Ninguém constrói uma rede de relacionamentos/networking da noite para o dia. Você concorda? É preciso trabalhar duro, ter planejamento e paciência. Pilares importantes e fundamentais.
Além disso, é necessário ter controle sobre suas ações e realizações. Tem pessoas que são inconvenientes, acreditando que isso seja networking.
Separei 6 indicadores importantes na construção do seu networking:
Seja comunicativo
Impossível fazer networking se você não for comunicativo. Falar com as pessoas sobre o seu negócio, seus gostos e hábitos.
Certa vez antes de fechar uma consultoria com um cliente, ficamos horas conversando durante um café. Basicamente não falamos nada sobre as características do trabalho e dos meus serviços. Então ao fechar a conta perguntei ao mesmo: Não iremos falar sobre os serviços? Ele me respondeu: Não será necessário. Já tenho recomendações suficientes sobre o mesmo. Passe no meu escritório hoje a tarde para assinar o contrato.
Tenha visão holística
Ao chegar em determinado local, uma academia, por exemplo, olhe ao seu redor. Veja quem são as pessoas que utilizam o local. Os exercícios que elas costumam fazer. Tente observar se elas expressam algum sentimento durante determinada música ou se são mais reservadas. Atente-se aos detalhes.
Tenha ATITUDE
Imagine a situação: Você está em um grande encontro de profissionais da sua área, palestras com profissionais renomados de todo o mundo e o evento terá dois momentos de cofee break. É bem nessa hora que você abaixa a cabeça e vai responder e-mails, ou então, se junta com um grupo com as pessoas que você já conhece.
Tenha ATITUDE para conhecer pessoas novas e diferentes. Atitude para falar sobre o seu negócio quando for perguntando ou não. Atitude ao apertar a mão daquele executivo/empresário.
Experimente sensações novas e diferentes
Visite museus, praias, parques, bares… faça viagens regularmente e frequente cursos que não são da sua área. Por favor, saia da ROTINA. Ela é a inimiga número 1 de quem deseja fazer bons contatos e construir uma cadeia de relacionamentos.
Faça o bem
Não se aproxime das pessoas somente por interesse.
Faça e pratique o bem. Essa atitude faz um bem danado e tem o incrível poder de contaminar as pessoas.
Seja criativo
Use a sua criatividade para cativar as pessoas e construir relacionamentos sustentáveis. Se todo mundo pratica o networking, você irá se destacar utilizando a criatividade. O seu comportamento pode ser decisivo na busca pelos seus objetivos.