ArtigosBlog

Como utilizar o WhatsApp como um Canal de Vendas

By 18 de julho de 2020 No Comments

Tudo o que você precisa saber sobre vendas e divulgação utilizando o WhatsApp estará neste artigo e nos próximos parágrafos.

O WhatsApp possui 120 milhões de usuários no Brasil e o app está instalado em 99% dos smartphones. Números sensacionais para quem ainda não se convenceu da importância de o WhatsApp como um canal de vendas.

Não importa se você vende produto ou serviço, produto físico ou digital, se você é MEI ou uma grande empresa. O seu público-alvo está no WhatsApp neste exato momento, basta você saber como encontrá-lo e fisgá-lo. Para isso, você precisa de uma ou mais estratégias de marketing e de vendas, ou seja, ir além de ficar enviando mensagens aleatórias e indesejadas para um público totalmente frio e que certamente não comprará com você.

Por que eu uso o WhatsApp como canal de vendas?

O WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais popular do Brasil. Enquanto você lê este artigo, é bem provável que tenha algum contato seu enviando mensagens – por texto, áudio ou vídeo – neste mesmo instante. E é isso que faz do aplicativo um tremendo sucesso e possibilita a criação de infinitas oportunidades de negócios.

Fácil, rápido e objetivo. Abra o seu WhatsApp e veja como essas 3 qualidades definem muito bem o mesmo.

As funções do WhatsApp são intuitivas. Enviar foto, arquivo, vídeo, figurinhas, compartilhar um contato, fazer uma ligação por áudio ou vídeo ou até mesmo uma vídeo-conferência com até 4 pessoas.

O WhatsApp tem a característica de aproximar um contato/prospect que ainda não tomou a decisão de compra, para que possa tirar alguma dúvida e perguntar algo sobre o produto ou serviço. Ou seja, rapidamente o(a) vendedor(a) pode enviar uma foto, vídeo ou áudio para o futuro cliente matando objeções de vendas ou simplesmente oferecendo outras opções do produto ou serviço.

Ligar para um contato agora somente em último caso, principalmente se eu já tenho alguma relação com esse contato em minha base de futuros clientes.

O método que vou te explicar logo abaixo tem gerado vendas para meus treinamentos online e também para minhas Consultorias de Marketing Digital e Mídias Sociais.

Esse meu método de vendas já gerou mais de R$ 200.00,00 em faturamento utilizando o WhatsApp somente nos últimos 2 anos.

1 – DESPERTAR O INTERESSE

O 1º e mais importante passo dentro do método é despertar o interesse do seu público para que ele se sinta atraído e ir até você. Ou seja, você (marca, produto ou serviço), deve se tornar interessante para outras pessoas primeiro, antes de querer vender algo para elas.

Diferente do funil de vendas tradicional onde o ATRAIR está no topo do mesmo, aqui o topo do funil está no despertar interesse.

Para te ajudar nesse tópico faça o seguinte exercício: Se pergunte o que levaria uma pessoa a buscar sobre você ou sobre seu produto, ou seja, como você consegue ser interessante para os outros?

2 – ATRAIR

Depois que você se tornou interessante para o seu público, você vai atraí-lo para um dos meios que falarei no tópico 3. Atrair significa mostrar a ele como você irá entregar um conteúdo de qualidade e diferenciado, que irá ajudá-lo a resolver o seu problema.

Lembre-se que para atrair o público-alvo correto você precisa desenhar muito bem a sua persona, respondendo antes de tudo quais são as dores, desejos, necessidades e principais características, mas não apenas física, do seu cliente. Isso evita que você atraia um público muito desqualificado, ou seja, que não está disposto a pagar pelo seu produto/serviço.

Você pode atrair pessoas com a promessa de entregar um e-book, uma vídeo-aula, um desconto ou um bônus, por exemplo.

3 – MEIOS

Basicamente existem 3 maneiras de se fazer uma venda através do WhatsApp:

  1. Listas de transmissão: Cada lista, assim como o grupo, cabem até 256 pessoas.
  2. Grupos: Grupos de desafios, de uma imersão… os grupos são excelentes para atrair pessoas interessadas em um conteúdo específico, por exemplo.
  3. Um a um: Para produtos de todos os tickets, também para esclarecer dúvidas individuais dos clientes e matar objeções.

Importante ressaltar que tanto as listas de transmissão, quantos os grupos, são de pessoas que manifestaram interesse em participar. Ou seja, pessoas que clicaram em algum link ou simplesmente disseram SIM para entrar na lista ou no grupo, ok?

Utilizar da maneira correta o meio fará com que a sua estratégia de vendas tenha mais resultados positivos.

Para vender minhas Consultorias de Marketing Digital e Mídias Sociais eu utilizo o meio de UM a UM.

Nos primeiros 6 meses do ano esse formato me ajudou a gerar mais de R$ 80.000,00 em negócios fechados para consultorias.

