ArtigosBlog

O que aprendi com a Disney durante uma Missão Empresarial em Orlando

By 29 de abril de 2018 6 Comments
Missão-Empresarial-Disney

O que eu realmente aprendi com a Disney durante uma Missão Empresarial em Orlando?

Durante minha estadia de 7 dias em Orlando recebi dezenas de Directs e mensagens pelo Instagram me perguntando o que eu tinha ido fazer na Disney. As perguntas aumentavam a partir do momento que eu ia fazendo stories, compartilhando os bastidores e as visitas técnicas em minhas redes sociais.

Inclusive criei um destaque e fixei em meu Instagram. Para conhecer é só me seguir por lá.

Eu tinha 3 objetivos bem definidos com essa Missão Empresarial:

  1. Absorver o máximo de conhecimento possível durante os 5 dias de Missão Empresarial e trazer esse conhecimento para os meus clientes e alunos aqui no Brasil;
  2. Compartilhar minha experiência de Marketing e Social Media em 60 minutos com os 16 empresários participantes;
  3. Fazer networking de alto nível e fechar negócios;

Essa não foi uma viagem para fazer compras e me esbaldar nos Outlets. Eu fui com sede de conhecimento. Essa era a minha MISSÃO.

Bom, essa não foi a minha 1ª vez na Disney e não será a última. A minha primeira vez foi com a minha esposa, Fernanda Mendes, em 2016. Nunca foi meu sonho conhecer a Disney, mas era o sonho da Fernanda conhecer o Castelo, a Princesa e, é claro, o Mickey Mouse!

Quando chegamos aqui em 2016 toda minha percepção mudou. Realmente é um lugar mágico.

Depois de 2 anos eu voltei, só que dessa vez com o foco diferente de ser apenas um passeio pelos parques. Eu fui a convite da Nova Turismo Chapecó e da No Coração do Cliente para participar da Missão Empresarial e, também dar uma palestra de Marketing Digital e Mídias Sociais para os empresários que foram do Brasil.

Ou seja, minha 1ª Palestra Internacional 😍

Para que você aproveite a riqueza dos detalhes, vou dividir o post exatamente desde a minha chegada até o último dia.

#DAY 1 | 20/04 Embarcando rumo a Orlando ✈

Embarquei em Vitória/ES às 21:50 pela Azul. Minha esposa e minha sogra foram me levar no aeroporto. Essa foi a 1ª vez que fiquei tanto tempo longe da Fernanda e da nossa Amora, uma Yorkshire linda.

Estava um pouco ansioso e já com uma grande expectativa. Cheguei em Belo Horizonte às 23:00 e fui para minha conexão.

Para dar uma relaxada, tomei uma Heineken e aguardei até a hora de ser chamado.

#DAY 2 | 21/04 Chegada 🛬

Cheguei em Orlando por volta das 14:30, depois de fazer escala no Panamá voando pela Copa Airlines. Foi o meu primeiro voo com eles e a impressão é que poderia ter sido melhor.

Tudo certo na imigração, peguei minha mala (sim, eu trouxe apenas uma, pois o meu foco estava 100% na busca pelo conhecimento), caminhei até o desembarque onde o Cláudio, parceiro da Nova Turismo, me aguardava para me levar até o hotel onde aconteceria uma parte da Missão Empresarial e ficaria até o dia 28/04.

Dos 16 participantes eu fui o último a chegar, pois já tinha alguns compromissos agendados no Brasil então eu não consegui ir antes.

Nesse dia conheci todos os demais empresários participantes e à noite saímos para jantar. O nosso hotel ficava dentro de uma área da Disney, chamada Disney Springs Area.

Os hotéis de lá não pertecem a Disney, mas são parceiros da dela. Com isso você já consegue imaginar a qualidade do mesmo, além do próprio atendimento que é oferecido.

Minha expectativa para o 1º dia da Missão estava altíssima. Estava contando as horas para a Magia começar. Mais para frente você vai entender porque é realmente mágico.

#DAY 3 | 22/04 – Start no conteúdo 🏁

Ufa, chegou o grande dia! Booora começar.

