Nunca o futebol mundial esteve tão agitado quanto no final desta temporada. A série de clássicos entre Real Madrid e Barcelona tem deixado os fãs de futebol vidrados a cada partida.
O primeiro confronto terminou empatado em 1×1 no Santiago Bernabéu. O segundo, final da Copa do Rei, o Real Madrid se sagrou campeão vencendo por 1×0, título que não vencia desde a temporada 92/93. Agora, a vaga na final do campeonato mais importante do mundo, a Champions League, será colocada à prova entre as duas equipes.
Mas a rivalidade não fica somente em campo, como mostram diversos relatórios com números extra-campo. Vou apresentar com números a rivalidade que vai além do campo:
Marketing: Dados levantados pela empresa de consultoria esportiva BDO RCS, o Real Madrid através de suas ações e patrocínios, gerou 145 milhões de euros em 2010, já o Barcelona 121 milhões de euros. Para as próximas temporadas, a disputa deve aumentar, já que o clube catalão pela primeira vez em sua história fechou patrocínio para sua camisa.
Direitos de Tv: Na temporada 2009/2010, a Liga Espanhola atingiu 602 milhões de euros com TV. Sozinhos, Real Madrid e Barça somaram 280 milhões deste total. Pela igualdade exigida em contrato, foram 140 milhões de euros para cada um.
Licenciamento: Pesquisa realizada pela SPORT + MARKT, mostrou que a liga espanhola é a que mais arrecada em merchandising e licenciamento. Ao todo, foram 190 milhões de euros conseguidos em licenciamento. Real Madrid foi o que mais arrecadou na Europa, seguido pelo rival Barcelona.
Salários: A Sporting Intelligence fez um levantamento sobre os melhores salários do esporte mundial. Ambos clubes espanhois são os que melhor pagam seus atletas. Desta vez, o Barcelona leva vantagem em relação ao rival. Em 2010, o clube catalão pagou, em média, 7.9 milhões de dólares a cada jogador, enquanto o Real Madrid, 7.4 milhões.
Receitas: O Real Madrid liderou o ranking europeu de receitas na temporada 2009/2010. O clube alcançou a marca de 438.6 milhões de euros, 37 milhões a mais que o ano anterior. O Barça é o segundo da lista, gerando 398 milhões de euros.
Valor de mercado: A revista Forbes divulgou recentemente o ranking das equipes mais valiosas do mundo. O Real aparece em segundo no ranking, perdendo apenas para o Manchester United, com valor 1.4 bilhão de dólares, valorizado em 10% em relação a última temporada. O Barcelona caiu para quinto lugar do ranking, desvalorizado em 2%, valendo 975 milhões de dólares.