Saiu uma matéria no site português especializado em gestão esportiva, Futebol Finance, sobre os patrocinadores do Manchester United. Pelo uso do plural, pode-se pensar em uma camisa repleta de patrocinadores, que vão além de material esportivo e patrocínio-master.
O Manchester United é o clube que mais sabe explorar sua marca. Ele possui parceiros oficiais em todos os setores exploráveis de um clube de futebol. Um exemplo claro é o setor de telecomunicações. São três parceiros oficiais que o exploram em diferentes territórios.
Anualmente, os patrocínios geram 76.5 milhões de libras e a centralização de um setor com um parceiro oficial torna mais valorizado, e com melhor qualidade, o trabalho dos parceiros com o clube. Importante notar no quadro abaixo que não existe contrato de curto prazo; neste tipo de relação, o médio e longo prazo são fundamentais.
Não foi à toa que o Manchester United liderou a lista da Forbes no início do ano como clube mais valioso do esporte mundial. Seu faturamento de US$ 1,87 bilhões entre abril de 2008 e abril de 2009, desbancou muitas franquias da NFL.
Apesar da dívida monstruosa que possui, contraída pelos atuais donos para a compra do clube, o Manchester United segue como marca mais valiosa do esporte. A partir dos seus mais de 300 milhões de torcedores espalhados pelo mundo, ele se tornou a plataforma de marketing número um do esporte mundial.