4 – ENGAJAR

Assim que você tiver pessoas em algum dos 3 meios, o que você deve fazer? Engajar essas pessoas.

Engajar significa entregar um conteúdo de altíssimo nível para as pessoas que estão ali.

Exceto se você estiver fazendo uma venda direta no 1 a 1, onde a pessoas entrou em contato com você apenas para tirar dúvidas, será muito difícil vender se você não engajar o seu público.

Quando um cliente entra em contato comigo pelo WhatsApp querendo comprar minha consultoria, mas antes deseja tirar algumas dúvidas, eu tento engajá-lo e matar suas objeções através dos meus muitos conteúdos gratuitos que ofereço, como esse artigo, por exemplo, ou um vídeo no WhatsApp.

Eu posso fazer isso enviando links, materiais, fazendo um vídeo ou até um áudio.

É exatamente nessa hora que esses recursos são ótimos para prender a atenção do público, antes de de ir para o passo final, que é fazer uma OFERTA.

5 – OFERTA

Se você está em busca de mais clientes para o seu negócio, certamente vai precisar ter algo para ofertar, independente se é um produto físico ou online. Saber o momento certo para fazer uma oferta é o que lhe garante os melhores resultados.

Para isso, todos os tópicos acima devem ser seguidos a risca.

Uma oferta para um público não engajado, ou seja, frio, resultará em baixas vendas ou quase nada. E ainda pode fazer com que você perca muitos e muitos contatos conquistados nas duas primeiras fases de despertar e atrair.

Já uma oferta para um público engajado, dará a você muitas e muitas vendas. Inclusive pode diminuir a necessidade de ter que fazer follow-up e de fazer pós-vendas.

E o Follow-up, quando fazer?

Mas nem sempre o cliente irá comprar no mesmo momento que ele entrar em contato com você. E eu digo isso, mesmo tendo taxas de conversão imediatas altíssimas por aqui, ou seja, quando apresento uma proposta pessoalmente ou online, quase 90% dos meus contatos fecham imediatamente, sem precisar que eu faça o famoso e conhecido, FOLLOW-UP.

Se eu apresento uma proposta ou um produto, mas o meu cliente não compra imediatamente, dizendo que vai pensar ou fazer contas e que entrará em contato dentro de alguns dias, eu devo categorizar esse cliente para que eu possa fazer um próximo contato.

Para quem utiliza o WhatsApp Business, ele te dá opções de criar ETIQUETAS para organizar esses contatos.

DICAS EXTRAS!

Para alguns clientes eu recomendo colocar o WhatsApp na BIO do Instagram. Mas você não vai colocar o seu número 27 999999999. Você vai colocar um link que ao clicar a pessoa será automaticamente redirecionada para o seu WhatsApp e ainda com uma mensagem personalizada.

Você consegue fazer isso utilizando esse site aqui https://www.convertte.com.br/gerador-link-whatsapp/

Se você tem uma loja com muitos vendedores, tenha um telefone + número só para isso. Não misture o pessoal com o da empresa. Agora se você for um profissional autônomo, não vejo problemas usar o mesmo.

Jamais envie áudios maiores que 1 minuto e para quem você ainda não conhece ou criou uma relação com o contato. Eu vejo muito vendedor me mandando áudios sem mesmo se apresentar e já querendo fazer a venda do produto.

Utilize como estratégia de divulgação dos seus serviços e produtos o Status do WhatsApp. Eu vejo poucos profissionais falando sobre esse formato, mas ele é ótimo para despertar a atenção do público, principalmente dos contatos que tem você na agenda deles. Mostre o seu dia a dia, os bastidores dos produtos, da cozinha (caso seja um restaurante, por exemplo).

Você pode optar por ter um número e transformar seu WhatsApp em uma ferramenta de SAC.

Planeje suas ações e estratégias dentro do WhatsApp antes de tomar a decisão de usar o mesmo com um Canal de Vendas. Seja um profissional e não um amador.

Treine seu time de vendas. Recentemente apresentei o WhatsApp como canal de vendas para uma empresa e fizemos um pequeno treinamento para o seu time comercial.

Iae, gostou das dicas?

Se você precisa de uma consultoria personalizada para vender com o WhatsApp ou com mais canais de vendas, você pode me contratar neste link aqui.

André Damasceno

Sobre André Damasceno

Autor e Criador da Academia de Consultoria e do Melhor do Marketing. Esposo, pai, palestrante, empresário e consultor de marketing digital. Ajudo PME’s a terem mais resultados em vendas através do Marketing na Internet desde 2009. Já realizei mais de 500 consultorias e atendi mais de 200 empresas em todo Brasil, EUA e EUROPA, estive em mais de 50 cidades palestrando e treinei mais de 7000 alunos em cursos presenciais e online. Certificado pelo Disney Institute com o Business Behind The Magic e Especialista em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas.

Deixe uma resposta

quinze − onze =

© O MELHOR DO MARKETING. 2016