Antes de definir o que é benchmarking digital a pergunta que quero deixar para você é: Como você lida com os concorrentes no dia a dia? Alguns “gurus” avaliam que em muitos casos não existe necessidade de se monitorar seus concorrentes. Na minha opinião isso é maior balela que se possa imaginar e esses gurus querem chamar atenção.
Certa vez ouvi em uma palestra a seguinte expressão: “Meus clientes são globais, assim como meus concorrentes”. Monitorar seus concorrentes não pode ser tarefa de qualquer um. Você precisa interpretar as informações e saber exatamente o que cada uma quer dizer. Isso é inteligência de mercado.
Minha empresa é pequena e tenho poucos funcionários e cliente. Eu preciso fazer o benchmarking para ela? É claro! Não importa o tamanho e nem a quantidade de clientes que você atenda. Você vai querer ser pequeno para sempre??!!
Existem empresas centradas no cliente e outras no concorrente. Não existe certo ou errado, mas deve haver um equilíbrio entre esses dois elementos. Provavelmente sua equipe de marketing até monitora os concorrentes, mas talvez não pontue os indicadores principais e não utiliza os dados a seu favor.
Algumas empresas têm se preocupado em desenvolver um benchmarking digital. Estratégia fundamental que faz parte do modelo desenvolvido por nós. Listei alguns objetivos abaixo:
- Analisar
- Interpretar
- Avaliar
- Mensurar
Como os concorrentes estão posicionados?
Quais são as redes sociais online que seu concorrente trabalha? Ele tem site, blog ou um espaço corporativo no ambiente online? Seu posicionamento é estratégico e faz parte de uma ação planejada de marketing?
Ele está no Facebook e Instagram ou também utiliza o Pinterest? Nessa primeira etapa você irá apenas responder em quais redes sociais ele tem participação e ponto.
Em qual (is) canal (is) gastam mais energia?
Maior parte do seu esforço é destinado para o Facebook e Twitter, sabemos também que esporadicamente o mesmo publica textos em seu blog e que raramente atualiza sua página company no linkedin com ofertas de trabalho. Observou como temos indicadores BÁSICOS, porém importantes nesse tópico? Desprender energia em uma rede social requer planejamento. Aquela velha máxima: Tempo é dinheiro. Se você mensurar e avaliar o motivo do seu concorrente passar boa parte do tempo no Facebook, poderá responder perguntas comuns.
Como se relacionam e geram conversações?
Uma coisa é ter perfil em uma rede social online, outra é converter os fãs e seguidores em resultados tangíveis por meio de conversas e relacionamentos diários. Sabe aquela discussão ou enquete diária que seu concorrente vive postando? Pois é, isso é uma estratégia de relacionamento. Essas estratégias devem ser integradas com a sua curadoria de conteúdo.
Quais são os resultados obtidos?
Vejo muitas empresas postando 5 a 6 coisas diariamente no FB e mais um montão no twitter. Quantidade não quer dizer qualidade. Um post bem feito pode se tornar algo muito rico e fodástico para a sua marca. Um exemplo claro é observar as curtidas, comentários e compartilhamentos nos posts do seu concorrente. É simples, porém totalmente estratégico.
Parece tudo muito simples, certo? Agora que tal a prática?
No facebook
Crie listas de interesse e add a página fã dos seus concorrentes.
Você também pode utilizar o Agorapulse, ferramenta de gerenciamento de social media que nós do Melhor do Marketing utilizamos aqui dentro.
No twitter
Escolha entre pública ou privada, crie um nome e uma descrição. Após isso você só precisa add o @ dos seus concorrentes.