No boom da Internet, toda empresa tinha que ter um site, e no boom das redes sociais, o que aparece agora como um mantra é: toda empresa tem que ter um blog, twitter, perfil no Orkut, etc…
Hoje levantaremos algumas questões sobre o blog. Será que toda empresa deve ter um Blog? Afinal, é um canal de fácil utilização e “democrático”…
Na verdade a resposta a essa pergunta é: depende. Depende da cultura da empresa, se é participativa ou de controle. Já que uma cultura controladora não comporta um veículo questionador, livre e com tanta exposição com são estes meios que permitem retorno e construções coletivas. Em contrapartida, em companhias participativas, isso pode se tornar algo positivo e tornar-se uma vantagem competitiva.
O blog como um instrumento bidirecional, pressupõe um comprometimento grande por parte da empresa, no sentido de estabelecer um profissional responsável por este canal e que detenha as informações da empresa e do que ela está fazendo. Além de é claro, ter muita transparência e ética.
Num estudo denominado Blogging from the inside out, antes de criarem blogs ou qualquer outro veículo de mão dupla, as empresas devem pensar em alguns aspectos que serão apenas enumerados para reflexão:
1. Temos condições de nos engajarmos nos diálogos com os públicos?
2. Qual é a estratégia para nos tornarmos advogados juntos aos nossos consumidores?
3. Temos uma política de uso interna e externa?
4. Os funcionários contribuem com o site da companhia?
5. A agência de comunicação que atende a empresa tem uma estratégia de comunicação que os envolva?
6. Se a empresa já tem um veículo bidirecional, tem uma pessoa que presta atenção a quantidade de comentários e de que tipo recebe?
7. Sabemos quantas vezes a marca ou a empresa foi mencionada em blogs, fóruns, no último ano, semestre, trimestre?
8. A empresa monitora blogs ou que está sendo discutido? Se sim, quem armazena e avalia dos dados?
9. Existe um protocolo para responder a questões negativas encontradas em outros meios?
10. A companhia considera que possam existir consumidores blogueiros que já estão na base de dados?
11. Entendendo a diferença entre os tipos de blogs?
12. Quando lançamos um novo produto ou serviço, temos uma estratégia ou campanha voltada para blogueiros e meios alternativos?
13. Porque os blogs são de fácil publicação, alguém pensou em adaptar elementos para o site da empresa?
De uma forma geral, as empresas que devem ter um blog ou qualquer veículo bidirecional são aquelas que necessitam entender o cotidiano das pessoas e dar respostas ágeis a temas polêmicos; que não querem ser impositivas, mas sim, participativas; e aquelas que querem ter adesão às suas idéias.
Uma resposta
Mauro SEgura em seu blog também faz uma lista de ‘Quinze Coisas para Pensar antes de Lançar um Blog Corporativo’ e algumas são similares as que citou no post. Ótimo conteúdo.
Segue link http://aquintaonda.blogspot.com/2009/07/quinze-coisas-para-pensar-antes-de.html
MATEUS