fbpx

A atitude mais cara e arriscada que eu já tomei

A atitude mais cara e arriscada que já tomei, Mas que num “piscar de olhos” retornou 10x e ainda me divertiu.

Caro leitor,

O que você faria se tivesse acabado de fechar as portas de um negócio e perdido dinheiro?

Lamentar? Entrar em desespero? Fazer economias?

Eu resolvi viajar para a Disney gastando a brincadeira de 25 mil reais por 7 dias, mesmo sem condições estáveis. Mas não falo isso me gabando. Eu tive medo, muito medo mesmo.

Mas deixa eu contar como isso mudou o rumo dos meus negócios e ainda me proporcionou uma diversão que eu normalmente não teria.

O ano era 2018 e um fato desesperador acontecia naquele momento. Eu estava fechando as portas de um outro negócio com mais 3 sócios, um restaurante em um dos bairros mais nobres do Espírito Santo, a Praia da Costa.

Essa foi uma empresa que eu consegui criar graças aos frutos do meu negócio consolidado de Consultoria em Marketing Digital. E frutos nesse caso, leia-se: dinheiro.

No entanto, esses frutos foram por água abaixo, afinal, tínhamos que pagar funcionários, fornecedores e um empréstimo extra no banco em nome da empresa.

Qualquer pessoa em sã consciência consegue olhar e entender que essa não era uma boa situação. Mas ainda assim eu resolvi aumentar o risco naquela situação. Não pelo restaurante, mas pelo meu negócio de Consultoria em Marketing Digital.

Naquele mesmo ano eu resolvi aceitar – contra tudo, contra todos – o convite para participar de uma Imersão Empresarial na Flórida, Estados Unidos.

E como eu disse, investindo o valor de R$ 25 mil reais, por apenas 7 dias.

Junto com mais 15 empresários(as) brasileiros(as), eu fui buscar novos conhecimentos para aplicar nos meus projetos de Consultoria em Marketing Digital e também nas consultorias dos meus clientes.

Além de apostar (apostar mesmo) que o networking poderia me trazer mais que dinheiro.

E deu certo, porém, com algumas ressalvas.

Fui para o estado da Flórida, mais precisamente para cidade de Orlando, participar de uma Imersão Empresarial para conhecer os bastidores das empresas: Apple, Harley Davidson, Macy’s, Orlando Magic e Publix, além de participar de um curso sobre atendimento ao cliente e também fazer o Business Behind The Magic, uma certificação emitida pelo Disney Institute.

certificado Disney institute

Além da visitas técnicas nas empresas e a certificação pelo Disney Institute, foi também a minha primeira palestra internacional nessa mesma Imersão para o nosso grupo de empresários.

E é claro que eu estava super empolgado com isso tudo.

Mas do que valeria esse monte de certificação e aprendizado sem aplicabilidade? Nada. Nada mesmo.

Eu poderia simplesmente colecionar certificados e dizer para o mundo da valiosa Imersão Internacional que participei. Mas com toda certeza do mundo isso NÃO daria o retorno que eu tive nesse risco.

Durante a imersão eu conheci a Vânia, que na época era do Sebrae de Maringá. Fizemos até um vídeo para o meu canal do YouTube, mas ao trocar de celular durante a viagem aconteceu alguma coisa no backup e o vídeo se perdeu.

Eu disse para a Vânia que gostaria muito de poder abrir mercado no Paraná, assim como tinha feito com Recife, Belo Horizonte, São Paulo e Porto Alegre.

Minha única vez no Paraná foi em 2013, quando viajei para Curitiba para fazer um curso de 3 dias sobre Neuromarketing, com o meu professor da Fundação Getúlio Vargas, Marcelo Peruzzo.

Assim que a Missão encerrou e voltei para o Brasil, entrei em contato com a Vânia, começamos uma conversa para uma palestra e enviei uma proposta especial para esse tipo de negócio.

Mas, o que eu não esperava aconteceu: ao invés de 1 palestra, conseguimos fechar 30, sendo em 28 cidades diferentes. Dessas 30 palestras, 28 foram realizadas. Tivemos um problema logístico com uma companhia aérea e duas palestras tiveram que ser canceladas.

Palestra no Paraná para o Sebrae

Além desse grande retorno, eu também tomei a iniciativa de acrescentar em meu posicionamento como Consultor de Marketing Digital, novas habilidades e conhecimentos, entre elas: estratégias de relacionamento com conceitos e método Disney, atendimento ao cliente, customização e inovação, varejo 2.0, experiência do cliente, tudo provenientes do aprendizado durante toda a imersão e as visitas técnicas.

