Twitter corporativo – Comunicação flexível e imediata

“As redes sociais estão na moda”. Segundo a pesquisa do AIMC, mais da metade dos utilizadores da Internet está registrada em algum lugar. Embora estes espaços são destinados principalmente ao uso pessoal, cada vez mais as empresas estão envolvidos nestas redes para se comunicar com clientes, colaboradores, fornecedores, acionistas, partners, etc.

Embora haja uma infinidade de plataformas em que podemos nos registrar (Facebook, Ning, Flickr, MySpace, Orkut, LinkedIN…), neste momento falaremos sobre o Twitter, um poderoso canal de comunicação em 140 caracteres no qual nos permite reunir uma comunidade que nos segue (followers), onde podemos INTERAGIR com clientes e potenciais clientes.

Como diz Jack Dorsey, é uma nova forma de se comunicar. Graças a essas características, o Twitter oferece muitas possibilidades para qualquer organização se comunicar através da web:

• Brevidade: Faça comunicações breves, isso resolve um problema básico em muitas organizações: a falta de tempo para escrever textos estruturados. Portanto, a comunicação cresce exponencialmente.

• Conversas: Organizações raramente mantêm conversas informais, rápidas e diretas. Esta é uma grande oportunidade para quebrar as regras tradicionais de comunicação corporativa. Além de que qualquer um pode ler e contribuir com algo novo para o debate. Isso é enriquecedor e, curiosamente, ajuda-nos a promover a marca.

• O que eles dizem sobre nós: nas redes sociais umas das vantagens é a fácil monitoração. Os clientes falam sobre suas compras, suas experiências, sobre o que eles acham dos produtos etc. Estar presente nestas redes é saber o que os outros dizem sobre a nossa empresa e dar respostas a esses comentários. Com esta atitude vamos conseguir um impacto muito positivo.

• Comunidade: Este conceito é fundamental para qualquer estratégia na Internet. Estas ferramentas que permitem que outros nos sigam, se o desejarem (e, claro, deixar de seguir quando quiser) reforçam os nossos laços com outros indivíduos e empresas.

• Imediatismo: Junto com brevidade, esta é outra grande característica do Twitter. Use, por exemplo, para relatar os destaques de um evento em tempo real, é muito interessante para quem vai nos acompanhar e muito difícil conseguir por outros meios sem ser entediante.

Em conclusão, o Twitter é uma ferramenta de comunicação interessante. Seu uso é difundido no Brasil, mas apenas algumas empresas se atrevem a “brincar” com ele.

Do meu ponto de vista, é uma plataforma muito boa para as PME, porque permite um tipo de comunicação flexível e imediata, algo que em outros meios é mais difícil de conseguir.

E você, o que pensa sobre isso?

Compartilhe agora
divider-tags
Saiba mais sobre:

Uma resposta

  1. As redes sociais em si tem um poder incrível de fato. E é incrível observar como existem pessoas que veem o Twitter em especial apenas como um diariosinho do dia-a-dia.As empresas podem obter uma participação de mercado e um costomer share enorme utilizando essa ferramenta.
    Texto bem Bacana.!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar

Conheça o 4work Coworking, espaço de Coworking em Vila Velha, ES

O 4work coworking é um espaço de coworking com duas unidades no bairro Praia da Costa em Vila Velha/ES, com salas compartilhadas e privativas

Como fechar seus primeiros clientes de Social Media em tempo recorde

Sim, é possível fechar seus primeiros clientes de Social Media em tempo recorde.

Nicho lucrativo para prestar serviços de Marketing Digital e Social Media

Sem dúvidas esse é um dos melhores nichos para prestar serviços de Social Media e Marketing Digital