fbpx

Inbound marketing: o que é e estratégias de como fazer

Inbound marketing

De fato, o Inbound marketing é a melhor forma de transformar estranhos em clientes e promotores da sua empresa.

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre o Inbound marketing, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

O que é inbound marketing?

Inbound marketing é uma estratégia que se baseia em atrair clientes com conteúdo útil e relevante e agregar valor em cada etapa da jornada do comprador.

Com o Inbound marketing, os futuros clientes encontram sua empresa através de diferentes canais, como blogs, mecanismos de busca e redes sociais.

O que há de diferente no marketing tradicional, que agora conhecemos como outbound marketing? Abaixo explicarei isso com mais detalhes

Quais são as diferenças entre inbound marketing e outbound marketing?

Inbound marketing é centrado no cliente. Seu objetivo é criar conteúdos e mensagens que atendam às necessidades das pessoas, e para isso é preciso uma investigação aprofundada que mostre quais os desafios que seu público-alvo enfrenta e como ajudá-lo em cada fase da jornada do comprador, não apenas no momento da compra.

O outbound marketing prioriza o produto ou serviço. Por isso, costuma ser mais impessoal e agressivo, já que não tenta se dirigir a um determinado público, mas sim ao maior número possível de pessoas.

Inbound marketing reconhece as vantagens da mídia digital. Assim, sua estratégia de comunicação se concentra em redes sociais, anúncios na web, conteúdo de blog, vídeos e documentos para download, entre outros, disponíveis para o público que interage na Internet. 

O outbound marketing usa mídia tradicional: televisão, rádio ou e-mail. Como seu objetivo é cobrir o máximo possível, ele usa espaços menos segmentados, disponíveis o tempo todo, mesmo quando não é necessário. 

Mas como fazer Inbound marketing?

Existem diversas ações que podemos implementar em nossa empresa para começar a trabalhar uma estratégia de Inbound marketing:

Marketing de conteúdo

Essa é uma excelente forma de como uma empresa pode se comunicar com os usuários. Além de simplesmente criar conteúdo em um blog, é importante analisar as necessidades dos usuários a quem cada conteúdo será direcionado, seu comportamento e as palavras-chave relacionadas a serem usadas. 

O principal objetivo é atender a necessidade do usuário que estamos abordando. Dando o devido uso, ele pode ser uma boa ferramenta para obter posicionamento e atrair leads. 

Esses leads devem ser relevantes e se encaixar nas características da nossa Buyer Persona se quisermos que eles acabem sendo nossos novos clientes.

Posicionamento SEO

Em relação ao ponto anterior, é importante que o conteúdo que criamos seja otimizado para SEO, para que o Google identifique e indexe esse conteúdo e atraia os usuários certos. 

Um link building natural é muito importante em uma estratégia de SEO. Quanto mais links naturais o conteúdo tiver, melhor ele se posicionará nos mecanismos de busca. 

Esse é um processo de longo prazo, já que o Google pode penalizá-lo se você receber links rapidamente de maneira não orgânica.

Uma boa maneira de mostrar ao Google que o conteúdo que você deseja vincular é relevante é obter uma boa quantidade de backlinks, ou links externos, em outros sites (sites relevantes para o Google). 

Redes sociais

As redes sociais são a vitrine perfeita para compartilhar seu conteúdo e atrair novos visitantes. Elementos visuais são fundamentais para alcançar o máximo de viralidade em sua publicação. 

É importante considerar os perfis em que é apropriado compartilhar o conteúdo, já que nem todas as redes sociais serão úteis. 

Também é necessário gerar conteúdo adicional adaptado a essas redes que sirva como complemento aos principais conteúdos vinculados e mostre, de maneira breve e visual, o que você deseja destacar, mas sem contar muito; assim, o usuário entrará para ver o resto.

Conhecer nosso público-alvo é uma adição cada vez mais simples com ferramentas analíticas, para poder adaptar o conteúdo da melhor maneira possível.

Newsletter

Outra forma de apresentar seu conteúdo de forma visual e personalizada é através de newsletters. Em uma Newsletter você tem a oportunidade de apresentar mais de um conteúdo para usuários que possam estar realmente interessados. 

Para isso, é importante estabelecer uma periodicidade (semanal, mensal…), oferecer conteúdos variados e interessantes (na linha adequada) e não o sobrecarregar. 

Ou seja, deve ser muito visual, dizer brevemente em que consiste o conteúdo que você compartilha, mas sem usá-lo como um meio de publicidade intrusiva e com um design claro e simples.

Além disso, se você fez a buyer persona e definiu a jornada do cliente, poderá saber quando é o melhor momento para o usuário receber essa newsletter e o tipo de conteúdo que será mais adequado para gerar confiança no produto/serviço ou lealdade à empresa.

Campanhas PPC

Ao iniciar uma estratégia de inbound, as campanhas PPC podem ajudar a dar o impulso inicial necessário para acelerar os primeiros resultados. 

Com essas campanhas você consegue alcançar os usuários mais rapidamente, já que elas permitem que você se posicione nos primeiros resultados do Google e de outros mecanismos de busca. 

Com um investimento totalmente variável, as campanhas pagas podem oferecer resultados muito bons.

Gostou de saber mais sobre o Inbound marketing? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

AGORA se você precisa de uma estratégia de Inbound Marketing para o seu negócio, me chame no e-mail andre@omelhordomarketing.com.br que eu posso te ajudar. Se preferir clique aqui e conheça minha Consultoria

Compartilhe agora
divider-tags
Saiba mais sobre:
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Você pode gostar

Ganhar dinheiro no Instagram: saiba como criar conteúdo e faturar!

Veja como é possível ganhar dinheiro com o Instagram e comece hoje mesmo através dessas dicas

Gatilhos mentais: os 10 melhores para usar

Confira uma lista com 10 gatilhos mentais para você utilizar em sua estratégia de vendas e de conteúdo

Inbound marketing: o que é e estratégias de como fazer

O que é e como funciona uma estratégia de Inbound Marketing de forma prática