Quando uma empresa é voltada para o design

Uma empresa que se volta para o design se torna um ícone em seu segmento. Através de experiências emocionais positivas que elas proporcionam aos usuários de seus produtos, essas corporações têm intrínsecas a suas culturas o design.

Para atingir esse objetivo, a empresa deve ter percepção de seu posicionamento no mercado: onde está e aonde quer chegar? Através dessa percepção é possível planejar quais públicos vai atingir, como vai atingir, o que vai lançar, e por aí vai. É importante também compromisso para dar o salto, de uma empresa “comum” para uma totalmente focada no design e disposta a seguir esse propósito. A implementação de novas políticas, abordagens e também a admissão de novas pessoas são os primeiros passos das medidas que devem ser tomadas. Por último a vigilância, aonde uma empresa se mantém a par de tudo que acontece no mercado e extrai dele o máximo de informações sobre as necessidades do consumidor, o que ele tem de experiência e o que pode vir a ter.

Esses quatro tópicos são importantes de serem agregados no aspecto corporativo da empresa, ou seja, ações que refletem diretamente no posicionamento e na imagem que a empresa tem. Em relação às ações, sejam internas ou externas, quatro pontos já comprovados por empresas líderes e totalmente voltadas para o design, como Samsung e Apple, são importantes para construir esse conceito:

  • Ter um profissional de design como parte da alta gerência, assim os responsáveis pelo “DNA da empresa”. Conforme Jonathan Ive, vice-presidente sênior de design da Apple, é esse o aspecto que faz dela a empresa que é. É uma forma de fazer com que o design não apareça apenas dando “forma ao produto”, mas também seja usado como estratégia para a marca.
  • foco no design também deve estar presente nesse tipo de empresa. A disciplina não deve aparecer somente depois da concepção do projeto, mas também deve fazer parte da solução dos problemas que dão início ao projeto, para definir aspectos de usabilidade, agregar ideias para boas funções. Nas palavras de Steve Jobs, fazer produtos “que as pessoas amam”.
  • Assim como diz o próprio slogan da Apple, “pensar diferente”. Fornecer produtos com um design diferenciado que é capaz de se sobrepor às próprias funções é uma forma de se mostrar “voltado para o design”.
  • Por último, uma das principais formas que a metodologia de design apresenta para que problemas sejam resolvidos e melhorias que aconteçam é através da prototipagem. E ninguém melhor para “testar” os produtos de uma empresa do que o próprio público consumidor. Assim, lançar protótipos para o mercado é uma forma de se mostrar uma empresa atualizada, que se preocupa com a opinião do consumidor para vender um produto que traga experiências positivas somente.

É importante que as empresas estejam cientes de que ser voltado para o design não é apenas uma questão de produtos esteticamente bonitos, está muito mais relacionado ao comportamento e ao quanto a instituição é capaz / está disposta a promover experiências positivas para seu público consumidor. Uma empresa que se volta para o design tem uma equipe livre para projetar sem limitações por conta da fabricação.

Compartilhe agora
divider-tags
Saiba mais sobre:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar

Mentoria para donos de negócios locais, comércio e varejo

Mentoria de Marketing Digital e Vendas para donos de negócios locais e microempresas do comércio e varejo.

5 Estratégias de Marketing e Vendas para sua empresa ter sucesso em 2024

Confira esse artigo com 5 estratégias de Marketing e Vendas para sua empresa ter sucesso em 2024 e saiba como aplicá-las hoje mesmo.