Acordei bem cedo nesse dia para tomar café e para que eu realmente pudesse me sentir preparado. Começamos pontualmente às 09:30. A Jacqueline da Sua Consultoria, que é certificada pelo Disney Institute e a Clarice da Nova Turismo fizeram um linda recepção e isso já dava sinais de que os nossos dias seriam incríveis.

Os crachás com nossos nomes mostravam onde deveríamos nos sentar. Me sentei entre duas empresárias de sucesso, a Cristina Grall e a Daniela Zatti.

O conteúdo do primeiro dia foi fantástico. A Jacqueline é sensacional e compartilha o conhecimento de forma única.

Mas o que mais me chamou atenção nesse primeiro dia foi conhecer um pouco da história de cada empresário(a) que estava ali. Muitos se emocionaram enquanto ouviam as histórias que eram compartilhadas.

Me lembrarei para sempre deste 1º dia da Missão Empresarial e de cada história que foi compartilhada.

#DAY 4 | 23/04 – Visitas técnicas: Teoria + prática 📝

Foi o dia das visitas técnicas à Apple e à Motor Harley Davidson pela manhã, pois a tarde iríamos para o parque Animal Kingdom viver a experiência na prática.

Fomos na loja da Apple situada no Mall at Millenia. Chegamos antes da loja abrir e por lá quem nos aguardava era o Gary, gerente da loja. Seguimos para uma salinha reservada e lá eu tive uma verdadeira aula de quase 2 horas sobre a Apple e seus produtos.

Ao final da palestra a gente pode fazer perguntas e é claro que eu também fiz a minha. Eu perguntei sobre o que aconteceu após a morte do Steve Jobs e como a empresa se preparou para isso, uma vez que Steve era a cara da Apple.

Gary respondeu dizendo que essa era uma pergunta que muitos faziam a ele. Antes de morrer, Jobs preparou outros executivos da empresa para continuar levando a Apple ao sucesso e deixou todo o seu legado.

Missão-Empresarial-Visita-Técnica-Apple

Depois da aula na Apple fomos para a Motor Harley Davidson.

Não importa se você gosta de motos ou não. Eu mesmo nunca pilotei uma e nem tenho carteira para isso, mas a energia que você sente ao entrar na loja, conhecer os bastidores e os funcionários é incrível.

Conhecemos a história de como tudo começou, o propósito da empresa e a identidade construída com os seus fãs pelo mundo.

PS: Existe um ritual que é o seguinte: Todas às vezes que uma venda é fechada um sino é tocado, as motos que ficam em frente ao caixa são ligadas para você sentir o ronco do motor. Ao final, cada funcionário que estava na moto acelerando desce e te cumprimenta.

PS 2: Eu perguntei se para trabalhar na empresa era preciso ter tatuagens e ser barbudo (hehehe). A profissional que nos guiava disse que não e que o atributo indispensável era gostar de motos.

Missão-Empresarial-Motor-Harley-Davidson

Depois das duas visitas técnicas seguimos para o Animal Kingdom e, sem dúvidas, o brinquedo imperdível é o Avatar. Valeu a pena esperar por quase 2 horas na fila.

#DAY 5 | 24/04 + visitas técnicas ✏

Neste dia fomos conhecer dois grandes varejos americanos: Macy’s e Publix.

Eu já conhecia a Macy’s e fiz muitas visitas durante meu intercâmbio em 2014 em NY. Inclusive eu estava na fila do Black Friday de 2016 quando voltei para tirar férias com a minha esposa.

Bom, dessa vez o meu olhar foi bem diferente e com outro propósito.

Eu fiz uma pergunta um tanto quanto provocativa, mas tive uma resposta a altura. Minha pergunta foi: Como a Macy’s estava reagindo ao crescimento da Amazon no mercado nos últimos anos e o que ela pretendia fazer.

Nessas duas visitas nós tivemos uma aula de varejo, porém foi na Publix que eu percebi que existe uma preocupação maior com o seu público-alvo.

Até o dia da Missão, a Publix tinha 1.127 lojas nos Estados Unidos. Existem muitas marcas que você não encontra em outros supermercados e que são quase exclusivas da rede.

Fomos guiados pela gerente da loja que mostrou todos os bastidores de cada setor. O atendimento foi muito personalizado durante todo momento.

Missão-Empresarial-Visita-técnica-Publix

Depois de assistir na prática duas aulas de varejo, chegou o momento do Tour com Disney Institute: Business Behind The Magic.

