Ao tomar a decisão em investir em marketing digital para a minha empresa, qual deve ser o primeiro passo para que o investimento seja um sucesso? Devo me direcionar apenas pelo que os meus concorrentes estão fazendo?
As perguntas acima são bem comuns em minhas palestras e treinamentos, principalmente quando o público é composto por pequenos empresários e empreendedores. Começar um pequeno negócio não é uma decisão fácil, exige planejamento e algumas outras características. Investir em marketing digital TAMBÉM é uma decisão que exige planejamento. O primeiro passo que executamos para todos os clientes do Melhor do Marketing é o Diagnóstico Social.
O diagnóstico social consiste no mapeamento de informações estratégicas sobre sua marca e/ou mercado de atuação dentro do ambiente online. É a primeira e mais importante etapa na construção do planejamento digital de uma marca. Através dele nós podemos criar indicadores, metas e objetivos a serem conquistados a curto, médio e longo prazo.
O Diagnóstico Social faz parte da metodologia criada por nós em 2011, o CRM Digital. Ano a ano a metodologia passa por adaptações, justamente pelas diversas mudanças que o cenário de marketing digital vem sofrendo. Centenas de empresas e milhares de profissionais espalhados por todo Brasil já receberam o treinamento e estão utilizando a metodologia para construir novos e melhores resultados para suas empresas no ambiente online.
Separei 3 bons motivos para você que ainda não está convencido de que o Diagnóstico Social é o primeiro e mais importante passo na construção do planejamento digital da sua empresa:
1 – Você deseja gastar ou investir o seu dinheiro em marketing digital?
Essa é uma pergunta idiota, mas se você NÃO realizar o Diagnóstico Social, é muito provável que você esteja apenas gastando o seu dinheiro. Conheça o mercado em que você está entrando. Saiba seus números e indicadores. Identifique as principais potencialidades e descubra como seus concorrentes estão posicionados.
2 – Você ainda não entrou nas redes sociais, mas seus clientes já estão falando sobre a sua marca?
Duvida? Experimente digitar o nome da sua empresa no Google ou fazer uma breve pesquisa no Twitter, Facebook ou em blogs especializados. Não se assuste caso encontre coisas bem interessantes sobre a sua empresa, ditas pelo seu público-alvo.
Entrar ou não nas mídias sociais, não é mais uma escolha do dono da empresa. Me desculpe caso você ainda pensava de maneira diferente. É justamente por isso que devemos diagnosticar a nossa marca e sinalizar os principais pontos a serem trabalhados. Como está a atual taxa de rejeição do seu site? Qual é a percepção do seu cliente em relação ao atendimento pelo Facebook? Esses são apenas exemplos simples, mas que você deve se importar e que o Diagnóstico irá mostrar.
3 – Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve!
Através de um bom diagnóstico, você terá uma visão clara do mercado que deseja atuar e para onde quer ir. Identificará seu público-alvo, poderá criar metas e objetivos a serem conquistados no curto, médio e longo prazo.
2 respostas
Oi André!
Mais um ótimo ponto de reflexão levantado!
Com certeza, tudo começa com o diagnostico social… Confesso que já fazia isso, mas não sabia que o nome era esse 😀
Temos que desempenhar o importante papel de esclarecer para o cliente que marketing digital não se resume a curtidas na fã page dele… E essa pesquisa para mostrar outros canais e como os concorrentes estão posicionados é uma excelente dica.
Abraços,
Pri
Estou a pouco tempo no ramo do marketing digital e também acompanhando seu trabalho, confesso que é o que eu quero para meu futuro, me tornar um consultor digital que seja referência no mercado.