Você decidiu investir em marketing digital, mas optou por deixar de lado o Twitter em suas ações de relacionamento com o público-alvo? Muitas marcas concentram sua verba somente para campanhas no Facebook. Além de esquecerem ou não darem a devida importância para o Twitter, também deixam de lado redes sociais como: Instagram, Pinterest, Linkedin e as próprias redes sociais de nicho. Evidente que cada caso é um caso e exige um diagnóstico inicial.
Ao visitar um possível cliente, sempre escuto a seguinte afirmação: “Não acho que meu público está no Twitter, sendo assim, não devemos disponibilizar recursos para trabalhar o mesmo. Concorda, Damasceno?”
É nessa hora que devemos ser estratégicos. Não podem existir “achismos” ou qualquer coisa do tipo. Reunir informações estratégicas sobre determinada rede social online é fundamental. Ajuda na defesa e na construção da proposta.
Sendo assim, preparei 6 dicas para você utilizar o Twitter de maneira estratégica:
Crie listas
As listas funcionam tanto para você monitorar os concorrentes ou o seu público-alvo. Além disso, as listas também são fundamentais no monitoramento de oportunidades.
Crie periodicidade de postagens
Sabe aquela marca que você tanto ama? Veja se a mesma tem Twitter e verifique se há uma periodicidade nas publicações. Não é muito difícil localizar marcas que tuítam uma vez por dia ou até menos. Com essa periodicidade precária, dificilmente você terá resultados tangíveis.
Utilize as hashtags, mas crie 3 ou 4 exclusivas e que represente a sua marca
As hashtags possuem grande importância no Twitter, mas a minha principal dica é que você crie 3 ou 4 que possam representar muito bem a sua marca. Não é uma tarefa fácil, mas os resultados serão bem satisfatórios, principalmente se houver uma periodicidade.
Logo que criamos a conta do @omelhordomkt, em 2008, criamos também a hashtag #ilovemkt. Foi uma experiência bem bacana e gerou algo bem positivo para a marca. Também criamos a #sushilover e #deliciasbanzai para o nosso cliente, o Restaurante Banzai.
Personalize o conteúdo de acordo com o seu público-alvo
Esqueça as respostas prontas e automáticas. Elas espantam seus clientes e geram baixa interação. Personalize o conteúdo e a maneira de responder. Invista no diálogo e na conversa bem humorada.
Quer exemplos bacanas de como essa interação tem funcionado muito bem para as marcas que investem nesse formato? Clique aqui e aqui
Que tal explorar o “RT” em perfis estratégicos?
Quer se aproximar de um determinado perfil/usuário, mas não sabe como fazer? Experimente dar RT’s estratégicos durante o dia no que a pessoa/marca fala. Além disso, você também pode tuitar e mencionar o mesmo, dizendo que o post foi criado pensando nela. Se você não experimentar, jamais saberá o que dará certo ou errado. Arrisque algumas vezes, faz um bem danado.
Personalize algumas URL’s
Para o nosso mais novo cliente, a Inocoopes, nós iniciamos toda a personalização das URL’s, mas somente aquelas que levam para o site da empresa. Isso não era uma prática comum para o cliente. Com um pouco de criatividade, nossa equipe deu início as publicações seguindo esse conceito.
Porém, essa estratégia não é nova aqui para nós. Utilizamos para todos os nossos clientes.
Gostou das dicas? Caso você tenha mais alguma fique à vontade para sugerir nos comentários ou enviar para o nosso twitter @omelhordomkt.
————
Aproveite e leia também: