Comercialmente falando, a presença de Ronaldinho Gaúcho será muito bem trabalhada no Flamengo.
Primeiro, por ter um parceiro forte no clube que saberá muito bem auxilia-lo em diversas ações: a Olympikus. Caberá à empresa também ser impecável na confecção e distribuição de uniformes do jogador.
Segundo, a experiência recente que o clube possui neste tipo de contratação. Amparado por um plano de marketing traçado, Adriano voltou ao Flamengo em 2009 após anos na Europa e a partir dele, ocorreu a valorização da camisa rubro negra.
No Flamengo, Adriano recebia 370 mil reais por mês (pagos com ajuda da Olympikus), possuía 10% em royalties na venda de camisas que levavam seu nome e número e foi fundamental para que três novos patrocinadores chegassem ao clube: Olympikus, Ale e Bozzano. Juntos, os patrocínios somaram 50 milhões de reais.
Outro dado importante foi a venda de camisas com seu nome. De janeiro a novembro, o clube vendeu 932 mil camisas e arrecadou mais de 8 milhões de reais. No ano em que ele esteve no clube, o Flamengo conseguiu o título do Brasileiro.
Apesar da dívida monstruosa que o Flamengo possui, algo em torno de 310 milhões de reais, o clube sabe a importância de uma estrela no elenco. Tendo a maior torcida do Brasil e um jogador que ainda pode contribuir muito dentro de campo, o reflexo fora dele será muito maior do que foi o ano com Adriano.
Mesmo com uma vida social agitada, Ronaldinho manteve durante toda carreira sua personalidade e carisma, características que o fizeram ser o principal rosto de campanhas na Copa do Mundo de 2006.
Ronaldinho sabe o valor da sua imagem e a importância que terá no marketing do clube. O Mengo, com a experiência que teve há 2 anos, saberá muito bem trabalhar sua presença e colherá valorosos frutos durante os próximos anos.
4 respostas
Assim conseguimos entender bem essa novela que aconteceu entre os clubes e o o Ronaldo.
Não que ele não seja um grande jogador, mas a presença no cluebe para arrecadar mais grana é bem mais forte.
Isso deve ser coisa de Ronaldo mesmo…
Até o momento, Ronaldinho só traz benefícios fora de campo. Indiscutível seu apelo de MKT, carisma e potencial de atrair investimentos.
Adriano quando esteve no Flamengo foi mais que isso. Adriano trouxe resultados dentro de campo! A pergunta é: até onde o Gaúcho está motivado a fazer o mesmo?
Até o momento é tudo festa. Quero ver se o Flamengo não fizer uma boa temporada, se esse esforço dará o retorno esperado.
O passado baladeiro e de atuações apagadas no futebol europeu é semelhante ao do Imperador… resta saber se ainda existe motivação no R10 para jogar bola!
Vamos ver se o Flamengo consegue realizar o mesmo trabalho elaborado pelo Corinthias em parceria com a NIKE.
O pedra está na mão, agora é só lapidar.
Chico: A presença de RG no clube com certeza será benéfica para ambas partes. RG precisa retomar sua carreira de sucesso e sua imagem melhorada, afinal, saiu da Europa como um jogador sem motivação para jogar. O Flamengo irá arrecada mto mais em patrocínios e sua imagem correrá o mundo.
Fábio: Creio que o fator Brasil por si só motivará Ronaldinho. Resta saber se ele trará títulos ao clube, mas isso saberemos apenas no decorrer do ano. Se faltar motivação, será cobrado.
Fabricio: HOJE a Olympikus é a parceira ideal para que o trabalho seja bem feito com RG. Eu digo por parte do Flamengo, pq RG segue com a Nike seu patrocínio pessoal. A Olympikus cabe os produtos do clube em lojas oficiais e varejo em geral.