Twitter, Blog, Orkut…..que saudade do Pasquim

Nos últimos meses infinitas matérias têm sido publicadas sobre as redes e mídias digitais como o Twitter, o Orkut e os Blogs. Em geral, o tema é capa de veículo, está na home dos sites e na maioria do ‘favoritos’ dos computadores. Além disso, as matérias abordam o funcionamento dessas ferramentas e ressaltam como maior vantagem “aumentar sua rede de relacionamento”.

As ferramentas digitais de comunicação são necessárias sim, fazem parte das estratégias para multiplicação de informação sim, é fato. Porém, coloquemos uma questão essencial – O que entende-se por relacionamento?

Uma vez que no Twitter você só tem permissão de utilizar 140 caracteres, no Orkut você bloqueia foto, bloqueia recado, bloqueia pessoas e no Blog vocês faz um relato ou depoimento sem necessariamente interagir com o leitor, o conceito literal de relacionamento perde-se por completo.

Segundo o dicionário Priberam, relacionamento vem de relacionar e um dos significados é  “Entrar na intimidade de.” . Já na Wikipédia, relacionamento está descrito como  “a forma como eles se tratam e se comunicam.”  Dessa forma, uma supervalorização da ferramenta pode ser considerada viável, seja por questões de mercado, seja pelo fator ‘novidade’.

Na época das mídias impressas como o Pasquim (http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Pasquim) era rotineira a cena de senhores sentados na praça discutindo o conteúdo editorial da publicação, ou os comerciantes fazerem desse conteúdo motivo para estreitar uma relação com seus clientes e nesse caso sim, relação.  Não é preciso ir tão longe. A revista Veja, uma das maiores publicações nacionais, supera, mensalmente, um milhão de exemplares de sua tiragem.

A comunicação evoluiu, é fato. Mas daí a dizer que a maior vantagem das redes sociais é aumentar o relacionamento é uma posição um tanto radical perante aos estudos que apontam a quantidade de jovens adeptos dessa forma de comunicação que fazem parte das estatísticas de isolamento social.

Compartilhe agora
divider-tags
Saiba mais sobre:

3 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar

Conheça o 4work Coworking, espaço de Coworking em Vila Velha, ES

O 4work coworking é um espaço de coworking com duas unidades no bairro Praia da Costa em Vila Velha/ES, com salas compartilhadas e privativas

Como fechar seus primeiros clientes de Social Media em tempo recorde

Sim, é possível fechar seus primeiros clientes de Social Media em tempo recorde.

Nicho lucrativo para prestar serviços de Marketing Digital e Social Media

Sem dúvidas esse é um dos melhores nichos para prestar serviços de Social Media e Marketing Digital