Por que devemos estudar sobre o comportamento do consumidor?

Estudar o comportamento do consumidor deve ser tarefa diária do profissional de marketing, empresário e todos envolvidos no processo da construção de uma marca.

Uma das coisas que eu mais gostava na faculdade era poder ficar horas e horas na biblioteca lendo os livros que eu realmente gostava e, que de alguma maneira, faria a diferença em minha vida. Quando criei o blog em 2009, um dos meus desejos no futuro era criar uma biblioteca virtual e ir adicionando todos os livros que de alguma maneira fizeram ou ainda fazem parte do meu dia a dia. Livros, revistas e materiais que ajudam no desenvolvimento do trabalho, na criação de novas metodologias e na obtenção de novos resultados para os nossos projetos junto aos nossos clientes.

Hoje estamos aqui exatamente para inaugurar essa “biblioteca virtual”. Com o apoio da Cengage Learning, empresa global de educação, líder em soluções integradas de informação, conteúdos e ferramentas que facilitam o processo de aprendizagem. A Editora presta serviços a estudantes, universidades, professores, centros de pesquisa, agências governamentais, empresas e profissionais ao redor do mundo, inauguraremos um espaço com diversos livros destinados a área do marketing, comunicação e negócios.

Como vai funcionar?

  • Quinzenalmente nós faremos uma “resenha” de algum livro enviado por eles. Os livros serão pré-selecionados por nossa equipe, onde faremos o filtro dos principais temas. Isso quer dizer que além de você poder comprar o livro com desconto em nossa biblioteca, você poderá tirar suas dúvidas, ter o nosso feedback sobre o conteúdo do livro, além de uma crítica de toda nossa equipe. Digamos que será uma compra muito mais assertiva;
  • Como vocês podem imaginar, cada livro possui um conteúdo muito denso e ao mesmo tempo muito rico. Não iremos conseguir ler cada livro em 15 dias. Vamos filtrar as principais partes e colocar aqui. O mais legal será a interação que podemos provocar através dos comentários ou pelos nossos canais de relacionamento: (Facebook, Twitter, Linkedin, Pinterest);
  • Você pode e deve opiniar sobre quais temas tem interesse que a nossa equipe escreva. Antes é importante saber se a sua sugestão está no acervo da Cengage;
  • As resenhas representam nossa opinião. Não somos especialistas nisso. O que vamos escrever aqui refere-se ao conteúdo do livro, mas principalmente na vivência de mercado de nossos profissionais e na expertise de cada um.

Como posso comprar?

  • Ao final de cada resenha disponibilizaremos um link para efetuar a compra do livro. A compra é feita diretamente no site da Cengage;
  • Nenhuma transação financeira acontecerá dentro do Melhor do Marketing. Nosso compromisso é apenas dissertar sobre o livro e fazer suas devidas referências, assim como críticas e análises;

Para inaugurar nossa “biblioteca virtual”, escolhi um tema cujo sou apaixonado e um grande estudioso: Comportamento do Consumidor.

Se você tem um pequeno, médio ou grande negócio, não importa, você precisa estudar diariamente sobre o comportamento do seu público-alvo. Mais do que isso, é necessário fazer análises e pesquisas diárias sobre:

  • sua rotina,
  • desejos e anseios,
  • necessidades e;
  • sua evolução em um mercado altamente competitivo.

Ou seja, é necessário extrair o máximo de informações sobre o ser humano que a sua marca deseja atingir e construir relacionamentos. O consumidor está em todos os lugares. Devemos pensar de maneira holística. Não pode haver “achismos” ou coisas do tipo. Cada consumidor é único e possui suas particularidades.

Ao lançar um produto no mercado, devemos nos cercar de informações estratégicas sobre o consumidor alvo. Essas informações vão desde sua cultural local até seus hábitos de compra. Isso tudo pode ser interferido por uma série de fatores:

  • Classe social e influências familiares;
  • Diversidade do consumidor;
  • Psicografia: valores, personalidade e estilos de vida
  • Influências sociais;

O livro COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR, dos autores Wayne D Hoyer e Deborah J. Maclnnis, possui 19 capítulos bem divididos, que vão desde uma introdução rica em detalhes, passando por estudos de casos, breves questionários e também resumos ao final de cada capítulo.

comportamento consumidor marketing

Respondendo à pergunta do título do post de forma mais objetiva.

Não importa o segmento/nicho do seu negócio, muito menos o tamanho em valor financeiro. Se você vende pipoca na porta da faculdade, você deverá saber se os seus clientes gostam mais de pipoca doce ou salgada e com base nessa informação inicial, montar sua logística de fornecimento. É simples assim!

Se você gostou do assunto e deseja se aprofundar mais sobre ele, compre o seu livro clicando aqui << Para validar o desconto de 10%, use o seguinte código na tela da compra. 3CD5-3441-4BCF-ADD0-E26D.

Até o nosso próximo livro!

Compartilhe agora
divider-tags
Saiba mais sobre:

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar

5 Estratégias de Marketing e Vendas para sua empresa ter sucesso em 2024

Confira esse artigo com 5 estratégias de Marketing e Vendas para sua empresa ter sucesso em 2024 e saiba como aplicá-las hoje mesmo.

5 ações de Marketing Digital que toda pequena empresa deve investir em 2023

Confira aqui 5 ações de Marketing Digital que toda pequena empresa deve investir em 2023 para atrair clientes e divulgar seu produto.

Conheça o 4work Coworking, espaço de Coworking em Vila Velha, ES

O 4work coworking é um espaço de coworking com duas unidades no bairro Praia da Costa em Vila Velha/ES, com salas compartilhadas e privativas