Para encontrar novas respostas precisam fazer novas perguntas

Temas como inovação têm se popularizado, novos artigos e livros publicados a respeito, muita coisa está vindo para o mercado em formato de receitas para simplificar, facilitar a implantação em empresas.

Modelos de sucesso são vendidos para implantação em outras empresas que talvez nem sejam do ramo ou atendem a um público totalmente diferente e que esquecem de todo um contexto. É necessário ter muito cuidado com profissionais que vão de empresas em empresas oferecendo solucões para os negócios e só sabem regurgitar cases de empresas, muitas vezes mal analisando a empresa em que oferece a solução.

Estas famosas ‘receitas de bolo’ pouco são efetivas em outras empresas devido a uma série de situações, como por exemplo, muitas não são nem daqui do Brasil, possuindo um público com hábitos de consumo totalmente diferentes.

Há também questões que certas ações garantem o seu êxito por fazerem parte de todo um processo, ou seja, simplesmente pegar uma característica como uma ação direto no ponto de vendas pode prejudicar mais ainda, pois há um conjuto no processo que beneficia esta ação.

Por isso que a análise do negócio é essencial para definir uma Estratégia de Marketing, como estudar o público, talvez fazer até mesmo uma pesquisa, fazer uma análise do microambiente e macroambiente, e assim verificar quais ações terão os melhores efeitos na campanha. Falta um pouco de maturidade e principalmente de criatividade no mercado. Não existe um passo-a-passo que garanta sucesso, existe campanhas pontuais, com ações pontuais, em tempos também pontuais.

É necessário realizar um Plano de Marketing para saber se as ações serão satisfatórias, atenderão os clientes e trarão retorno para empresa. Muitas empresas por ingenuidade, buscando o caminho mais fácil ou rápido, talvez também por economia, preferem optar por comprar receitas prontas, evitando pesquisa e planejamento, porém acabam não atingido o resultado esperado.

Quem escreve?

Plínio Reis – Profissional de Marketing, trabalha no Marketing do Sebrae/ES. Idealizador do blog Tecnocrata Digital. Idealizador do evento TwicontroES, encontro dos tuiteiros espirito-santense.Ama Marketing, atua na área de Marketing Digital e fissurado na Era Digital. Com experiência em agências, blogueiro desde 2008.

Compartilhe agora
divider-tags
Saiba mais sobre:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar

Conheça o 4work Coworking, espaço de Coworking em Vila Velha, ES

O 4work coworking é um espaço de coworking com duas unidades no bairro Praia da Costa em Vila Velha/ES, com salas compartilhadas e privativas

Como fechar seus primeiros clientes de Social Media em tempo recorde

Sim, é possível fechar seus primeiros clientes de Social Media em tempo recorde.

Nicho lucrativo para prestar serviços de Marketing Digital e Social Media

Sem dúvidas esse é um dos melhores nichos para prestar serviços de Social Media e Marketing Digital