa de acompanhamento é tão importante quanto o tweet inicial, se não mais.

5 – Meça resultados

Em qualquer ação online é fundamental medir resultados. Inúmeras ferramentas de medição estão hoje disponíveis e acompanhar esses números será importante para redirecionar esforços e focar no que está dando certo.

———–

Acesse também!

Esse post foi escrito por:

Marina Ulhôa
@UlhoaMarina
marinaulhoa@gmail.com

Jornalista, com MBA em Marketing e Pos-MBA em Marketing Digital, ambos pela Fundação Getúlio Vargas. Possui 8 anos de experiência como executiva e prestadora de serviços. Colunista do site “O Melhor do Marketing”. Pesquisa, trabalha e escreve sobre estratégias de marketing na Era Digital, com base conhecimentos adquiridos com professores e consultores como Nino Carvalho (@ninocarvalho) e Fábio Albuquerque (@FabioAlbukerk)

Compartilhe agora
divider-tags
Saiba mais sobre:

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar

Conheça o 4work Coworking, espaço de Coworking em Vila Velha, ES

O 4work coworking é um espaço de coworking com duas unidades no bairro Praia da Costa em Vila Velha/ES, com salas compartilhadas e privativas

Como fechar seus primeiros clientes de Social Media em tempo recorde

Sim, é possível fechar seus primeiros clientes de Social Media em tempo recorde.

Nicho lucrativo para prestar serviços de Marketing Digital e Social Media

Sem dúvidas esse é um dos melhores nichos para prestar serviços de Social Media e Marketing Digital