Inovar é preciso! Mas cadê a coragem?

Inovar!
Inove na comunicação, os consumidores querem coisas novas, a velha e tradicional mídia não atinge mais o target, precisamos inovar! Queremos coisas diferentes, inusitadas, especiais!

Quantas vezes, amigo leitor, você ouviu esse discurso na sua vida?
Estou no mercado de comunicação desde 2001; trabalhando especificamente com Internet desde 2003 e ouço isso periodicamente, ainda mais na web, que tem em seu DNA o conceito de inovação!
Desde que eu ouço esse discurso, vejo que cada vez mais está no discurso e me pergunto:
Cadê a coragem para inovar?

Inovar para uma marca é colocar um banner na home de um mega portal?
É fazer uma campanha de Links Patrocinados no Google?
É comprar a tab do MSN?
Se isso é o conceito de inovar, principalmente no território de web, desculpem gestores das marcas, mas seu pensamento está muito atrasado!!!

A “moda” do momento é o Twitter.
Recentemente li – no próprio Twitter – que a Tecnisa vendeu um apartamento de 500 mil reais pelo sistema. Fantástico! A Tecnisa é uma empresa que como poucas soube ousar na web, soube entender o que está acontecendo no mundo digital, inovou e há tempos recolhe os lucros.
Parabéns a equipe comandada por Romeou Bussarelo (Diretor de Marketing da marca)!

Não adianta outras marcas “se empolgarem” com o assunto e acharem que vão sair por ai vendendo produtos pelo Twitter igual se vende água gelada no deserto! Não é por ai. Tem que se trabalhar muito, mas muito bem a web, todos os seus canais. O Twitter é um deles, não o único!

Semanalmente eu tenho vendido cerca de 2 a 3 livros através de diversos canais. O que me deu mais resultado foi o meu perfil no Twitter @plannerfelipe, mas não porque eu simplesmente entro no meu endereço e fico anunciando o livro. Primeiro eu gero um relacionamento, falo com diversas pessoas sobre Planejamento Estratégico Digital, um tema que eu entendo e por isso escrevi um livro. Faço as pessoas se interessarem pelo o que eu falo, depois eu gero vendas. Trabalho também MSN, E-mail, Orkut, Facebook, Rede de Planejamento (pedigital.ning.com), Rede de Mídias Online (hhmonline.ning.com) entre outras. Entrar em Redes Sociais só para anunciar um produto é um erro! E muitas empresas estão cometendo. O usuário não responde ao apelo e os anunciantes desacreditam na web. Web quando bem feita dá resultado!

Conversando com alguns amigos de agências, descobri outra “moda” da comunicação digital. Os vídeos virais. Os sucessos de vídeos como do “Massagista reclamando do pior emprego do mundo” empolgam as marcas a entrar na web de forma “avassaladora”.

Falando de viral, eu sempre defendo que vídeos virais tem 2 formas de serem feitas: Ou se faz um vídeo cinematográfico como os da Pirelli Films, que conta com grandes diretores e atores, com altíssimo investimento e que possuem até mídia para levar as pessoas a assistirem aos vídeos no site da marca ou se faz uma grande brincadeira, como o filme do massagista, onde as pessoas vão rir muito. As pessoas rindo, o sucesso da viralização está garantido! Esse vídeo do massagista, por exemplo, eu recebi de 5 amigos, além de ver na lista de discussões – weebes – que eu participo! Nem preciso dizer, que claro que eu entrei no site que fez esse viral!
Mas ainda continuo a pergunta: Isso é inovar? Fazer um vídeo viral e disparar é fazer algo diferente?
Na minha opinião ainda não, mas já é o 1º passo.

O que me preocupa é ouvir de clientes as frases com as quais comecei esse artigo, mas não ver nada na prática. Costumo participar de diversos eventos onde os personagens são diretores e gerentes de grandes anunciantes. Você sai desse evento achando que todos vão aplicar 50, 60% da sua verba em Internet de tão bem que eles falam do meio, mas na prática aplicam 10% no máximo e isso do que sobra das compras de TV, Rádio, Jornal… se deixassem de comprar 6 comerciais por ano na Rede Globo –  cerca de 3 minutos na programação – fariam um bom trabalho na web; entretanto, meu medo é que o máximo de inovação da marca seja esse – aplicar um pouco mais de verba na web – mas que esse “aplique” seja feito em home de mega portal. Ai de nada adianta!

Inovar é entender o que o mercado digital está pedindo e acreditar. É pesquisar, planejar bem a ação e entrar com tudo. Internet é uma mídia de experiências, onde se pode arriscar.Alguns riscos geram grandes retornos. Arriscar, não ter medo é um dos princípios básicos da inovação.

Quem topa arriscar?

Compartilhe agora
divider-tags
Saiba mais sobre:

Uma resposta

  1. Concordo com você Felipe, já ouvi muitas vezes esse mesmo papo e quando propomos algo diferente dá para ver o desespero e o riso de nervoso no rosto. Como profissional de web partilho da sua opinião e faço coro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar

Mentoria para donos de negócios locais, comércio e varejo

Mentoria de Marketing Digital e Vendas para donos de negócios locais e microempresas do comércio e varejo.

5 Estratégias de Marketing e Vendas para sua empresa ter sucesso em 2024

Confira esse artigo com 5 estratégias de Marketing e Vendas para sua empresa ter sucesso em 2024 e saiba como aplicá-las hoje mesmo.