Fomos conduzidos por dois profissionais durante o tour, sendo que apenas um ia compartilhando as informações.

Fomos em uma das lavanderias da Disney, nos bastidores dos parques e em locais que o público visitante não tem acesso. O que mais me impressionou foi a riqueza dos detalhes.

Em diversos momentos eu tive muitos insights para colocar em prática nos projetos do Melhor do Marketing, juntamente com meus alunos e clientes de Consultoria.  👨‍🏫

Uma das frases que captei em um dos momentos do tour foi: “Nós investimos na infraestrutura antes de colocar qualquer projeto no ar.”

Putz, na hora eu me lembrei de alguns dos projetos passados que coloquei no ar, mas que não me preocupei com alguns detalhes importantes que poderiam ter feito a diferença.

Encerramos o tour no Epcot vendo de perto tudo o que aprendemos no Tour.

#DAY 6 | 25/04 Tour Backstage Magic 📚

Acordamos cedinho pois mais um dia com a Disney 🐁 nos aguardava. Das 08:00 às 16:30 nós fizemos o Tour Backstage Magic.

 

Missão-Empresarial-Tour-Backstage-Magic

Percorremos os bastidores dos parques durante esse dia: (Epcot, Animal Kingdom e Magic Kingdom). Fomos em locais como lavanderia, oficina dos brinquedos, onde os trajes são costurados e em alguns outros locais que não posso contar.

Fizemos dezeeeeenas de perguntas e todas foram respondidas.

Pra mim foi um dos melhores dias. Eu senti uma entrega muito grande dos dois profissionais da Disney nesse tour.

Insights anotados no bloco de notas do iPhone:

  • Os processos são bem organizados;
  • Tudo é calculado com base nas horas que foram gastas para consertar um brinquedo;
  • Quanto maior for a organização, maior será a eficiência;
  • As cores são importantes para o show;
  • Detalhes nas roupas dos Casting Members (como são chamados os funcionários);
  • É tudo limpo;
  • As pessoas estão sempre felizes;
  • Os detalhes são importantes;
  • As pessoas são importantes para o show;
  • Os parques abrem todos os dias do ano;
  • Existem etapas para tudo o que precisa ser feito;
  • Organização em todos os cantos e em todas as pessoas;

Finalizamos o dia com a visita ao Orlando Magic. Para quem não conhece, o Orlando Magic é um time de basquete da NBA 🏀

Eu já tive a oportunidade de assistir um jogo da NBA em NY no Madison Square Garden e posso afirmar que foi uma experiência fantástica. Quem me conhece sabe que sou um grande fã do esporte.

Missão-Empresarial-visita-técnica-Orlando-Magic

Fomos recebidos pelo Diretor de Marketing e Eventos que fez um tour conosco pelas principais áreas do estádio. Eu pisei onde os jogadores jogam e passei por onde eles entram. 😊

Perguntei o quanto eles deixavam de arrecadar por não estarem nos Playoffs. O diretor me respondeu que ficava entre 1 milhão e 1 milhão e meio de dólares por jogo. 😮

“Cada jogo é sempre um grande espetáculo e nós do Orlando Magic queremos provocar uma experiência única para nossa torcida e quem nos visita”.

DAY 7 | 26/04 Encerramento da Missão Empresarial e dia da minha 1ª Palestra Internacional.

Eu estava mega ansioso. Me levantei bem cedo neste dia e durante o banho ouvi música eletrônica. Esse é um ritual que sempre faço antes de dar uma palestra ou treinamento.

Começamos às 08:05 e eu tinha 1 hora para falar sobre uma das minhas principais paixões, o Marketing. 1 hora passa muito rápido e, por mais que eu esteja habituado a receber convites para dar palestras em 1 hora, confesso que esses 60 minutos foram os mais rápidos da minha vida. Mas faz parte do show. 😎

Para resumir o conteúdo da minha palestra, eu falei sobre 3 eixos importantes para quem quer vender através do Marketing Digital e das Mídias Sociais: Autoridade, Prova Social e Tráfego.