Sem contar os conteúdos personalizados, baseado nesse aprendizado, que eu passei a ensinar aos meus alunos, e hoje principalmente, os membros da Academia de Consultoria PRO.

Percebe que conhecimento sem aplicação não serve para nada?

Tudo poderia ter se tornado certificação, mas eu resolvi transformar tudo em ação.

Hoje, após 2 anos, aqueles 25 mil que foram aportados no risco, já me renderam cerca de 300 mil reais, provenientes dos aprendizados e do networking feito por lá.

E sem contar a diversão, afinal, eu estava na Disney. Por mais que o tempo tenha sido curto por lá, a experiência fez que eu pudesse aproveitar também.

Missão-Empresarial-Disney

O que fica de lição disso tudo?

Poderia elencar vários, mas o principal aqui está ligado ao RISCO vs AÇÃO.

A vida é feita de riscos e na nossa área de Consultoria em Marketing Digital não é diferente. Muitas vezes, mesmo diante de um “caos”, é preciso arriscar. Seja em qual proporção for. 

Mas não se apegue aos números. Cada um sabe do seu risco, o que pode ser grande pra um, pode não ser para outro e vice-versa.

O importante é estar atento às oportunidades, mesmo quando elas surgem disfarçadas em meio a problemas.

No meu caso, eu vinha de um negócio recém-fechado. No seu caso, talvez seja algo diferente. Mas a verdade é que as oportunidades estão a todo o momento em nossa frente. Seja para nós mesmos ou nossos clientes de Consultoria.

Exercite a sua sensibilidade para conseguir enxergar oportunidades desse tipo e certamente, você terá retornos fora da curva.

Por fim, alguns números contabilizados 2 anos após isso tudo:

  • 60 dias após meu retorno para o Brasil, consegui fechar 2 consultorias com empresários que participaram da missão. Ou seja, recuperei o meu investimento em apenas 60 dias após ter voltado.
  • Mais de 50 palestras realizadas para o Sebrae do Paraná. Em 2018 logo após meu retorno foram 28.
  • Fiz uma parceria com o SENAC/ES e dei palestras para seus colaboradores e clientes externos abordando sobre Marketing Digital e Disney. Essas palestras me geraram um ótimo retorno financeiro e mais networking.
  • Fechei consultorias com empresários que participaram das minhas palestras pelo Sebrae Paraná.
  • Fechei consultorias através das Associações Comerciais do Paraná.
  • Aprendizado prático para os meus alunos, tanto do que aprendi na Disney, quanto nos demais negócios.
  • Experiência com palestra internacional.
  • Aumento da minha visibilidade, autoridade e atuação profissional.
  • Fechei palestras sobre o tema Disney e experiência do Cliente com empresas no Espírito Santo:
  • E muito mais.

Essa não foi uma viagem para fazer compras e me esbaldar nos Outlets. Eu fui com sede de conhecimento.

Se você quer saber os aprendizados técnicos que eu tirei dessa Imersão, além disso tudo que eu te contei, acesse o artigo abaixo onde eu explico resumidamente os meus ensinamentos de lá.

O que aprendi com a Disney durante uma Missão Empresarial em Orlando

Um forte abraço e aproveite as oportunidades.

ANDRÉ DAMASCENO.

Compartilhe agora
divider-tags
Saiba mais sobre:
5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Uerlle Costa
Visitante
Uerlle Costa
15 de outubro de 2020 06:30

Como sempre, te acompanhar é aprender muito André. Estou montando um novo negócio, dentro da minha área, do zero com mais dois sócios e acordei pensando hoje nos riscos…mas também as oportunidades. E vir aqui ler sua experiência me deu um gás danado!!! Parabéns pela referência de profissional que você é!!!

Você pode gostar

Ganhar dinheiro no Instagram: saiba como criar conteúdo e faturar!

Veja como é possível ganhar dinheiro com o Instagram e comece hoje mesmo através dessas dicas

Gatilhos mentais: os 10 melhores para usar

Confira uma lista com 10 gatilhos mentais para você utilizar em sua estratégia de vendas e de conteúdo

Inbound marketing: o que é e estratégias de como fazer

O que é e como funciona uma estratégia de Inbound Marketing de forma prática