Tryvertising: Leve e não pague

Imagine a cena: você poder testar o produto ou serviço antes de adquirir? Não, não se trata de uma experimentação qualquer. É o Tryvertising, novo conceito de publicidade / marketing[bb] utilizado por grandes marcas para promover seus produtos/serviços a  potenciais clientes e torná-los fiéis.

O “tryvertising”, expressão oriunda da junção das palavras inglesas “try” (experimentar) e “advertising” (propaganda). É um conceito nascido em Tóquio, no Japão, onde em 2007 foi inaugurada a primeira unidade deste novo conceito de negócio: o Sample Lab.

Essas lojas já são um sucesso em países como Japão, Espanha e Estados Unidos. o SampleU ( nos EUA ), Sample Lab ( no Japão ) e o Esloultimo ( na Espanha ), são exemplos de lojas com grande sucesso e com planos de expansão mundial.

No Brasil, já existem 2 marcas que trabalham esse conceito:  O Clube Amostra Grátis http://www.clubeamostragratis.com.br/ e Sample Central http://www.samplecentral/, localizadas em São Paulo.

São lojas reais, como qualquer loja de shopping, onde o cliente entra, escolhe uma certa quantidade de produtos gratuitamente e os leva para casa. É exclusiva para sócios que pagam uma quota anual mínima para testar os mais diversos tipos de produtos recém-lançados ou a serem lançados, de cosméticos a vestuário, de produtos alimentares a produtos de higiene pessoal. Em troca o cliente deve responder a questionários de opinião sobre os produtos que escolheu (pesquisa de mercado).

Assista ao vídero abaixo do Clube de amostra grátis explicando esse conceito:

Desta forma, o CONSUMIDOR constrói uma opinião própria sobre o produto. Em contrapartida a empresa tem um FEEDBACK do público antes do lançamento no mercado diferente da estratégia tradicional de marketing, que leva a novidade ao mercado já cheio de promessas para o consumidor.

E você, o que achou desse novo conceito, caro leitor?

Conhece alguma ação ou loja que adote o conceito de Tryvertising? envie para nós ou deixe aqui nos comentários.

Compartilhe agora
divider-tags
Saiba mais sobre:

12 respostas

  1. Pras marcas que desejam testar produtos com foco em early adopters e consumistas em geral é bem bacana, apesar que esse tipo de iniciativa segmenta a amostragem de opinião em um tipo de “consumidor” bem específico – não necessariamente representativo da maioria do público de determinado produto/serviço.

  2. Excelente matéria. Não tinha conhecimento que isto já estava acontecendo no Brasil.
    Este conceito é excelente para ambos: consumidor e fabricante. Podem ser feitas adapatações com a avaliação previa do consumidor tornando o produto muito melhor.
    Parabens !!!!!

  3. Obrigada a todos pelos comentários! É isso aí, a ideia dos posts é gerar a discussão mesmo!
    Acho esse conceito muito interessante e acredito que fará muito sucesso no Brasil… em relação a atingir um consumidor específico, vai depender de como essas “lojas” trabalharão na captação de interessados…

    Um abraço a todos!

  4. O mercado se mostra cada vez mais dinâmico e o consumidor mais exigente e consciente das escolhas. Hoje apenas a divulgação pode não ser suficiente, quero usar e ver se realmente isso me atende.
    Parabéns aos profissionais que nos preparam para o que realmente o mercado pede.

  5. Bom, como se fala muito na mudança em comunicação, isto é um dos princípios. Acredito que haverá outras maneiras eficientes de usar Tryvertising, afinal imagine o investimento e o capital que as empresas terão de ter pra fazer ações como esta. Mas tá valendo, vamos ver como reage aqui no Brasil.

  6. Gostei porém acho um pouco elitizado pelo fato dos participantes terem de pagar pelo experimento. Deveria ser gratuito para que asssim as empresas tenham uma maior abrangência e conseguentemente uma resposta mais realística nas pesquisas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar

Conheça o 4work Coworking, espaço de Coworking em Vila Velha, ES

O 4work coworking é um espaço de coworking com duas unidades no bairro Praia da Costa em Vila Velha/ES, com salas compartilhadas e privativas

Como fechar seus primeiros clientes de Social Media em tempo recorde

Sim, é possível fechar seus primeiros clientes de Social Media em tempo recorde.

Nicho lucrativo para prestar serviços de Marketing Digital e Social Media

Sem dúvidas esse é um dos melhores nichos para prestar serviços de Social Media e Marketing Digital