fbpx

5 erros que todo Consultor de Marketing Digital comete

Se  você está começando a dar consultorias em Marketing Digital e Mídias Sociais agora, é inevitável cometer alguns erros.

Errar faz parte do processo de aprendizado de qualquer profissional que esteja começando. E como consultor de Marketing Digital é bem provável que você vai errar. Afinal, estamos falando de uma área que muda numa velocidade incrível.

Em todos esses 11 anos como Consultor de Marketing Digital e Social Media eu já cometi muitos e muitos erros que me fizeram inclusive perder dinheiro e deixar de fechar contratos.

Por sorte, se você está começando agora, não precisa passar por isso e evitar cometer os mesmos erros bobos que eu cometia no início do minha jornada como Consultor.

Neste artigo eu quero lhe mostrar quais são os 5 erros que todo profissional de Consultoria em Marketing Digital comete e como evitá-los.

1 – Falar demais

Você fala até pelos cotovelos quando vai a uma reunião comercial? Fala tanto que não consegue nem anotar as principais dúvidas do seu futuro cliente? Então aqui vai o meu recado para você: Cala sua boca e deixe o cliente falar.

Você precisa escutar quais são as dores e necessidades do cliente. Você precisa deixar o cliente dizer o que ele precisa.

Para isso você vai precisar estimulá-lo fazendo as perguntas certas, mas isso não quer dizer que deva abrir a boca toda hora.

O QUE FAZER PARA EVITAR ESTE ERRO?

Faça perguntas do tipo:

  • Como eu posso te ajudar?
  • Quais são os seus maiores problemas?
  • Como o seu público fala com você no ambiente online?
  • Como é o seu  conteúdo no dia a dia?

Com base nas respostas do seu cliente, você vai formulando outras perguntas.

É aqui que você consegue tirar ótimos insights para aplicar na consultoria ou para formatar uma proposta e apresentar para ele.

Saber fazer as perguntas corretas é mais importante que abrir a boca para reclamar e fazer suposições de “eu acho”, por exemplo.

2 – Ter medo de mostrar o seu preço

Você é do tipo que fica com medo de chegar no slide do preço por achar que o cliente vai dizer que tá caro e começar a te questionar e fazer um monte de perguntas?

Antes de mostrar o preço você vai mostrar o seu valor. E isso você só consegue deixando claro para ele quem você é e como pode ajudá-lo.

O QUE FAZER PARA EVITAR ESTE ERRO?

Parece bobo, mas quanto mais você treina e apresenta propostas por menores que sejam, esse medo vai ficando menor.

Ao apresentar uma proposta para um cliente, demonstre confiança e que você domina aquele assunto que você está falando. Seja firme e seguro.

E antes de chegar ao slide do preço, faça o cliente “implorar” por querer ver logo o investimento pois os slides anteriores fizeram ele querer contratar sua consultoria imediatamente.

Eu falo sobre isso em um dos meus treinamentos online PROPOSTA QUE CONVERTE. Para conhecer clique aqui.

3 – Não ter confiança naquilo que vende

Você é do tipo que adora aparecer no Instagram falando isso e mais aquilo, mas na hora de vender uma consultoria mano a mano para um cliente você não tem confiança no seu trabalho?

Consultor de Marketing Digital precisa ter confiança naquilo que vende. Se você é bom, não tenho vergonha de dizer o quanto você é bom e mostrar.

O QUE FAZER PARA EVITAR ESTE ERRO?

Isso é muito simples de se resolver.

Se você tá querendo fazendo um serviço de consultoria de Marketing de Conteúdo, suas redes sociais precisam VENDER por você.

Já ouviu aquela frase: Casa de ferreiro, espeto de pau? Pois é, como você quer vender algo se você mesmo na faz e pratica para você?

É bem provável que venha daí essa insegurança na hora de tentar vender sua consultoria.

Lembre-se disso: Você deve ser o seu melhor e maior cliente.

4 – Achar que os clientes vão cair do céu e você não vai precisar prospectar

Certa vez estava no LinkedIn e vi uma discussão sobre não precisar prospectar clientes.

Se você tá começando agora, VAI TER QUE PROSPECTAR SIM.

  • Vai ter que ligar pra cliente.
  • Precisa mandar mensagem no direct daquela empresa.
  • Vai trocar uma ideia com um amigo pedindo para ele te apresentar 5 empresas do Networking dele para você entrar em contato.

É claque que com o tempo e com a sua construção de autoridade isso vai ficando mais fácil, mas o processo de prospectar nunca deve parar.

O QUE FAZER PARA EVITAR ESTE ERRO?

Começar pelo básico: Criar uma lista de potenciais clientes aí no seu bairro e identificar quais deles precisam de um trabalho em suas redes sociais e no marketing.

Eu adoro prospectar clientes através do LinkedIn. Inclusive eu tenho um curso online que mostro como fazer isso.

5 – Focar somente no Instagram

Imagine o Consultor de Marketing Digital que usava somente o Orkut para prospectar clientes e divulgar seus serviços? Quando o Orkut acabou esse cara tava na M!

LinkedIn, Twitter, Facebook, YouTube, Site, blog e até TikTok estão aí para isso, oras.

Não foque sua estratégia apenas em uma ou duas redes sociais.

O QUE FAZER PARA EVITAR ESTE ERRO?

Crie o seu Plano de Presença Online (PPO).

É através do seu plano que você vai se posicionar na internet e nas redes sociais e fazer com que os clientes encontrem você.

Um blog, um podcast, um canal do YouTube, artigos no LinkedIn… tudo isso pode te ajudar, principalmente no início da sua jornada.

O Instagram é sensacional, inclusive eu tenho um Curso 100% online sobre Instagram por R$ 67,00 onde mostro tudo o que faço por aqui como Consultor, mas não deve ser a única rede social a ser utilizada.

Conheça a Academia de Consultoria PRO clicando na imagem abaixo:

Compartilhe agora
divider-tags
Saiba mais sobre:
5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Você pode gostar

Consultor de marketing digital: descubra como ter liberdade sendo um

Veja os benefícios ao se tornar um(a) Consultor de Marketing Digital e ter mais liberdade.

Consultorias de Marketing Digital: como ganhar dinheiro trabalhando com isso?

Veja como ganhar dinheiro e trabalhar de qualquer lugar sendo um(a) Consultor de Marketing Digital.

Consultoria de marketing digital: estratégias eficientes para captar cliente

Veja como captar clientes para sua consultoria de Marketing Digital e Mídias Sociais.