Muito se fala em excelência no atendimento ao cliente, busca de uma maior satisfação de cliente, e as organizações devem estar atentas a isso, mas, e o cliente interno, que valor você atribui a ele?
Segundo Marchiori, “A busca da valorização dos funcionários e/ou colaboradores organizacionais deve ser entendida como estratégia básica dos empresários que desejam uma organização mais verdadeira. E é por meio da comunicação que uma organização pode, justamente, democratizar a informação, abrir canais de conversa com seus funcionários e líderes. Sem essa troca, a comunicação não existe”
Mesmo com todo o avanço tecnológico, os gestores devem ter uma atenção especial aos seus colaboradores. É fundamental que se conscientizem de que o capital humano é o patrimônio de suas empresas, que o ser humano é o principal canal dos acontecimentos. Trabalhar bem esse canal é o segredo de tudo, pois é a comunicação que nos torna seres sociais e, portanto, membros de uma “organização”, seja a sociedade, um grupo de amigos ou uma empresa.”
O endomarketing se mostra como uma ferramenta de auxílio na busca pela valorização das pessoas, pois visa consolidar a base cultural do comprometimento dos funcionários, além de reforçar a prática dos valores estabelecidos, criando canais adequados de comunicação interpessoal.
Toda ação de endomarketing deve preceder o marketing externo.
Para a criação de um processo de endomarketing, os colaboradores devem:
- Ser tratados como clientes e valorizados como pessoas;
- Estar envolvidos e comprometidos como os objetivos e as decisões da empresa.
A busca na excelência do atendimento ao cliente interno deve ser uma máxima das organizações que pretendem ter sucesso em suas ações e programas.
Pense nisso!
5 respostas
Mutio legal o texto!
Profissionais de todas as areas devem estar tento ao clinte, percebendo que para se atender alguem, e preciso antes s e entender e atender, percebendo que o ser humano e complexo e dotado de necessidades e motivacoes distintas.
Grande abraco!
Na minha visão, cliente é somente quem paga as contas da empresa.
O capital humano, ou colaboradores, faz parte de um time onde tarefas estão divididas baseadas em um objetivo cumum, atender bem os clientes de verdade.
Na minha ótica , é de extrema valia o investimento no cliente interno, pois um cliente interno satisfeito e motivado, desenvolve suas atividades com mais vigor e entusiasmo, conseguindo maximizar suas metas pessoais e gerais.
A empresa é feita de pessoas, sem elas a empresa não vale nada. O grande valor está nos colaboradores. Não adianta ter maquinários e tecnologia avançada, inovação parte de pessoas e não das máquinas.
Visar a satisfação do cliente interno, compromete 100 % na satisfação do cliente externo. Ação gera reação, portanto um colaborador satisfeito tentará melhorar as coisas, pode ter certeza… faça você também a diferença, afinal se vc não fizer, ninguém mais irá fazer por vc.