 

Missão-Empresarial-Palestra-André-Damasceno-o-Melhor-do-Marketing

A Jacqueline conduziu o encerramento da Missão falando dos cases da Apple e Starbucks. Quem é que nunca quis tirar uma foto com um dos copos da Starbucks e compartilhar em suas redes sociais?

Uma surpresa nos aguardava para o final: Quando pensamos que o show tinha acabado, de repente entraram pela porta a Minnie e Mickey Mouse e é claro que todos ficaram emocionados. A foto desse momento é a que está em destaque nesse post.

E como eles falam por lá: Gooooooood Show!!! 👏👏👏

——————

A Missão Empresarial foi um grande marco em minha carreira. Foi espetacular viver esses dias ao lado de profissionais comprometidos em fazer e dar o seu melhor.

Eu tirei várias lições do início ao fim dessa viagem e duas delas foram:

Dentro do avião ainda a caminho de Orlando, eu liguei o sistema de entretenimento da Copa Airlines e lá tinha o musical O Rei do Show. Tinha tempo que eu queria assistir esse filme e não acreditei quando liguei a TV e vi o cartaz.

Logo no início do filme, uma das filhas do P. T. Barnum, interpretado por Hugh Jackman, fala para ele: “Papai, você tem muita coisa morta no Museu. Você precisa de coisas vivas”.

Essa fala a caminho da Missão Empresarial foi como um tapa na cara. Você precisa se afastar das pessoas “mortas”. Não aquelas que se foram, mas aquelas que não agregam em nada no seu dia. São pessoas que têm medo de sonhar, de viver e de ser feliz. Pessoas que só reclamam e acreditam que a vida é um muro de lamentações.

Tenha pessoas fodas ao seu lado, pessoas do bem. Esteja perto de pessoas que te jogam para cima e que te empurram rumo ao sucesso.

A segunda grande lição foi lá dentro do Magic Kingdom conhecendo os bastidores, quando um dos guias disse a seguinte frase: Os detalhes fazem a diferença.

A partir de hoje comece a prestar atenção aos detalhes, seja na sua empresa, no seu dia a dia ou na sua vida pessoal.

Espero que ao chegar até aqui você tenha se surpreendido assim como eu. Agora é arrumar as malas e partir para o meu próximo destino!

Até mais
👨‍💻André Damasceno, CEO o Melhor do Marketing

andremmkt

Sobre andremmkt

6 Comentários

  • Inez Terezinha Gobbi Dambros disse:

    Maravilhoso registro Andre de horas com super conteúdos de aprendizagem e trocas de esperiencias que levamos para vida . Tua palestra nos trouxe um conteúdo atual em que veio para mim enfatizar e agregar muito mais meus conhecimentos . Muito bom te conhecer André e termos juntos participado da imersão na Magia e na excelência em atendimento e serviços com Jaqueline e Clarisse é demais empresários . Sucesso !!!

    • André Damasceno disse:

      Obrigado, Inez. Foi um prazer conhecer você e parte da sua história. Fico feliz que a minha palestra pode contribuir positivamente com você. Conte comigo e vamos juntos! Breve estarei novamente em Chapecó.

  • Muito legal, André! Acabei de voltar da minha primeira vista em Orlando também (estávamos lá no mesmo período!) e para mim foi tudo tão mágico que quase me esquecia que um dos meus objetivos também era avaliar o lado empresarial da Disney. Adorei acompanhar suas postagens ao mesmo tempo em que eu também estava lá e me atentar aos detalhes. Realmente a Disney é uma aula e tanto! Parabéns pela palestra e pela experiência.

    • André Damasceno disse:

      Pois é Roberta, acho que um dia estávamos até no mesmo parque. Eu também acompanhei suas fotos. A Disney é mágica e tudo que envolve ela também.Agora temos muitos insights para aplicar em nossos negócios e projetos. Levarei para a nossa mentoria 🙂

  • Parabéns pela Missão e gratidão pelo compartilhamento das informações. Ótimos insights. Não é a toa que você é um das páginas (dos profissionais) que destaco para ver primeiro no Facebook e Instagram. Ao invés de apenas perder tempo acompanhando pessoas que não agregam em nada, estou investindo em conhecimento através de suas experiências e aprendizados como profissional experiente e competente que és. Abraços e sucesso! =D

Deixe uma resposta

2 × três =

© O MELHOR DO MARKETING. 2016