Responsabilidade Social continua sendo bola da vez

Balanço social, venda da pizza, campanha do agasalho. Iniciativas que a maioria das organizações apóia e desenvolve sob o título de Ações de Responsabilidade Social. O ‘boom’ das mídias sociais encobriram um pouco o tema, mas sim, Responsabilidade Social ainda é a bola da vez.

 

Esse é um mercado delicado quando falamos e sua parceria com o segundo setor. As empresas querem investir no segmento com foco no negócio, no marketing, esquecendo-se que, muitas vezes a demanda não é essa. Grande erro de briefing.

Sim, a parceria entre segundo e terceiro setor é importante, desde que agregue mais que exposição da marca, mais que prêmios e troféus. Vemos grandes empresas realizarem gigantescas campanhas da sopa, direcionada ao inverno, por exemplo. Alguém lembra que moramos ‘num país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza’?

 Já que o marketing é o ponto de partida para ações socialmente responsáveis, nos atentemos à escolha do público-alvo de forma correta, façamos um planejamento de mídia levando em conta fatores internos e externos para que seja,os motivo de chacota no meio de quem, de fato, entende do assunto.

Falamos de desenvolvimento humano, de sustentabilidade, das 8 metas do milênio, ninguém e nenhuma entidade não governamental sobrevive de ações pontuais. O sabor é bom, mas acabar tudo em pizza, literalmente não é a solução.
Já dizia Karl Marx  “Não é a consciência do homem que lhe determina o ser, mas, ao contrário, o seu ser social que lhe determina a consciência.”

Compartilhe agora
divider-tags
Saiba mais sobre:

2 respostas

  1. Olá Julianna como vai?

    Desde já agradeço o feedback sobre o texto, opiniões diferentes são o que fazem a democracia de nosso país!

    Gostaria apenas de esclarecer que quando eu digo que o “marketing é o ponto de partida para ações socialmente responsáveis” é sob um ponto de vista focado e exclusivo de marketing e não do terceiro setor, mesmo porque além de jornalista de formação, assim como você, porém, atuando há mais de 10 anos na área, uma de minhas especializações é em Responsabilidade Social, entendo perfeitamente o contexto e as problemáticas do tema, leio muito sobre isso. Só não achei adequado num blog de marketing, dissertar uma tese sobre o terceiro setor . Foi apenas uma questão de adequar o texto ao público-alvo, entendo que, como editora do blog, seja essa minha função também.

    Aproveitando a oportunidade, dei uma lida no seu Blog e achei os textos bem interessantes, parabéns! Espero que, em outras oportunidades, possamos falar de forma mais aprofundada sobre sustentabilidade, um tema que, assim como o marketing, me apaixona.

    Um abraço carinhoso
    Juliane Belmont

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar

Conheça o 4work Coworking, espaço de Coworking em Vila Velha, ES

O 4work coworking é um espaço de coworking com duas unidades no bairro Praia da Costa em Vila Velha/ES, com salas compartilhadas e privativas

Como fechar seus primeiros clientes de Social Media em tempo recorde

Sim, é possível fechar seus primeiros clientes de Social Media em tempo recorde.

Nicho lucrativo para prestar serviços de Marketing Digital e Social Media

Sem dúvidas esse é um dos melhores nichos para prestar serviços de Social Media e Marketing Digital