Semanas atrás começamos com a série: O que os quadrinhos podem nos ensinar sobre BLOGS e mídias sociais – onde falamos sobre: Construção do Desejo e antecipação e a importância do Impacto visual. Esta semana falaremos sobre o Cross-selling e o Human Drama e qual a relação desses termos no envolvimento com blogs e mídias sociais.
Cross-selling – Os editores de quadrinhos são experts em cross-selling. Não é apenas nas lojas de quadrinhos ou em tiras cheias de anúncios mas, no conteúdo em si. Uma coisa que muitas pessoas percebem conforme vão ficando mais envolvidas na leitura é que comprar apenas um exemplar da série não é o suficiente para entender a história inteira. Primeiramente porque existe uma história que já vem há anos atrás. Pode-se perceber isso em piadas, tirinhas e citações, por exemplo “Veja em O Quarteto Fantástico #517”.
Esta chamada é forte demais para muitos dos fãs descobrirem novos personagens, série, artistas e por aí vai, mas para o real colecionador, nunca se chega em uma conclusão, um ponto final.
Lição: Quando outro trecho de um conteúdo ou de seu produto é relevante, mencione-o. Busque adicionar e criar um conteúdo mais relevante quando a demanda está em alta. Tente perceber o que as pessoas estão a esperar e as entregue. Crie um ENVOLVIMENTO quando o consumidor puder descobrir um verdadeiro achado em seu blog.
Drama – As histórias contadas nos quadrinhos nunca permanecem intactas, e enquanto muitas partes da trama é crua (pessoas brigando ou tentando armar briga) eles ainda assim têm o poder de movê-lo. Nos sentimos envolvidos, queremos saber o que acontece por que nos preocupamos. Apesar de estar baseada em ficção científica ou fantasia, o drama é muito mais importante quando se comparado às condições humanas. Peter Parker era um adolescente que saía da escola transtornado e que, sim, foi picado por uma aranha mas também tinha problemas com relacionamento, questões sobre sua carreira e passado sofrível. Hulk é profundamente sozinho, carente. E por aí vai… A web hoje em dia é mais SOCIAL e está muito mais relacionada a redes sociais (pessoas na web). Pessoas se engajam com campanhas, se conectam com a pessoa por trás da MARCA. Isso é especialmente importante se você é uma pessoa que não gosta de mostrar uma foto em seu perfil pessoal no twitter por exemplo, o interesse humano pela história é a chave para manter suas conexões com outras pessoas do seu público.
Lição: Traga vida aos seus conteúdos, mostre fatores humanos, conexões em níveis pessoais. Muitas das vezes o drama é algo que muitas pessoas de negócios mantêm distãncia. Parece que ligamos drama a instabilidade emocional mas as pessoas querem e gostam de drama quando colocado no lugar certo. Pode ser que drama não seja sua praia, mas o ponto que queremos abordar é como descobrir formas de levantar a relevância do seu conteúdo, desde adicionando uma simples piada com um surpreendente soco no fim da estória até um fim mais colorido, vivo e que traga uma continuação mais confrontante.
Fonte: Chirg.com The Business of Blogging and New Media
Curioso para as próximas dicas? fique ligado na hashtag #omelhordomkt que daremos pistas por lá. Participe enviando sugestões de como os quadrinhos podem nos ajudar na construção e envolvimento de matérias para o blog e também em ações de Social Media.
4 respostas
Muito boas as analogias. Exemplifica os conceitos e os traz para outra visão de mundo. Parabéns pelo blog, tenho acompanhado o mesmo com frequência.
Abraços
http://contextoweb.wordpress.com
Olá Maria, obrigado pelo seu feedback em relação ao blog e ao Post do Celso, saiba que para nós é sempre muito importante os comentários para que nossa equipe editorial possa sempre buscar novos conteúdos.
Abraços
Oi Maria Fernanda, obrigado pelo comentário. Que bom que está gostando das dicas da série #COMICS. Para a próxima semana, falaremos sobre Longevidade (séries de quadrinhos que permanecem por anos) e Foco no Consumidor. O que será que estas duas questões podem agregar ao dia-a-dia do profissional de marketing?
Continue acompanhando o blog e siga nosso perfil no twitter @omelhordomkt @cecestaro. Obrigado pelo apoio Andre!
Estamos ansiosos para as próximas dicas Celso. Todo blogueiro deveria ler esta série.
Abraços