Marketing digital: a mídia é o consumidor

Por Marina Ulhoa

Sabe-se que o boca a boca é uma das melhoras ferramentas do marketing. Qualquer pessoa sente-se influenciada após ouvir comentários sobre um produto que alguém comprou e gostou. Quando o comentário é negativo, a influência sob a decisão de compra é mais intensa e pode gerar repúdio instantâneo à marca. Nas redes sociais, onde os consumidores cada vez mais compartilham suas experiências de consumo, a influência corre à velocidade da internet e inaugura uma nova mídia: o consumidor.

Este é o comportamento do consumidor na era digital: antes de se decidir por uma marca, produto ou empresa ele busca informações na web, seja em sites oficiais ou nas mídias sociais. Na maioria das vezes, a intenção é de se relacionar com a marca, ouvir quem já usou, experimentar novos produtos ou até mesmo co-criá-los e, em seguida, compartilhar suas impressões com suas redes de contatos.

Com tanta gente participando desse ciclo, as buscas chegam às informações postadas por pessoas desconhecidas, mas que mesmo assim são capazes de influenciar na decisão de compra. Isso ocorre até mesmo se o post ou o vídeo forem antigos, pois o boca a boca digital tem mais alcance e deixa rastros.

O exemplo mostra o quanto o consumidor está “muitíssimo mais poderoso” e com isso algumas exigências vêm sendo feitas. O bom relacionamento das marcas com seus clientes tem sido a palavra de ordem para as companhias comprometidas em acompanhar a evolução dos mercados.

E muitas empresas já estão percebendo essas mudanças como oportunidade e não como ameaça. Ora, sempre existiram consumidores que amam ou odeiam determinadas marcas e, até há pouco tempo, as insatisfações eram divididas somente com algumas pessoas. Hoje com a reclamação pública e vasta na internet os gestores antenados têm acesso a essas informações e mais controle da situação. Conclusão: é possível trazer o reclamante para o seu lado e reverter a situação.

O objetivo do marketing digital é entender como as pessoas estão utilizando as tecnologias em suas vidas, tirar proveito do meio digital e das suas ferramentas para influenciar o consumidor e, claro, vender mais. E já há uma certeza: cada vez mais as compras serão influenciadas pelos meios digitais. Quem ainda vai esperar para atualizar as ferramentas de gestão e se encaixar nessa realidade?

———–

Você poderá gostar:

Compartilhe agora
divider-tags
Saiba mais sobre:

7 respostas

    1. Obrigada por compartilhar o texto!

      Espero sempre dividir informações importantes com seus leitores e que realmente façam a diferença para o mercado do marketing.

      Abraços,
      Marina Ulhoa

  1. Uma das formas de engajar os clientes é realizar ações promocionais, assim você pode tornar seus fãs em emaixadores na marca. O Sonho de muita empresa! Caso queiram conhecer mais sobre o uso de aplicativos para gerenciamento de ações no Facebook, Twitter e Pinterest, fiquem à vontade para visitar nossa página. http://wishpond.com.br, tivemos alguns casos de sucesso e vamos compartilhar mais historias em nosso blog. Espero que possamos contribuir por aqui um pouco também, pois somos apaixonados por Marketing Digital. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar

Conheça o 4work Coworking, espaço de Coworking em Vila Velha, ES

O 4work coworking é um espaço de coworking com duas unidades no bairro Praia da Costa em Vila Velha/ES, com salas compartilhadas e privativas

Como fechar seus primeiros clientes de Social Media em tempo recorde

Sim, é possível fechar seus primeiros clientes de Social Media em tempo recorde.

Nicho lucrativo para prestar serviços de Marketing Digital e Social Media

Sem dúvidas esse é um dos melhores nichos para prestar serviços de Social Media e Marketing Digital