O que é diagnóstico social e por que você deve fazer para a sua empresa?

Ao tomar a decisão em investir em marketing digital para a minha empresa, qual deve ser o primeiro passo para que o investimento seja um sucesso? Devo me direcionar apenas pelo que os meus concorrentes estão fazendo?

As perguntas acima são bem comuns em minhas palestras e treinamentos, principalmente quando o público é composto por pequenos empresários e empreendedores. Começar um pequeno negócio não é uma decisão fácil, exige planejamento e algumas outras características. Investir em marketing digital TAMBÉM é uma decisão que exige planejamento. O primeiro passo que executamos para todos os clientes do Melhor do Marketing é o Diagnóstico Social.

O diagnóstico social consiste no mapeamento de informações estratégicas sobre sua marca e/ou mercado de atuação dentro do ambiente online. É a primeira e mais importante etapa na construção do planejamento digital de uma marca. Através dele nós podemos criar indicadores, metas e objetivos a serem conquistados a curto, médio e longo prazo.

O Diagnóstico Social faz parte da metodologia criada por nós em 2011, o CRM Digital. Ano a ano a metodologia passa por adaptações, justamente pelas diversas mudanças que o cenário de marketing digital vem sofrendo. Centenas de empresas e milhares de profissionais espalhados por todo Brasil já receberam o treinamento e estão utilizando a metodologia para construir novos e melhores resultados para suas empresas no ambiente online.

Separei 3 bons motivos para você que ainda não está convencido de que o Diagnóstico Social é o primeiro e mais importante passo na construção do planejamento digital da sua empresa:

1 – Você deseja gastar ou investir o seu dinheiro em marketing digital?

Essa é uma pergunta idiota, mas se você NÃO realizar o Diagnóstico Social, é muito provável que você esteja apenas gastando o seu dinheiro. Conheça o mercado em que você está entrando. Saiba seus números e indicadores. Identifique as principais potencialidades e descubra como seus concorrentes estão posicionados.

rasgar-dinheiro-diagnostico-social

2 – Você ainda não entrou nas redes sociais, mas seus clientes já estão falando sobre a sua marca?

Duvida? Experimente digitar o nome da sua empresa no Google ou fazer uma breve pesquisa no Twitter, Facebook ou em blogs especializados. Não se assuste caso encontre coisas bem interessantes sobre a sua empresa, ditas pelo seu público-alvo.

Entrar ou não nas mídias sociais, não é mais uma escolha do dono da empresa. Me desculpe caso você ainda pensava de maneira diferente. É justamente por isso que devemos diagnosticar a nossa marca e sinalizar os principais pontos a serem trabalhados. Como está a atual taxa de rejeição do seu site? Qual é a percepção do seu cliente em relação ao atendimento pelo Facebook? Esses são apenas exemplos simples, mas que você deve se importar e que o Diagnóstico irá mostrar.

3 – Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve!

Através de um bom diagnóstico, você terá uma visão clara do mercado que deseja atuar e para onde quer ir. Identificará seu público-alvo, poderá criar metas e objetivos a serem conquistados no curto, médio e longo prazo.

 

social-media-maps

 

Compartilhe agora
divider-tags
Saiba mais sobre:

2 respostas

  1. Oi André!

    Mais um ótimo ponto de reflexão levantado!

    Com certeza, tudo começa com o diagnostico social… Confesso que já fazia isso, mas não sabia que o nome era esse 😀

    Temos que desempenhar o importante papel de esclarecer para o cliente que marketing digital não se resume a curtidas na fã page dele… E essa pesquisa para mostrar outros canais e como os concorrentes estão posicionados é uma excelente dica.

    Abraços,

    Pri

  2. Estou a pouco tempo no ramo do marketing digital e também acompanhando seu trabalho, confesso que é o que eu quero para meu futuro, me tornar um consultor digital que seja referência no mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar

4 coisas com que todo pequeno negócio deveria se preocupar

Veja como todo pequeno negócio deve se comportar em relação ao seu Marketing

Os benefícios ao contratar uma Consultoria de Marketing Digital

O objetivo de uma Consultoria de Marketing Digital é auxiliar diferentes tipos de negócios e empresas na internet e nas redes sociais.

Consultoria de Marketing Digital para pequenas empresas

Saiba como funciona a Consultoria de Marketing Digital para pequenas empresas e como ela pode te ajudar na criação de estratégias e ações.