O 4º curso Exame PME, que aconteceu nos dias 2 e 3 de abril no Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca, foi uma experiência super positiva, alinhada a uma pohada de oficinas palestras de alto nível e palestrantes com muita prática e vivência dos seus respectivos negócios.
Eu, particularmente, gostei mais do primeiro dia. Foi quando fiz as principais anotações e observações sobre o que era falado pelos profissionais que subiam ao palco. Foi no primeiro dia também, que aconteceram os principais exercícios em grupos, onde a interação com profissionais de diversas áreas de atuação foi extremamente produtiva e ponto positivo de todo o evento. Conheci histórias de empreendedores que estão começando, mas também histórias de empresários que faturam 20 milhões por ano e que estavam ali em busca de maiores faturamentos.
O evento estava lotado. No primeiro dia faltaram mesas e até cadeiras, mas até às 9:00 tudo estava resolvido. A pontualidade foi algo que me chamou atenção. Às 08:15 o Abílio Diniz estava no palco iniciando sua palestra. Talvez isso explica a falta de mesas e cadeiras no primeiro dia. Eu estava ansioso para ver o discurso do Abílio, mas do que isso, queria poder sentir a energia que o mesmo passa muitas vezes através dos seus posts no twitter.
Abílio falou sobre a importância do líder dentro das pequenas e médias empresas e, principalmente, da gestão de pessoas. Escolher pessoas certas para fazer o que é certo. Liderança é algo que precisa ser desenvolvido. O líder FODA deve pensar no coletivo. Ele não falou desse jeito, apenas fiz uma pequena alteração.
“Devemos ter amor por aquilo que já temos, o que não quer dizer que devemos nos acomodar”
Abílio também apresentou e falou sobre os seus valores e como devemos empregá-los no dia a dia:
- Humildade
- Determinação
- Disciplina
- Equilíbrio emocional
Outra palestra que me chamou atenção foi a do presidente e fundador da Polishop, João Appolinário, cujo o tema foi: Múltiplos canais de venda. Foi um tapa na minha cara e de muitos que estavam ali quando ele falou da importância de ser ter canais integrados para se fazer uma venda e que pensar somente na internet não é interessante para ele. Os canais devem ser integrados. Uma coisa que fiquei surpreso foi com o tamanho do poder de mensuração dos canais onde a Polishop está. Até fiz um comentário no twitter.
Também foi a primeira vez que ouvir alguém falar de multicanais e omnichannel com tamanha propriedade e firmeza nas suas palavras.
#tomenota
Você quer vender um determinado produto para um cliente, mas não deixa o mesmo experimentar. Você precisa oferecer e criar experiências para os seus consumidores e deixar que eles compartilhem dessas experiências. Sentimentos compartilhados podem ser transformados em RESULTADOS.
Ainda no primeiro dia tivemos a palestra do CTO do Peixe Urbano, Emerson Andrade, que trouxe números e alguns resultados nesses últimos anos da empresa.
Duas perguntas ficaram no ar no primeiro dia do evento:
- Evento sem wi-fi? Até quando? A conexão 3G do meu vivo estava péssima. Vi que algumas pessoas estavam com a mesma dificuldade, então faltou um suporte de wi-fi para gerar muito mais conteúdo.
- O que eu preciso fazer para gerar valor para o meu cliente? Durma e acorde todos os dias com essa pergunta na cabeça.
No segundo dia do evento, já começo o dia tomando outro tapa na cara com a seguinte frase: “Pessoas constroem a nossa história”. Paulo Bellini, presidente da Marcopolo S.A. Ainda estava meio com sono, mas depois dessa frase, levantei da cadeira e fui lavar o meu rosto com uma água fria. Não que eu precisava, mas a frase dele remete ao treinamento que faço com algumas empresas e profissionais no Brasil com o tema: A maneira como sua marca conta histórias é o que faz a diferença.
Sinceramente? O evento poderia ter terminado após essa palestra, pois o que ele falou e a maneira como falou foi algo foda!
Depois da palestra do presidente da Marcopolo, pensei comigo: “Será que teremos outras palestras do mesmo nível?” E para minha surpresa tivemos duas ou 3, mas todas focadas em técnicas e práticas.
A primeira foi rápida e curta: Finanças – Rentabilidade e Lucratividade, com Sérgio Almeida, sócio da Heartman-House. Sérgio apresentou a Matriz da receita e rentabilidade, vi algo parecido no MBA da Fundação Getulio Vargas, mas a explicação dele foi direta e bem focada na proposta do evento. Veja a foto da matriz abaixo:
Essa matriz tem grande importância na vida do empreendedor. Quer uma dica? Cole a mesma em alguma parede da sua sala, olhe para a mesma todos os dias e busque estudar seus produtos dentro de cada quadrante.
Para finalizar, duas últimas palestras que fizeram o evento como um todo valer a pena:
- Redução de custos inteligentes e;
- Fundos de investimentos
Vamos continuar a conversa? Veja minha board no Pinterest com infográficos e imagens sobre empreendedorismo.
Até o próximo evento.