Tenho um Twitter. Posso ser um Gerente de Mídias Sociais?

Esse artigo é direcionado a ajudar essa nova “safra” de publicitários que está chegando ao mercado. Um pessoal com muita vontade, que tem no seu DNA a Internet, que passa 8,10h por dia conectado mas que ainda não está preparado para entrar no mercado e ter uma responsabilidade de gerir uma marca nas Redes Sociais e vou explicar o porquê.

Eu vejo muito da culpa desse despreparo das próprias faculdades e universidades. Uma vez vi um vídeo no YouTube do Danilo Gentili (CQC) falando da faculdade que ele fez de comunicação. Danilo, fazendo uma brincadeira disse que ao perguntar ao seu professor quanto custava um comercial na TV o mesmo disse “Depende. Na TV Tupi uns 50 mil réis…” acho que as faculdades pararam no tempo igual à piada de Gentili.

Os alunos, tem entre 17 e 21 anos, apaixonados por Internet, passam 90% do seu tempo nas redes então porque as universidades não falam com eles sobre o poder da web para vendas! Me assustou recentemente conversando com uma estudante ela me dizer: “sim, eu estou nas Redes Sociais. Tenho perfil no Twitter, Facebook, Orkut e escrevo o dia todo lá”. A pergunta que eu fiz foi: “você já pensou em usar o seu Twitter para vender Coca-Cola?” E a resposta foi: “não, nunca tinha pensado nisso”.

Como uma pessoa quer gerir uma marca nas redes se não tem na mente o básico que é vender o produto pela rede!!! Claro, tem muito mais do que venda, mas esse é o princípio básico de uma ação na rede é gerar receita a marca, certo?

Outro dia uma pessoa me mandou um link do seu Twitter e Blog pedindo para eu analisar, para ver se ele estava preparado para concorrer uma vaga de assistente de mídias sociais de uma agência de médio porte. Li várias mensagens como “galera, tô no Mc. O que vocês sugerem para mim comer”, sim, MIM comer, ou “estou na casa da namo. Dá hora aqui”. Legal, a SUA Rede Social é sua e você posta o que deseja, mas o que tenho visto e ficado com certo medo é o quanto essas pessoas dizem conhecer e estar preparadas para gerir marcas nas Redes porque tem uma conta no Twitter ou porque sabem jogar Máfia Wars no Facebook.

Pessoal, vamos além disso!
Marcas de carros tem um pátio com 2 mil carros estocados esperando que o seu Tweet mova o consumidor até a concessionária mais próxima. A Coca-Cola tem 23 milhões de pessoas em seu Facebook não atoa. Não achem que qualquer marca será o Charlie Sheen que consegue 1,2 milhões de seguidores no Twitter em 2 dias.

Sem querer fazer muito jabá, mas já fazendo, a Pós de Marketing Digital da FIT (http://migre.me/WbY5) tem o objetivo de preparar esse pessoal para esse desafio. Como um tweet pode mover o consumidor até o ponto de venda ou mesmo até a loja virtual de uma marca?

Em resumo, pessoal, você que está começando na profissão e quer se dedicar as Redes Sociais estude, mas estude muito! Leia o André Telles, Martha Gabriel, Conrado Vaz, Claudio Torres, Julio Ribeiro, Philip Kotler. Aliás, devore as obras desses mestres. Estude muito, veja o que deu errado ou certo nas redes, estude muito e cheguem preparados as entrevistas.

Dizer “eu tenho Orkut e posso cuidar de uma marca nas redes” é MUITO PERIGOSO. Soube recentemente de um caso desses, uma pessoa que dizia saber tudo de Redes Sociais e na primeira semana fez tanta besteira que foi mandada embora porque 3 frases dela no Twitter da empresa quase causaram o famoso #fail, pois além da pessoa escrever como se estivesse escrevendo no seu Twitter quis parecer dona da verdade. Redes Sociais são RELACIONAMENTOS e isso só ocorre com respeito entre as partes e quando um fala o outro ouve, responde e vice-versa.

Compartilhe agora
divider-tags
Saiba mais sobre:

2 respostas

  1. Muito bom Felipe. Tem muita gente que se acha o Dr. das redes sociais, acha que sabe mais do que todo mundo, vejo esse post como um tapa de pelica em muitos 'profissionais" que estão entrando nesse mercado. Devemos publicar estes posts sempre para que pessoas despreparadas não acabem com esse caminho que surge como um grande potencial. Abraços

  2. Legal o post, mas vale uma correção no erro de digitação: o "nome" da faculdade é FIR e não "FIT", como tem no texto. E hoje em dia chamá-la de Estácio FIR fica mais atualizado! =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar

Conheça o 4work Coworking, espaço de Coworking em Vila Velha, ES

O 4work coworking é um espaço de coworking com duas unidades no bairro Praia da Costa em Vila Velha/ES, com salas compartilhadas e privativas

Como fechar seus primeiros clientes de Social Media em tempo recorde

Sim, é possível fechar seus primeiros clientes de Social Media em tempo recorde.

Nicho lucrativo para prestar serviços de Marketing Digital e Social Media

Sem dúvidas esse é um dos melhores nichos para prestar serviços de Social Media e Marketing Digital