Não importa sua profissão. O Marketing digital é para você!

Você pode ser médico, advogado, engenheiro, astronauta. Pode ser atleta, professor ou até feirante. O Marketing Digital é uma realidade em todas as áreas! E, se você ainda acha que não precisa dele, ou sai por aí falando que não têm concorrentes e por isso não vê necessidade, ou acha que isso é coisa de sobrinho: acorda e olha pela janela. O mundo mudou, meu amigo.

Não importa sua profissão. Não mesmo. O conceito e as possibilidades geradas por essa ferramenta, movimentam a economia mundial de forma nunca antes vista e influencia consumidores de maneiras inimagináveis. O Marketing Digital é para você.

Pensa comigo: você se relaciona com seu “cliente” quantas horas por dia? Em quais momentos? Dá pra melhorar? Como?

Quero dar um exemplo que temos acompanhado de perto nos últimos meses. Os profissionais de RH. Se você se encaixa nesse nicho, faça algumas perguntas à você mesmo:

  1. Se você recruta profissionais, por onde você capta talentos? O Linkedin faz parte da sua busca?
  2. Você faz um DIGANÓSTICO SOCIAL dos candidatos?
  3. Ah, então você é responsável pelo RH da empresa? Como é o seu relacionamento digital com os funcionários? Você monitora comportamentos inadequados que podem ferir a imagem da empresa?

Esses são apenas alguns dos questionamentos que você deveria fazer.

Quer um outro exemplo? E que tal o feirante que citamos logo acima?

  1. Sua barraca é um sucesso? Tem várias chamadinhas engraçadas para o pessoal que está passando né? Super legal. Seus produtos são de qualidade? Ótimo.
  2. Já imaginou o que o Instagram poderia fazer pelo seu negócio? E o Youtube? Quem sabe até um “blog do produtor”! Não esqueça do Foursquare e do Google Places.

Não importa a profissão. Existe um canal de comunicação online com os públicos que você se relaciona.

Quero te dar 4 dicas vitais:

1. Defina claramente qual é o seu produto/serviço:

Pode ser até um consultório médico, veterinário, que seja. Você está vendendo um produto ou serviço. Tenha em mente o que exatamente você se propõe a entregar ao seu cliente, ou mesmo paciente. Ele pode não voltar à procurá-lo, caso a oferta no mercado fora dali seja mais atrativa.

2. Saiba exatamente quem é o seu público:

Se você engarrafa e vende água mineral, o maior erro que você pode cometer, é dizer que seu público são todas as pessoas que bebem água. Defina e classifique seu público. Na hora de investir em marketing, isso fará com que o seu investimento seja mais assertivo.

3. Aprimore todos os dias o seu relacionamento com o cliente:

O cliente compra o seu produto uma vez pela qualidade, mas ele volta a comprar pelo atendimento. Crie um relacionamento com ele não apenas cara a cara, mas faça com que ele queira ler o que você escreve. Então, escreva com o coração! O conteúdo dos seus canais online são o centro desse negócio.

4. Agregue valor ao seu produto/serviço:

Uma vez um amigo garçom me ensinou a melhor lição sobre entrega de valor à um certo cliente. Quando ele lhe servia whisky, sempre era questionado por não dar o famoso “chorinho” na dose. Era rígido quanto a isso. Mas após 2 ou 3 doses, ele lhe levava uma dose grátis ao final da noite. Nada mais era do que a soma dos chorinhos, em uma roupagem muito melhor. Isso é fidelizar o cliente, através da entrega de valor. Isso é marketing.

E o markerting DIGITAL?

Marketing Digital são todos esses conceitos, somados à tecnologia. Então, entenda-a, seja curioso e descubra as infinitas possibilidades.

 

Rafael Motta é publicitário, consultor de marketing e Diretor de Projetos no ‘O Melhor do Marketing’.

Escreve com o coração e conta histórias por profissão.

 

———–

Gostou do post? Receba dicas exclusivas de Marketing Digital e Mídias Sociais através da nossa página fã. Você também pode baixar com exclusividade o Caderno de Ferramentas para Social Media.

Compartilhe agora
divider-tags
Saiba mais sobre:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar

Conheça o 4work Coworking, espaço de Coworking em Vila Velha, ES

O 4work coworking é um espaço de coworking com duas unidades no bairro Praia da Costa em Vila Velha/ES, com salas compartilhadas e privativas

Como fechar seus primeiros clientes de Social Media em tempo recorde

Sim, é possível fechar seus primeiros clientes de Social Media em tempo recorde.

Nicho lucrativo para prestar serviços de Marketing Digital e Social Media

Sem dúvidas esse é um dos melhores nichos para prestar serviços de Social Media e Marketing Digital